Babaganoush

Essa receita é típica do oriente médio, apreciada tanto por árabes como por israelenses, presente nas mesas até mesmo das casas mais simples como um ótimo acompanhamento para pães (principalmente o pão pitta) e torradas.

Aqui no Brasil o Tahine (pasta feita de gergelim)  em muitos lugares é caro e nem  sempre está acessível, mas quando eu aprendi essa receita a pessoa usava maionese e é com maionese vegetal que eu faço o meu babaganoush e fica delicioso!

Vale lembrar o seguinte: A berinjela é rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas, ou seja, ela é uma poderosa aliada no combate ao câncer e na prevenção do mesmo.

A berinjela também dá aquela força para quem tem problemas de colesterol, constipação e ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, então se você tem ou conhece alguém que tenha diabetes tipo 2 indique essa receitinha!!!
Mesmo não tendo nenhum problema de saúde vale a pena lembrar que bom mesmo, como dizem os mais idosos, ‘é prevenir do que remediar’!

Essa é uma alternativa saudável (muito mais saudável mesmo), para ser usada ao invés daquelas pastinhas cheias de conservantes e gordura…

Eu desafio você a trocar aquela margarina vegetal que usa para passar no pão e em torradas a provar essa pastinha, garanto que você só tem a ganhar, tanto em sabor quanto em saúde!

Por se tratar de mais uma receitinha internacional vou postar a foto da bandeira dos emirados árabes!

Ingredientes

3 berinjelas

3 col de sopa de tahine ou maionese vegetal

Suco de 1/2 limão

2 dentes de alho

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo

É MUITO IMPORTANTE VERIFICAR AS BERINJELAS!

Atenção a todos os que não estão acostumados a trabalhar com berinjelas: Mesmo que eles sejam fresquinhas e lindas elas podem estar com bichinhos dentro.

Então, é essencial que você verifique antes de cozinhar! Como? Olhe a segunda foto deste post: Depois de lavarmos a berinjela, abrimos ao meio e fazemos cortes o mais profundo que conseguimos sem ultrapassar a casca, fazemos quadradinhos…

Com as duas mãos empurramos a casca pra cima, fazendo com que a berinjela se ‘abra’ e mostre os espaços que fizemos com a faca… Devemos olhar procurando bichinhos tipo os da goiaba ou partes pretas diferentes… você pode tirar essas partes e aproveitar o resto, mas se forem muitas é aconselhável usar outra berinjela.

A dica é: Compre berinjelas menores, elas tem menos probabilidade de ter bichos.

Depois de ver se está tudo ok com as berinjelas, hora de fecha-las, enrolar com papel laminado e colocá-las para amolecer na boca do fogão!

Não tenha medo, a casa não irá pegar fogo! hahaha, use o fogo baixo e deixe até que elas fiquem moles, realmente moles! vire para que todos os lados sejam amolecidos.

Espere um pouco, abra o laminado, abra as berinjelas e com a ajuda de uma colher tire a ‘poupa’ sem pegar a casca… vá raspando! O ideal é que saia com facilidade, se estiver dura volte pro fogo.

Coloque em um liquidificador o suco de limão com os dentes de alho, bata-os, isso vai poupar seu tempo pra não ter que ralar ou picar o alho. Acrescente o tahine ou a maionese vegetal, por ultimo a berinjela com sal e pimenta.

Se você não quer usar o liquidificador, amasse com um garfo as berinjelas e acrescente tudo depois, lembrando de ralar ou picar os dentes de alho.

Conserve na geladeira!

Dicas importantes

A berinjela é quase uma esponja, então tempere enquanto ela ainda estiver quente pra que ela absorva mais ainda o sabor do sal e da pimenta!

Se não quiser amolecer na boca do fogão use o forno alto, mas irá demorar mais, é aconselhável só pra quem pretende fazer uma grande quantidade.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site