Se tem uma comidinha que eu aprendi a amar nessa vida foi bobó! O bobó de couve flor é uma dessas comidas que conquista a gente pelo estômago e mexe com a nossa mente, e olha que eu nunca fui fã de couve flor não hein!
O primeiro bobó que comi na vida foi justamente um bobó de couve flor, ele estava tão delicioso que se tornou especial pra mim, foi a ‘comfort food’ que faltava depois de uma noite exaustiva de muito trabalho e um dia mais cansativo ainda… Ele foi preparado pela Thalita Flor, proprietária do Banana Buffet* (Clique aqui para ver o facebook, clique aqui para ver o site) e essa comida tocou o meu coração e o meu paladar de tal forma que eu realmente nunca mais esqueci aquele sabor, então resolvi fazer em casa, primeiro fiz o bobó de shitake (veja aqui) e depois finalmente encarei o desafio de fazer o de couve-flor, tal como o que roubou o meu coração da primeira vez!
*A Thalita faz entregas diárias, aqui no Rio de Janeiro, no Centro, zona Sul, Tijuca e Niterói (Centro e Icaraí) e as congeladas aos domingos em outros bairros também… A comida dela é uma experiência gastronômica que envolve um tempero incrível, aromas deliciosos e sabores inesquecíveis!!!
Bandeira da Bahia porque essa é uma receitinha tipicamente brasileira e baiana!!!
Ingredientes
400g de Aipim (mandioca ou macaxeira dependendo do estado)
200g de abóbora
1 pimentão verde
1 cebola
2 tomates
4 dentes de alho
1 Couve flor pequena
1 copo de leite de coco (aproximadamente 200ml)
Azeite de dendê aproximadamente duas colheres de sopa
Cheiro verde a gosto
Uma pitada de pimenta do reino
Sal a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe o aipim já descascado e picado em pedaços menores para acelerar o cozimento, em outra panela cozinhe a abóbora.
Assim que o aipim e a abóbora estiverem macios bata-os no liquidificador colocando quanta água for necessária para bater e formar uma ‘sopa bem encorpada’, você poderá usar a água do próprio cozimento que estiver na panela.
Em seguida lave a couve-flor e separe os buquês, cozinhe em uma panela com água por aproximadamente 5 minutinhos para que fiquem macias.
Numa panela vamos fazer o refogado mais gostoso do mundo para finalmente começarmos a enlouquecer com o aroma desse bobó de couve flor: Coloque o alho e a cebola picada e doure no azeite de dendê (coloque apenas uma colher de sopa agora), depois adicione o pimentão picado e os tomates, coloque um pouco de pimenta e um pouco de sal e misture bem.
Despeje a ‘sopa’ de aipim e abóbora na panela, misture bem e vá acertando o sal.. Adicione a couve flor, mexa, com o fogo baixo coloque o leite de coco e se achar necessário a segunda colher de azeite de dendê.
Prove para ver se o tempero e o sal estão bons, depois desligue o fogo e só então coloque o cheiro verde picadinho.
Seu bobó de couve-flor está pronto pra ser apreciado e tornar sua refeição um momento especial!
8 Comentários. Deixe novo
No primeiro momento fiquei receoso ao ler o título, mas ao passar os olhos nos ingredientes e ler a matéria, só me deu água na boca e uma vontade imensa de fazer esta receita. hahaha. Publicarei aqui o resultado! 🙂
boa tarde para fazer o bobô de couve flor qual tipo de abóbora eu compro?
Olha o nome me deixou co duvidas mas depois de ver as fotos e os ingredientes, vou tentar fazer hoje mesmo.
Olá Luan!
Faça essa receitinha de bobó de couve flor que eu tenho certeza que você vai ter uma deliciosa surpresa! Eu nem era fã de couve flor e agora amo… Depois volta aqui pra contar pra gente o que achou.
Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz