A soja é muito utilizada pela industria alimentícia e está presente em vários produtos de diversas formas diferentes.
Nos mercados encontramos com muita facilidade bebidas feitas com base de soja e até o próprio leite de soja é fácil de achar…
Se é fácil de achar porque é que tem gente fazendo em casa?! Bem a primeira questão é: A qualidade da soja… Sem a menor dúvida usar soja que não seja orgânica é um tiro no pé… a soja brasileira é vergonhosamente alterada, então a primeira coisa a se pensar na hora de comprar a soja pra fazer o leite é se ela é orgânica!
A segunda questão que é levada em consideração na hora de fazer o leite em casa é o fato dos leites industrializados terem conservantes, estabilizantes…. e muitas coisas químicas que não deveriam fazer parte da nossa alimentação.
Não é difícil, na verdade é tudo bem simples e sai infinitamente mais barato do que comprar pronto!
Ingredientes
1 xíc. de soja
Água
Essência de baunilha – opcional e a gosto.
Modo de preparo
Ferva água em uma panela, coloque a soja na água já fervente, desligue o fogo e deixe a soja ali por 5 min. logo em seguida coloque a soja de molho em uma bacia com água gelada,cubra com bastante água, deixe de molho de no mínimo 4 até 8 horas.
Escorra a água, coloque no liquidificador para cada xícara de soja hidratada 5 xícaras de água.
Bata bem!
Com uma peneira coe o leite de soja, depois de passar para a peneira use um coador de pano ou um pano de prato limpo bem fininho para coar novamente.
Leve o leite para a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por meia hora aproximadamente, mexas uma vez ou outra. Se desejar coloque a essência de baunilha nessa hora.
Conserve na geladeira por no máximo 3 dias!
Dicas importantes
Esse leite fica ótimo para ser utilizado em receitas de bolos!
Coar o leite primeiro na peneira e só depois no pano é uma forma de poupar seu tempo e agilizar o processo!
2 Comentários. Deixe novo
Olá!
Tenho duas dúvidas:
1- a soja não precisa ser descascada:?
2- O “bagaço”, depois de coar o leite pode ser utilizado como massa para bolinhos, por exemplo… você já tentou?
Obrigada! Seu site é sensacional!
Olá Ana! fico muito feliz por saber que você gostou do site!!! Muito feliz mesmo! É um prazer saber que estou contribuindo com as minhas receitinhas…
Vamos as respostas:
1 – Não precisa descascar não, a pelinha que ficar boiando você pode retirar, mas não faz diferença no produto final.
2 – Aquele resíduo que sobra pode ser utilizado como ‘extrato de soja’, usado com moderação em bolos e pães para deixá-los mais fofinhos, mas use uma quantidade pequena que é pra não deixar o gosto da soja muito forte.
Suas dúvidas contribuíram muito para ampliar a receita Ana, certamente outras pessoas serão beneficiadas por lerem as respostas, muito obrigada!
Beijinhos libertários, Debbi C’ruz.