Recentemente ouvi falar da dieta da sopa do coração, mais especificamente a dieta da sopa que é servida no hospital do coração, INCOR, em São Paulo. Essa sopa do coração foi elaborada por alunos da USP, ela contém todos os nutrientes que a pessoa precisa consumir durante uma semana.
O que me chamou a atenção é que na maioria das receitas encontradas pela internet vemos ingredientes como ‘caldo de carne’, aqueles tabletes cheios de sódio e de química que sabidamente são prejudiciais a saúde.
Então resolvi fazer a sopa do coração em casa, com algumas alterações pequenas para torná-la ainda melhor e mais saborosa!
Essa receita rende uma grande quantidade, suficiente para 3 porções diárias, por 7 dias! Caso queira apenas uma sopa para tomar uma vez ou outra e não para seguir a ‘dieta da sopa’ você pode reduzir a quantidade ao meio! Mas essa sopa pode ser congelada também!
Ela dura uma semana na geladeira e até 3 meses no congelador!
Ingredientes
- 1 berinjela
- 2 nabos pequenos
- 1 maços de cheiro verde
- 1 maço de agrião
- 2 pimentões vermelhos ou amarelos
- 1 repolho grande
- 3 xícaras de salsão
- 2 xícaras de molho de tomate caseiro (veja a receita aqui)
- 2 xícaras de vagem picada
- 7 dentes de alho
- 2 cebolas grandes
- 4 jilós grandes
- 3 cenouras
- Sal a gosto
- Pimenta do reino, Curry, páprica doce e picante, cominho e louro a gosto
Modo de Preparo
Lave bem todos os ingredientes, descasque a cebola e o alho, remova as sementes e a parte branca dos pimentões e descasque as cenouras.
Pique todos os ingredientes e coloque tudo numa panela grande, adicionando 4L de água.
Você pode escolher comer a sopa com os pedaços dos ingredientes, isso exigirá que você corte de maneira menor cada ingrediente, mas caso você prefira comer a sopa batida, assim como eu preferi, corte tudo em pedaços maiores, não precisa nem picar os dentes de alhos!
Na panela deixe cozinhar tudo por aproximadamente 35 min. em fogo médio ou até deixar os ingredientes macios.
Adicione sal e temperos a gosto, tomando cuidado para não exagerar no sal.
No final bata tudo no liquidificador aos poucos e misture novamente na panela para que as porções fiquem iguais, pois se bater aos poucos provavelmente a ultima parte ficará mais aguada do que a primeira.
Separe tudo em potes e congele uma parte se desejar.
Acompanhamentos para os 7 dias
Essa é uma dieta padronizada, não leva em consideração as necessidades individuais, por isso, consulte um nutricionista vegano antes de iniciar essa dieta e veja se ela é adequada para o seu caso específico.
Esse post não substitui a orientação de um profissional da saúde especializado em alimentação vegana/vegetariana.
Você pode beber chá, café, suco de uva sem adição de açúcar e água o quanto desejar.
1º. Dia: Pode comer todas as frutas que desejar, com exceção de banana e abacate. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Você pode comer o quanto desejar de sopa!
2º. Dia: Coma todos os legumes frescos que tiver vontade, crus ou cozidos. Verduras também podem ser consumidas da mesma forma. Não consuma Aipim, beterraba e nem batata, apenas na noite do segundo dia está liberado comer uma batata grande cozida ou refogada com um pouco de azeite.
3º. Dia: Coma frutas , legumes e verdura a vontade, exceto manga, banana, abacate, batata, aipim e beterraba. Tome a sopa sempre que tiver vontade, pelo menos duas vezes ao dia.
4º. Dia: A banana tá liberada! Você pode comer até 8 bananas. . Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. O consumo da banana diminuirá o desejo de ingestão de açúcar e, além disso, por ser rica em potássio, calorias, carboidratos e cálcio, estabilizará o organismo que neste dia em particular estará necessitando destes nutrientes. Além de poder comer as outras frutas (ainda com exceção de manga e abacate) e os legumes e verduras (Com exceção de batata, aipim e beterraba).
5º Dia: Hidrate-se bastante com suco de frutas, coma a sopa o quanto quiser, coma as frutas, legumes e verduras, menos manga, abacate, batata, aipim e beterraba. Você pode comer uma porção de feijão aqui, pois na dieta original é nesse momento em que a carne é liberada, como o substituto da carne na alimentação vegetariana e vegana é o feijão, coma uma porção de feijão!
6º. Dia: Coma até 3 porções de feijão, acompanhado de legumes cozidos, exceto batatas. Tome a sopa pelo menos 2 vezes por dia. Você deve ingerir muito líquido: água, chá, sucos sem açúcar e café.
7º. Dia: Já é possível comer arroz integral. Coma legumes cozidos (ou crus) à vontade. Tomar a sopa 2 vezes ao dia e ingerir líquidos à vontade.
Essa dieta da sopa do coração promete que caso você tenha seguido as recomendações você terá eliminado aproximadamente 7 quilos!
Caso a perda seja superior a 8 quilos, não se deve fazer a dieta nas próximas 2 semana, e vale lembrar que sem uma mudança real de alimentação posterior a essa semana não há garantias de que você irá manter a perda de peso.
A dieta da sopa do coração faz com que mais calorias sejam queimadas do que adicionadas.
Não ingira álcool e refrigerantes durante a semana da dieta da sopa do coração.