O arroz, assim como muitos outros grãos contem fitato, um acido, que dificulta a absorção dos nutrientes contidos no alimento…
Particularmente, eu passei muuuuuitos anos da minha vida sem saber dessa história de ‘ácido fítico ou fitato’, mesmo depois que me tornei vegetariana e vegana (e olha que sempre fui de pesquisar muito sobre alimentação), então, para esclarecer e fazer com que mais pessoas saibam sobre esse vilão da alimentação resolvi fazer este post.
Pesquisando sobre como driblar o fitato achei uma
solução simples, barata, que qualquer um pode fazer e que não altera o sabor dos alimentos, mas os deixa mais disponíveis nutritivamente…Talvez a sua vó já fazia isso mesmo sem saber da existência do fitato, mas a melhor solução para retirarmos o fitato (boa parte dele) é deixarmos o alimento de molho por pelo menos 8h antes de prepará-lo.
2 comentários. Deixe novo
Adorei a receita, porém queria saber a quantidade de cada tempero usado para 2 xícaras de arroz! Obrigada
Oi Grazielle! Os temperos são todos a gosto, para essa quantidade de arroz eu colocaria 3 dentes grandes de alho picadinho, meia colher de chá de curry, uma pitada de pimenta e um punhado generoso de cheiro verde… Se você gosta e não vai guardar o arroz por mais de 3 dias (vai comer antes disso) coloque uma cebola pequena picada…
O alho, a cebola e os temperos em pó você refoga no azeite antes, coloca o arroz , a água e um pouquinho de sal…. e as ervas frescas você coloca apenas quando o arroz estiver pronto ou quando for servir! =)