A massa de páprica é uma opção nutritiva, colorida e com muitas possibilidades para uso!
A páprica é um tempero ainda não muito utilizado pelos brasileiros, trata-se de pimentão vermelho em pó e pode ser encontrado em diferentes versões: Defumada, apimentada e simples (também chamada de páprica doce). A que iremos utilizar para fazer a nossa massa de páprica é a doce.
A páprica é um ótimo tempero para colorir a comida, em sua versão simples o sabor é suave e o vermelho é intenso!
Com essa massa de páprica é possível fazer inúmeros pratos, desde macarrão até lasanha, ravióli, rondelli… Ela é multi-uso.
Prepare-se para ter uma massa alaranjada incrível e com um gostinho suave desse tempero, que combinará com inúmeros molhos e recheios!
Para fazer lasanha com a massa de páprica experimente usar o Molho à bolonhesa de proteína vegetal , ou quem sabe o pesto de taoiba para um maravilhoso rondelli ou ainda quem sabe um refogado de nabo japonês para rechear um ravióli com essa massa?!
Combine sabores, texturas e abuse da cor dessa massa que é um incrível!
Ingredientes
- 1 xícara de páprica doce
- 2 Xícaras de água
- 2 Colheres de sopa de óleo
- 1 Colher de chá de sal
- 5 e 1/2 Xícaras de farinha de trigo e o quanto baste para a bancada.
Modo de Preparo da Massa de Páprica
Em uma bacia coloque a páprica, o sal, a água e o óleo, misture bem.
Agora vá peneirando aos poucos a farinha de trigo, misturando com a ajuda de uma colher de pau, faça isso com 3 Xícaras de farinha de trigo, em seguida enfarinhe uma bancada e coloque a massa nela.
Com a massa na bancada vá sovando e peneirando farinha aos poucos, até obter uma massa que não grude nas mãos e que seja firme.
Enrole a sua massa em um plástico filme e deixe-a descansando por pelo menos 10 minutos, esse tempo é importante para ativar melhor o glúten.
Se você vai fazer massa de lasanha então você pode deixar a sua massa com um pouco menos de farinha, já para passar na máquina de macarrão é necessário que ela esteja bem firme.
Para quem não tem a máquina de fazer massas vou deixar aqui um vídeo onde ensino a fazer massa fresca, a abrir e cortar o macarrão sem a máquina, o vídeo estará no final dessa postagem, faça a massa de páprica e utilize a mesma técnica que mostro no vídeo para abrir e cortar.
Lembre-se que você deverá sempre manter a sua massa enfarinhada, bem como a sua bancada de trabalho.
Para abrir a massa, seja na máquina ou com o rolo é necessário cortar a massa em pedaços menores para facilitar o trabalho.
Para lasanha deixe a massa fina e assim você não precisará cozinhar antes de montar, para macarrão o ideal é não deixar muito fina.
Quando abrimos com o rolo as vezes temos dificuldade pois a massa é elástica, para resolver esse problema é importante passar sempre farinha na massa na parte de cima , que está em contato com o rolo e na parte de baixo, que estará em contato com a bancada.
Depois de abrir corte a massa como desejar, enquanto estiver cortando a massa deixe as outras já cortadas em uma superfície enfarinhada.
Caso queira guardar a massa já cortada para fazer no outro dia a dica de ouro é usar um pouco de fubá para polvilhar sobre a massa para que ela seque e não grude, isso funciona muito bem com o macarrão.
Caso queira abrir e cortar a massa em outro dia envolva a massa em um plastico filme e guarde-a na geladeira por até 3 dias.
Guarde a sua massa cortada em local bem arejado para que seque.
Se na hora de cortar a massa no cilindro ela estiver grudando e você não conseguir separa o macarrão é sinal de que você deve colocar mais farinha, amasse novamente e acrescente a farinha para então passar novamente pelo cilindro.
Para o Cozimento da Massa de Páprica
Para as versões de macarrão ou ravióli essa massa deve ser posta em água fervente, com um pouco de óleo e sal para cozinhar por aproximadamente 3 minutos.
Em seguida é só escorrer a água e se desejar refogue com o molho ou no alho e óleo.
Para lasanhas o tempo de forno é de aproximadamente meia hora, mas esse tempo pode variar se você deixar a massa muito grossa ou muito fina. Lembre-se que quanto mais fina a massa mais rápido ela cozinha e meia hora é o tempo de uma massa em uma espessura tradicional.