Pão doce recheado

Uma das minhas maiores paixões na cozinha é sem dúvida a parte de padaria, eu adoro fazer pães, bolos e itens que geralmente encontramos em padarias… mas que nem sempre são tão fáceis de achar em versões veganas. Pão doce é uma dessas delícias que a gente quase nunca consegue encontrar em padarias, porque eles geralmente levam ovo ou leite e justamente por isso que estou muito empolgada com o vídeo receita desta semana!

No terceiro vídeo receita de 2016 é possível conferir uma receita de massa de pão doce para rechear com duas versões: Um pão doce recheado com maçã e aberto e um pão doce recheado de goiabada em um formato mais tradicional (fechado), mas já adianto que durante esse ano vou publicar ainda muitos vídeos de diferentes tipos de pães e massas frescas.

Fazer pão é uma verdadeira terapia, eu aprendi a prepará-los com uma tia que mora no interior de São Paulo quando eu era adolescente (quase criança ainda) e na época eu não era vegetariana e por isso achava que para fazer um pão fofinho era necessário usar ovos e leite, o que não foi problemático quando me tornei ovolactovegetariana mas foi extremamente desafiador ao me tornar vegan pois as pessoas amavam meus pães e eu não tinha certeza se conseguiria fazer pães tão saborosos e fofos, pra minha surpresa e para a surpresa de todos (inclusive da minha tia) fazer pães totalmente veganos além de ser mais barato é tão delicioso quanto qualquer outro pão! Durante esses últimos anos consegui desenvolver não apenas a minha ‘receitinha de família’ que foi adaptada mas diversos outros pães que antes nem sonhávamos em fazer em casa e hoje posso com muita propriedade afirmar aos ‘padeiros de plantão’: Fazer pão vegan é um desafio possível e delicioso!

Bem, falando em fazer pão muita gente considera como terapia, outras pessoas, como minha mãe, consideram algo extremamente difícil… Mas acredite: Tudo é questão de desenvolver técnica e descobrir as manhas.

10 Dicas de ouro para fazer pães!

  1. Se você não consegue fazer a massa desgrudar e já colocou muita farinha… Tente colocar um pouquinho de óleo, incorporar o óleo e finalizar com uma peneiradinha de farinha.
  2. Caso a sua massa esteja grudando na bancada é necessário verificar se a bancada está seca, caso esteja passe um pouco de óleo ou de farinha na superfície.
  3. Na hora de sovar a massa use a parte mais gordinha das mãos e não os dedos.
  4. Sempre peneire a farinha antes! Alguns bichinhos podem ter infestado o saco de farinha antes mesmo de você comprá-lo no mercado, isso é muito mais comum do que as pessoas imaginam e como esses bichinhos podem ser pequenos e da mesma cor que a farinha sem peneirar você não terá como saber… E não sei vocês, mas eu não curto colocar bichinhos (por menores que sejam) na minha comida!
  5. Deixe a massa crescer em um local onde não tenha corrente de vento, se você mora em um local muito frio deixe a massa descansar dentro do forno (Desligado!).
  6. Quando quiser rechear o pão e perceba que o pão pode ‘abrir’ e o recheio vazar seja pró-ativo e unte o tabuleiro com óleo e farinha ao invés de usar apenas um desses dois ingredientes pois assim se o recheio vazar o pão não ficará grudado.
  7. A temperatura ideal do forno para pães fica entre o baixo e o médio, o forno alto pode dourar os pães muito rápido e deixar o meio crú.
  8. Quanto menor o pão modelado mais rápido ele assará.
  9. Saiba que pães doces sempre assam mais rápido do que pães salgados e tendem a ficar dourados mesmo sem pincelar nada por cima.
  10. A maioria dos pães passa por 3 etapas de crescimento, a primeira deve sempre ser a mais longa pois o pão começará a fermentar, em seguida tiramos os gases formados pela fermentação apertando levemente a massa, modelamos e levamos ao segundo processo de crescimento que deve ser mais curto entre 10 e 30 min. E o último crescimento acontece já no forno onde nosso pão irá terminar de crescer e assar interrompendo o processo de fermentação.

Confira a vídeo receita de Pão Doce Recheado!

Ingredientes:

1 xíc. de água em temperatura ambiente
1/3 de açúcar para a massa e um pouco mais para polvilhar
30g de fermento biológico fresco
1/3 de xíc. de óleo vegetal

Ingredientes de recheio

4 xíc. de farinha de trigo
1 maçã grande
canela em pó a gosto
OU

Goiabada

Modo de preparo

  1. Em uma bacia misture a água, açúcar e fermento e em seguida acrescente o óleo.
  2. Peneire sobre a bacia 3 xíc. de farinha, misture e só então acrescente a quarta e última xíc. misturando com a mão.
  3. Em uma bancada trabalhe bem a massa até que ela não grude mais na mão, esteja leve e uniforme.
  4. Coloque a massa para descansar em uma superfície enfarinhada por no mínimo 1:30h. coberta com um pano limpo.
  5. Separe a massa em pedaços menores ou para fazer igual ao vídeo: Divida ao meio e abra com um rolo a metade da massa e forre com a massa bem grossa um tabuleiro de fundo removível apertando bem as laterais, coloque açúcar, maçã picada e finalize com mais açúcar e canela por cima, deixe descansar 10 min. e leve ao forno por 30 min (potencia média) ou…
  6. Abra pequenas partes da massa e recheie com goiabada, deixe crescer em tabuleiro enfarinhado por 10 min. e leve ao forno médio por aproximadamente 20 a 30 min.

Artigos Relacionados

7 Comentários. Deixe novo

  • Adorei suuas receitas, mas nao costumo comprar o fermento fresco, apenas o seco. Da diferenca na receita ou posso usar a mesma gramagwm do seco?

    Responder
    • Oi Maria Carolina!

      O fermento seco é 3x mais potente que o fermento fresco! Dá diferença sim, mas a conta é fácil, se nessa receita eu usei 30g do fresco basta substituir por 10g do fermento biológico seco!

      Cuidado apenas para não confundir o fermento biológico com o fermento químico (aquele de fazer bolo) porque aí não tem jeito não…

      Um super beijo libertário, Debbi C’ruz

      Responder
  • Oi, pessoal, preciso fazer o pão doce para minha mãe, bem idosa e pós cirurgia. É diabética e está com desejo de comer o pão doce. Evidentemente q estou querendo o vegano, porém sem o açúcar. Posso substituir? Pelo que? Me ajude, por favor. Gratidão. Sou a Rita

    Responder
    • Olá Rita!!!

      É possível fazer colocando apenas uma colher de sopa de açúcar na massa e deixar que o recheio torne o pão doce ou duas colheres de suco de laranja!

      Um beijão libertário pra vc e outro para sua mãe, Debbi C’ruz

      Responder
  • meu filho tem alergia a farinha de trigo qual farinha eu poderia usar

    Responder
    • Olá Rosangela, no caso dessa receita não há como substituir porque o glúten é parte importante para a liga dessa massa então não bastaria trocar a farinha por outra. Em breve vou postar algumas receitas de pão sem glúten aqui no site!

      Um beijo Libertário, Debbi Cruz

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site