Vou confessar que eu não gostava de doce de abóbora quando era pequena, mas depois de fazer uma viagem para Minas Gerais e ver o doce sendo vendido aos montes em todas as lojinhas de doce eu fiquei curiosa para ‘reprovar’, pois se tinha por todos os cantos é porque deveria ser bom mesmo!
Virei fã do doce de abóbora com coco e acho que todo mundo deveria ter um docinho desses em casa pois ele é realmente muito bom para comer como sobremesa ou naquelas horas em que você sente falta de um ‘doce’… Além de ser muito mais nutritivo que esses doces industrializados.
Ingredientes
1 Kg de abóbora moranga
1xíc de açúcar ou outro adoçante de sua preferência
1 xíc de coco ralado (use a parte mais grossa do ralador)
Cravos da índia (um punhadinho pequeno) opcional e a gosto!
Modo de preparo
Descasque a abóbora e pique grosseiramente.
Em uma panela coloque todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo alto.
Não precisa adicionar mais nada, nem mesmo água, pois a abóbora irá soltar a sua água e fazendo desta forma cozinharemos mais rápido, gastando menos gás e tempo!
Tampe a panela para ajudar o processo.
Mexa a cada 5 minutos e assim que a abóbora ficar mole desfaça os pedaços com a colher… É só ir mexendo bem.
Quando a abóbora estiver totalmente macia, sem pedaços e o líquido tiver secado quase completamente pode desligar o fogo esperar esfriar um pouco e guardar em um pote de vidro com tampa.
Essa receita leva uma quantidade reduzida de açúcar pois parto do pensamento que o doce não pode ser algo enjoativo e que na dúvida ‘menos é mais’, então no final se você achar que precisa de mais açúcar é só adicionar e misturar bem, mas essa quantidade indicada de açúcar é a que eu considerei que valorizou o sabor da abóbora e manteve a doçura ideal para comer a vontade sem enjoar.
Vale a pena ressaltar que escolher uma abóbora moranga bem madurinha é fundamental!
1 Comentário. Deixe novo
Comentário *Adorei, eo melhor não vai muito açúcar fico triste pois onde moro não tem moranga.