Farofa de folha de abóbora

Como quem acompanha meus posts em redes sociais sabe eu tenho uma pequena horta orgânica em casa e recentemente me aventurei a plantar abóbora, felizmente descobri a tempo que a folha de abóbora é realmente um alimento riquíssimo e que é comestível!

A gente não costuma parar pra pensar nessas partes ‘menos nobres’ dos alimentos, nos concentramos na polpa e muitas vezes desperdiçamos comida ao jogarmos fora as folhas, cascas e sementes dos alimentos, sem nem imaginarmos quantas coisas gostosas podemos fazer com esses ingredientes… A folha de abóbora por exemplo possui uma quantidade gigante de vitamina A e C e muito mais cálcio do que o leite de vaca (dizem que é umas 35 …. TRINTA E CINCO! vezes a mais de cálcio!).

Não fique triste caso você não tenha uma plantação de abóbora em casa… Se você costuma ir numa feirinha orgânica é possível pedir para um produtor, a procura faz a oferta, lembre-se disso!

Num mundo onde milhares de pessoas passam fome o desperdício de alimentos é um desrespeito a vida! E mesmo quem diz ‘eu não desperdiço, como tudo o que coloco no prato….’ desperdiça ao jogar fora partes extremamente nutritivas de alimentos ao prepará-los… Aliás, essas pessoas nem imaginam quando é que o desperdício de alimentos começa…O desperdício começa desde a horta onde comida vira lixo rapidamente por não ter valor comercial devido ao desconhecimento da população sobre como utilizar as folhagens de muitos dos alimentos que vivem em nossas mesas.

As cascas, as folhas, os talos…As partes ‘menos nobres’ dos alimentos que colocamos em nossas mesas também são comestíveis e possuem valor nutricional, sabor e utilidades gastronômicas incríveis, como prova disso eis a farofa especial feita com a folha da abóbora, parte que geralmente é descartada na maioria das hortas! 

Partes da abóbora que são comestíveis

Farofa pronta, quentinha, super cheirosa e nutritiva!

Ingredientes

Folhas de abóbora (orgânicas!)

3 Dentes de alho ou mais

Farinha de mandioca

Azeite ou Óleo vegetal ou Margarina Vegetal – apenas um pouquinho para dourar o alho.

Uma pitada de sal

Modo de preparo

 

Deixe as folhas de molho em água por uns 10 minutos para que fiquem bem limpinhas, depois certifique-se de que não há nenhum bichinho nelas, lembre-se que a abóbora espalha suas ramas pela terra e as folhas muitas vezes ficam em contato com a terra.

Lave bem as folhas e enrole-as para formar uma espécie de charutinho, facilitando assim na hora de cortar, pique em pedaços pequenos, como você faria com uma couve!

Em uma panela doure o alho picado em um fio de azeite, óleo ou em uma colherada farta de margarina vegetal. Logo em seguida coloque a folha de abóbora e deixe-a murchar.

Acrescente a farinha de mandioca aos poucos e vá mexendo em fogo baixo até que você ache que basta de misturar, coloque o sal e sirva!

Artigos Relacionados

6 Comentários. Deixe novo

  • adoro abobora agoro vou aprender fazer o cariru da folha da abobora estou muito feliz amo abobora geral

    Responder
  • A anos qk nos em África comemos muito folhas de abóbora , são muito ricas..

    Responder
  • Tem um pé enorme na minha orta porem não deu fruto 🙁
    Acho que agora sei oque fazer xD

    Responder
  • Sandra Cardoso Guerra
    9 de agosto de 2019 21:31

    Gostei muito de saber que as folhas da abóbora são comestíveis e cheia de nutrientes. Obrigada

    Responder
    • Oi Sandra! Fico feliz por saber que você descobriu essa maravilha, na plantação de abóbora tudo é comestível, as folhas como você viu são riquíssimas, as flores são outra iguaria que podem ser servidas em saladas e até mesmo empanadas e fritas, coisa que fazem muito em Belém do Pará e vendem como uma iguaria… E da abóbora também, tudo se aproveita, desde a casca pra fazer chips assados, as sementes torradas na frigideira pra servir de aperitivo ou fazer farinha… As possibilidades são incríveis!

      Você pode fazer as folhas de abóbora refogadas no alho, usar pra caldo verde e para sucos também. Continue vendo as receitas do Jornada Vegana que tem muita coisa legal vindo por aí!

      Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz.

      Responder
  • Maria Valdesia dos Santos
    15 de junho de 2023 16:13

    Amei eu ja estava comendo as folhas porem não sabia seu valor nutritivo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site