Em diversas receitas encontramos o tal caldo de legumes, e muita gente usa tabletes de legumes industrializados para fazer esse caldo…Mas sabia que fazer o caldo de legumes caseiro não dá muito trabalho, utiliza partes de ingredientes que você estaria jogando fora e fica ainda mais gostoso e saudável?!
Essa dica de caldo de legumes caseiro não tem medidas certas e você pode usar ingredientes que estiverem disponíveis aí! Essa receita é curinga e você pode fazer em grande quantidade para deixar na geladeira por até uma semana ou congelar em medidas menores por até 3 meses!
Caso você não tenha ingredientes variados para compor o seu caldo de legumes vale a dica de ir guardando em um potinho ou saco no congelador para depois juntar tudo e preparar o caldo de legumes…
Sugestões de ingredientes para fazer o Caldo de legumes
- Talos de cogumelos e verduras
- Miolo de legumes que geralmente são descartados (como o da couve flor)
- cascas de cenoura, batata doce, beterraba, batata e outros legumes.
- As partes das extremidades da cebola e alho
- Ramas e folhas de alimentos que você não costuma cozinhar
Modo de Preparo
Antes de começar o preparo é importante ressaltar que você deve lavar bem os alimentos para deixar as cascas e talos limpos para serem usados posteriormente no caldo de legumes.
Você pode colocar todos os ingredientes que desejar usar numa panela grande e cobrir de água até passar um palmo, depois é só levar ao forno e deixar cozinhar por meia hora.
Não precisa adicionar sal e nem temperos em pó se quiser fazer um caldo de legumes mais curinga, mas você pode acrescentar os sabores que desejar…
Uma coisa que é importante lembrar é que dependendo dos ingredientes que você use a cor do caldo de legumes pode variar, o meu ficou roxo porque usei casca de batata doce roxa, e isso pode afetar a cor de alguns preparos.
Os talos de cogumelos são excelentes nos caldos de legumes para deixarem o sabor mais apurado, eles levantam o sabor dos alimentos que serão cozidos nesse caldo depois!
Depois de meia hora na panela é só passar o caldo por uma peneira, descartar os pedaços que ficarem na peneira e pronto, você pode usar o seu caldo de legumes caseiro em suas receitas, ele combina muito bem com risotos, cozidos e sopas!