Seitan caseiro

Essa receita de seitan caseiro é uma opção incrivelmente versátil e muito mais barata para se fazer em casa do que comprar pronto, pois além de não ser algo fácil de ser encontrado para a venda o processo de produção do seitan é trabalhoso e demorado, o que o torna caro para o consumidor final.

Seitan é a carne de glúten, e antes que alguém pergunte: Glúten é um composto de proteína, ele faz mal para pessoas que tem a doença celíaca, que é a alergia ao glúten. E para todas as outras pessoas que não são celíacas o glúten só fara mal (assim como todos os outros alimentos) se for consumido em excesso e sem moderação.

O seitan caseiro é uma opção que permite inúmeras possibilidades de receitas, o seu processo de produção é demorado mas não requer atenção plena na maior parte do tempo… Ele pode ser congelado e isso faz com que valha muito a pena fazer o seitan caseiro e deixar ele de reserva para usar ao longo do mês.

Vamos aprender a fazer o próprio seitan?!

Ingredientes

Para fazer 300g de seitan você vai precisar de:

  • 1kg de farinha de trigo (tem que ser a farinha de trigo refinada)
  • 3 e 1/2 Copos de água

Modo de preparo

Comece peneirando toda a farinha de trigo numa bacia grande, adicione 3 xícaras de água e agora vamos ativar o glúten da massa sovando entre 5 a 10 minutos, se precisar adicione até mais meia xícara de água para ajudar na sova.

A parte da sova é muito importante, a massa fica grudenta na mão mas depois de sovar por um tempo ela começa a desgrudar, então aproveite esse momento pra exercitar bem os braços!

Assim que conseguir uma massa mais homogênea, mesmo que não desgrude totalmente da sua mão depois de aproximadamente 10 minutos de sova, é hora de fazer uma grande bola e deixá-la coberta por água.

Misture os ingredientes e sove por 10 minutos

A massa do nosso seitan caseiro vai precisar ficar pelo menos 8 horas coberta por água para só depois ser manipulada novamente, então, mantenha a bacia com a massa e a água coberta também por um pano de prato limpo para que não caia nenhum inseto, pelo ou poeira.

Deixe a massa numa bacia coberta com água por 8 horas.

Depois de 8 horas de molho é hora de lavar a massa, para isso leve a massa ainda na bacia para dentro da cuba da pia, ligue a torneira e vá deixando cair água sobre a massa enquanto você aperta.

Você vai perceber que a água sai branca da massa e isso indica que você deve continuar lavando até que a água saia bem limpa, Sua massa irá diminuir muito de tamanho, mas é exatamente nesse processo que estamos isolando o glúten do amido, não se assuste porque a massa irá reduzir mais de 2 terços do tamanho inicial e vai bastante água nessa etapa.

Você vai demorar uns 10 minutos lavando a massa, tenha paciência pois estamos quase terminando!

Lave a massa até que a água saia limpa.

Depois que a água estiver saindo bem limpa da lavagem da massa você já tem um seitan caseiro em suas mãos, mas ele ainda estará com muita água, então aperte bem a massa e deixe-a descansando em uma peneira ou escorredor por mais meia hora.

Depois você pode cortar os pedaços do modo como deseja cozinhar, pode ser em rodelas para hambúrguer, pedaços grandes para bifes, pequenos para estrogonofe ou ensopados… Ou deixar inteiro para fazer no forno ou panela de pressão!

O importante aqui é saber que você vai precisar cozinhar o seitan por pelo menos 40 minutos em panela normal ou 20 em panela de pressão, tudo isso com um molho muito saboroso feito por você para que o sabor do molho entre no seitan caseiro e deixe-o saboroso. Caso queira fazer no forno é recomendado que primeiro você o cozinhe numa panela (ou no vapor) e só depois leve ao forno com um molho saboroso.

Caso não queira fazer na hora você pode congelar os pedaços já cortados.

Escorra bem a água e finalize o preparo como desejar.

Dicas para o Preparo

Para fazer um seitan caseiro incrível você deve cozinhá-lo com um líquido saboroso e para isso indico o uso de shoyu, molho de tomate e de todos os temperos em pó que você gosta!

A textura do seitan pode alterar conforme o preparo que você fizer, se cozinhar em muito líquido ele fica mais macio, se cozinhar e levar ao forno ele fica mais consistente, e você ainda pode cozinhar acrescentando água aos poucos e adicionando um tipo de óleo vegetal o que vai deixá-lo mais suculento e com uma textura intermediária.

Aquele antigo e bom refogado de alho e cebola também podem turbinar o sabor do seitan, molhos fortes podem ser uma jogada de mestre como ketchup, mostarda e barbecue, só não exagere.

O segredo é ousar nos temperos e soltar a imaginação para fazer receitas inspiradas e cheias de sabor e amor.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site