Que tal um camarão vegano pra rechear salgados, empadas, tortas e usar no que mais você desejar!? Eis a receita do Shimeji Camarada, o camarão vegano que traz o sabor do fruto do mar sem o sofrimento animal!
Há mais de uma década eu decidi parar de comer carne, camarão foi um dos animais que eu nunca comi, mas com o crescimento do veganismo no Brasil começaram a surgir muitos produtos com sabores de carnes , aparências e texturas semelhantes aos produtos de origem animal… E sempre fui questionada por amigos sobre porque uma pessoa que não come animais come esse tipo de comida que parece com animais, a resposta é simples:
Vegetarianos e veganos comem coisas que parecem carne ou que lembram comidas feitas com ingredientes de origem animal porque a nossa questão nunca foi em relação ao sabor da comida e sim com todo o sofrimento, exploração e dor envolvido. Se temos sabor sem dor não há dilema ético.
Ao longo da minha caminhada no Jornada Vegana tive de escolher se elaboraria ou não receitas com nomes tipo ‘camarão vegano’ e correria o risco de ser criticada por tal associação. Mas de uns anos pra cá os veganos e até os não veganos parecem entender melhor esse tipo de comparativo.
Então pode-se dizer que estamos pegando como parâmetro algo que conhecemos em gosto, aparência ou textura para descrever uma comida nova, que sem a tal comparação seria muito difícil descrever.
Se você não gosta da comparação chame essa receita de Shimeji camarada, se você, assim como eu, não vê problema na comparação pode chamar de Camarão vegano!