Falafel

O grão de bico é nosso aliado na busca por saúde e qualidade de vida porque desenvolve um papel muito importante na nossa alimentação, ele regula o colesterol, ele é rico em ferro e por isso deve ser ingerido principalmente por pessoas com anemia ferropriva, ele regula a pressão arterial por conter potássio (isso o deixa em destaque para os hipertensos) e o teor de zinco contido nesse alimento ajuda especialmente aos diabéticos a assimilarem e armazenarem insulina…

Este é um prato frito, para deixá-lo um pouco mais saudável é possível fazer em óleos como o de coco, girassol ou até mesmo azeite.

Você pode amar todos aqueles salgadinhos de festas, curtir muito pastéis e empadinhas, mas quando você fizer essa maravilha não vai querer saber mais de outra coisa!O falafel é um bolinho feito de grão de bico, que não leva farinha e por isso é sem glúten, fica super saboroso e combina com pastinhas, molhos, sanduíches e até mesmo com refeições…  Combina com tudo além de ser delicioso puro e simples…

Essa é uma receitinha tradicional da culinária judaica e por isso vai entrar na nossa lista de receitas internacionais com a bandeira de Israel!

Ingredientes

Duas xícaras de grão de bico.
1 cebola grande
aproximadamente 1/2 xíc. de água.
2 col de café de fermento
Suco de 1 limão pequeno
óleo pra fritar

E os ingredientes que você irá usar a gosto são:

Sal
Coentro
Cebolinha
Salsinha
Curry
Páprica
Pimenta do Reino e Cominho.

Modo de preparo

Deixe o grão de bico de molho de um dia pro outro (mínimo de 8h, mas não tem problema de ficar mais tempo, basta trocar a água).

Lave os grãos de bico.

Coloque dentro do liquidificador ou do processador os ingredientes na seguinte ordem:

Cebola, suco de limão, temperos verdes e os temperos em pó, o grão de bico. Agora é a parte crítica do processo, você deverá tentar bater tudo
com o mínimo de água pra transformar em uma pasta…

Tente bater, adicione a água aos poucos, meia xícara é geralmente o suficiente pra fazer com que os ingredientes virem uma pasta, o objetivo é criar uma pasta firme, então se for preciso divida os ingredientes e bata em 2 vezes mas não ponha mais água… Prove pra ver se está bom de sal e outros temperos, ele deve ficar levemente (dependendo do gosto pode ficar mais ou menos) apimentado e
não muito salgado.

Fritar o falafel nem sempre é fácil, muita gente
reclama que eles se desfazem, isso acontece quando a massa leva muito mais líquido do que o necessário, mas aqui vai o  modo correto de fritar:

Coloque um dedo de óleo em uma frigideira, deixe esquentar, com uma colher de sopa vá pegando colheradas e fritando, vire dos dois lados e pode escolher como você gosta mais, eu curto os mais moreninhos, mas aqui em casa tem quem goste dos mais verdinhos… como o grão de bico é quase ‘germinado’ não tem como ficar crú..

Dicas importantes

O segredo do falafel está nos temperos, ele fica incrivelmente saboroso quando ganha um toque apimentado…

Você pode brincar com as cores do falafel, usando muitos temperos frescos ele  fica verdinho, mas se quiser deixar amarelo use mais curry, se quiser fazer vermelho use mais páprica, se for usar páprica pra dar cor fique atento ao sabor da páprica pois se for a páprica picante você deverá moderar na pimenta, se for a páprica doce poderá usar um pouco mais…

O que fazer quando a massa desanda e fica desmanchando na hora de fritar? Em último caso, pra não desperdiçar tudo, você pode colocar farinha de trigo pra salvar a massa… mas não ficará tão saboroso como a receita original.  Outra opção é ralar uma batata bem fininha e adicionar a massa… São duas formas de ‘salvar’ a primeira é com glúten e a segunda é sem…

Você pode adicionar outros temperos de sua preferência, eu  gosto muito de alho e por isso coloco alho as vezes..

Artigos Relacionados

6 Comentários. Deixe novo

  • Pamela Von Uckerman
    19 de junho de 2015 10:38

    Meu Deus! Achei meu paraiso das receitas Posso fazer ele no forno? olha , eu estou decidida a ser vegetariana estrita mas ta difícil por causa das receitas que não sei bem como fazer. Rsrsrs vc deixou as coisas bem mais fácil pra mim. Fazer as substituições é bem difícil quando não se sabe cozinhar direito e a maioria das receitas que vejo levam ingredientes caros ou de difícil acesso. Obrigado pelas receitas práticas ❤ parabéns!

    Responder
    • Oi Pamela!

      Fico muito feliz por saber que gostou das receitinhas aqui do site e me sinto honrada por estar ajudando no seu processo de mudança alimentar!

      Mas sabe de uma coisa?! Quando eu virei vegetariana eu não sabia cozinhar praticamente nada na cozinha… Nem arroz eu sabia fazer! E aprender a substituir algumas coisas foi realmente um desafio e tanto que tive que vencer para comer coisas saborosas… A boa notícia é que essa aprendizagem se dá através da prática e da pesquisa e como ‘brinde’ você vai se tornar uma cozinheira de mão cheia!

      Esteja sempre aberta a conhecer novos sabores, a se arriscar colocando os temperos que você acha que combinam e aprenda com seus erros (e algumas vezes, esteja certa disso, os erros se tornarão em pratos ainda mais deliciosos que aqueles que você pensava em fazer no início… isso realmente acontece!).

      Eu nunca fiz falafel no forno não… mas talvez seja interessante testar pra descobrir como fica!

      ❤ Um beijinho libertário, Debbi C’ruz

      Responder
  • Não entendi…
    Não é necessário cozinhar o grão de bico antes de processar?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site