Almondegas de lentilha são certamente uma delícia, pois além de serem muito práticas de preparar elas ainda te ajudam a não desperdiçar alimento, pois podem ser feitas com aquela lentilha cozida que as vezes ‘sobra’ na geladeira!
Muitas vezes erramos na conta ao separarmos grãos para o preparo, pois eles em geral ficam maiores depois de hidratados e cozidos…Por isso acabamos fazendo mais do que o planejado e nem sempre as pessoas conseguem comer tudo o que preparam…Mediante a grande quantidade de pessoas passando fome no mundo desperdiçar alimentos deveria ser crime! Mas o Jornada Vegana te ajuda a não jogar comida fora com essa receita de almondegas de lentilha, se sobrou na geladeira e você não aguenta mais comer a lentilha refogada aqui está a salvação, bora repaginar essa lentilha!
Para preparar essa receita para celíacos deve-se verificar se a aveia é sem glúten.
Caso você não tenha farinha de aveia e não se importe com a presença de glúten substitua a farinha de aveia por farinha de trigo!
Ingredientes para receita de aproveitamento
Suas lentilhas já cozidas, com pouco líquido e já temperadas.
Uma cebola pequena e temperos verdes a gosto.
Farinha de aveia (o quanto baste para dar liga).
Sal se for necessário.
1 copo de molho de tomate ou mais dependendo da quantidade da sua lentilha.
Ingredientes para fazer sem ser reaproveitando
150g de lentilha seca
3 Dentes de alho grandes
Água o quanto baste para cozinhar
Sal, pimenta do reino, cominho em pó e temperos verdes a gosto.
Azeite ou óleo para refogar.
Farinha de aveia o quanto baste para dar liga (não mais do que meio copo americano)
1 copo de molho de tomate caseiro ou 1 pacote de molho de tomate industrializado
1 Cebola picada
Modo de preparo
Se você vai fazer especialmente as almondegas de lentilha primeiro é preciso cozinhá-las, e para isso doure num fio de azeite ou óleo vegetal o alho picado e a cebola (que pode ser acrescentada aqui ou crua posteriormente), coloque a pimenta do reino em pó com cominho e sal, misture bem e acrescente as lentilhas já lavadas, misture para incorporar o sabor e acrescente água até a altura das lentilhas.
Deixe a água secar bem e veja se precisa de mais sal e/ou mais água para que amoleçam.
Adicione os temperos verdes somente no final ao desligar o fogo!
Para quem vai usar lentilhas numa receita de aproveitamento (usando a sobra da lentilha) comece por aqui:
Assim que elas estiverem mornas (ou frias da geladeira) permitindo o manuseio acrescente a farinha de trigo aos poucos e com a ajuda de um garfo, inicialmente, amasse as lentilhas e misture bem, (caso queira usar cebola sem refogar essa é a hora de misturar, misture a cebola e outros temperos aqui se a sua receita for de aproveitamento).
Quando a mistura ficar com uma aparência mais ‘sequinha’ pegue pedaços com a mão e amasse formando bolinhas do tamanho deseja das almondegas!
Cubra o fundo de uma panela antiaderente com o molho de tomate e coloque as almondegas de lentilha espalhadas, em fogo baixo vá colocando um pouco de molho sobre elas e virando-as delicadamente com uma colher, veja se o molho de tomate precisa de sal ou outro temperinho, deixe por 5 minutos para que elas recebam a suculência do molho e sirva em seguida!
Antes de fazer as receitas de aproveitamento é muito importante que você prove a lentilha e certifique-se que ela está própria para consumo.
Lentilhas podem ser armazenadas em congelador quado já estão prontas, isso deve ser feito tão logo elas estejam prontas e você perceba que fez em uma quantidade maior do que conseguirá consumir durante uma semana, assim evita-se o desperdício!
2 Comentários. Deixe novo
Excelente, bem claro.