Essa receita de proteína oriental veio para revolucionar a forma como você olha para a proteína vegetal ou como também é chamada: Carne de soja, PVT, PTS…
A proteína oriental tem um sabor único, é uma receita suculenta e conquista até mesmo aquelas pessoas que não gostam muito do ingrediente.
O segredo da proteína oriental está no tempero agridoce e na combinação de sabores contrastantes.
Proteína oriental
Ingredientes
- 2 Xíc. de proteína vegetal grande
- 2 Cenouras
- 1 Pimentão vermelho
- 1 Pimentão amarelo
- 2 Cebolas
- 2/3 Xíc. de shoyu
- 3 Col. de sopa de açúcar mascavo
- 2 Col. de sopa de farinha de trigo ou amido de milho
- Cebolinha a gosto
- 1/3 xíc. de óleo vegetal de sua preferência
- 2 Col. de sopa de óleo de gergelim
Modo de Preparo
Para fazermos a nossa proteína oriental o ideal é preparar numa panela wok, que é um tipo de panela que distribui de forma igual o calor e faz com que o cozimento aconteça mais rapidamente, mas, se você não tiver uma wok pode usar uma frigideira grande ou uma panela grande.
Para começarmos a nossa receita de proteína oriental vamos colocar bastante água para ferver em uma panela e assim que estiver fervendo vamos desligar o fogo e colocar a proteína para hidratar. Deixe a panela tampada por 15 min.
Enquanto a proteína hidrata é hora de picar os ingredientes:
Vamos começar pela cebola! Descasque, parta ao meio e depois corte em tiras. Reserve.
Agora é a vez de cortar a cenoura. Para diminuir o tempo de preparo vamos descascar e cortar em cubinhos pequenos. Reserve também!
Lave e retire as sementes e os talos dos pimentões, depois corte em cubinhos também.
Assim que passar o tempo de hidratação da proteína escorra toda a água e esprema bem a proteína para retirar o máximo da água. Pique a proteína em pedaços menores.
Na wok ou na sua panela reservada para fazer a receita de proteína oriental coloque o óleo vegetal e a cebola, deixe dourar por 1 min. e então adicione a cenoura.
Enquanto a cenoura estiver fritando na panela é hora de misturar em um recipiente o shoyu, a farinha de trigo (ou amido de milho) e o açúcar.
Assim que a cenoura ficar ligeiramente macia (depois de uns 3 min. na wok) coloque os pimentões e a proteína vegetal picada. Misture bem.
Despeje na panela o molho feito como o shoyu, mexa bem, se achar necessário acrescente um pouco de água para que a mistura envolva todos os ingredientes, vamos deixar cozinhando por mais 2 minutinhos.
Enquanto isso pique a cebolinha.
O molho irá engrossar, agora no final do preparo é hora de acrescentar o óleo de gergelim e a cebolinha, mexa mais um pouco e pronto!
*OBS: Se achar que deve ficar mais salgado é só adicionar um pouquinho mais de shoyu.