Arroz à piamontese ou à piamontesa é um prato típico da culinária brasileira, especificamente do Sul e Suldeste! Ele foi desenvolvido para ser semelhante ao risoto italiano de cogumelos, mas como risoto é feito com arroz arbóreo e por aqui essa variedade era difícil de ser encontrada criamos o arroz à piamontese que é quase um risoto, mas com o nosso bom e conhecido arroz branco!
Antes de me tornar vegana eu adorava comer arroz à piamontese e por isso posso garantir que cada restaurante e cozinheira consegue fazer uma versão totalmente inovadora e diferente, essa versão é vegana e super apetitosa, então prepare o seu paladar para provar um arroz à piamontese inesquecível.
Como não poderia deixar de ser essa receitinha representa a culinária regional e por isso vai ganhar uma bandeira especial… Porém, como eu disse, são vários estados que a reproduzem e sendo assim vamos incluí-la na nossa lista com a bandeira do Brasil!
Arroz à piamontese empratado com repolho roxo.
Ingredientes
2 Xíc. de arroz branco
3 Dentes de alho
Azeite o quanto baste para refogar
Sal a gosto
100g De cogumelo Paris fresco (ou champignon)
2 Colheres de sopa de Requeisoy OU 5 de creme de leite vegetal OU 3 de uma pastinha de soja
Cebolinha a gosto e opcional
Modo de Preparo
Vamos começar essa receita preparando o arroz, mas se você já tiver um pronto na geladeira pode usá-lo e pular essa primeira parte.
Pique o alho e doure-o em um fio de azeite, acrescente o arroz branco já lavado na panela, misture bem, cubra com água até passar 3 dedos de altura, adicione um pouco de sal e deixe cozinhar em panela entreaberta até que a água seque e o arroz fique macio, pra ter certeza que ele está no ponto prove um pouco do arroz que estiver por cima na hora em que abrir a panela, se ele estiver macio pode desligar o fogo, caso contrário adicione mais um pouquinho de água e mexa para que o arroz não grude no fundo da panela.
Limpe bem os cogumelos (caso esteja usando os frescos), fatie-os finamente e em uma frigideira ou panela doure-os em um fio de azeite, depois adicione o arroz, as colheres de requeisoy (usei o sabor original) ou creme de leite ou pastinha de soja de sua preferência, misture tudo, prove para verificar se o sal está no ponto, desligue o fogo e acrescente a cebolinha se desejar.
Seu arroz à piamontese está pronto!