Leite de alpiste

Procurando por novos sabores de leites vegetais descobri o leite de alpiste, resolvi experimentar pois além de ser um leite vegano parece ter inúmeros benefícios para a saúde… Como toda nova descoberta envolve pessoas que são a favor, e dizem que ele é realmente muito bom pra saúde de diabéticos, hipertensos, obesos… há também os que dizem que nada disso é comprovado cientificamente, porém, há muitos relatos de pessoas que ao começarem a tomar o leite de alpiste sentiram uma grande diferença… Como não custa nada tentar, e cá pra nós, só de ser um leite vegano já vale a pena experimentar…

Essa é a receita que encontrei em diversos sites da internet, deixo claro que achei ralo, colocaria menos água na receita… mas como é a receita original e usada pela maioria dos sites estou postando aqui:

Ingredientes

10 Col. de sopa de alpiste
Água para deixar de molho
1 L de água para bater

Modo de preparo

Deixe o alpiste de molho, a água deve cobrir bem todos os grãos, por cerca de 8 a 12 horas para que se inicie a germinação.

Escorra a água e lave os grãos.

Coloque em um liquidificador e bata com 1L de água, bata bastante.

Passe por uma peneira.

Você verá que ainda restam alguns pontinhos marrons no leite, agora vem a última parte: Com a ajuda de um pano de prato limpo coe o leite.

Dicas importantes

O leite não deve ser fervido para não perder suas propriedades, não deve ser adoçado com açúcar refinado se o objetivo for perder peso, controlar a pressão arterial alta e diabetes…. Para estes casos recomenda-se tomar um copo de leite pela manhã ainda em jejum e um a noite antes de dormir.

Ele pode ser mantido dentro da geladeira por no máximo 2 dias, quanto mais tempo for armazenado menor o efeito ”enzimático” do leite, por isso, faça o suficiente para tomar em um dia, não deixe ficar muito tempo na geladeira.

Não se deve comer o resíduo que fica do leite, ele é rico em silício e é indigesto… jogue fora ou use para adubar sua horta caseira.

Caso você ache muito ralo e não curta o sabor, bata com uma fruta (a banana é uma ótima fruta, assim você terá uma vitamina riquíssima, que transborda saúde).

Artigos Relacionados

6 Comentários. Deixe novo

  • Márcio Rezende
    15 de outubro de 2015 14:17

    Boa tarde! Minha dúvida é a seguinte: Já ouvi dizer que este alpiste não é o mesmo usado no consumo das aves.
    A diferença seria por exemplo como do arroz integral e do arroz branco.
    É verdade?
    Grato
    Márcio Rezende

    Responder
    • Olá Marcio!

      Este alpiste é o mesmíssimo alpiste que as aves consomem… Não há qualquer diferença e ainda te digo mais uma coisa: Se você comprar em lojas de ração ou em um pacote para aves ainda pagará mais barato (muito mais barato) do que se comprar em embalagens para pessoas!

      O que se deve atentar é para o procedimento de preparo do leite, o resíduo de diversos leites vegetais podem ser aproveitados para outras receitas mas em especial o resíduo deste leite de alpiste NÃO deve ser consumido!

      Eu sempre que desejo utilizar o leite de alpiste compro o pacote para passarinhos no mercado… ele é barato e tem a mesma qualidade!

      Beijinhos libertários, Debbi Cruz

      Responder
  • Super interessante jamais imaginaria que alpiste daria leite. Vou esperimentar essa receita. Sou novata no mundo vegana. Tenho encontrado excelentes ideias. Gratidao

    Responder
    • Olá Ani!

      O leite de alpiste já teve seu auge nas academias também… Experimente e veja se você gosta, mas lembre sempre de descartar o resíduo do leite de alpiste (como disse na receita).

      Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz!

      Responder
  • Este leite de alpiste pode ser utilizado nas receitas que usam leite como ingrediente?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site