Essa matéria foi escrita pela nutricionista Dra. Priscila Azulay exclusivamente para o Jornada Vegana, confira!
Vamos falar de estratégias de organização com a finalidade de ter, todos os dias, refeições saudáveis e disponíveis mesmo na pressa cotidiana. Basta uma vez na semana para se organizar. Alguns alimentos podem ser armazenados até por mais tempo, como um mês. Em um único dia na semana, você pode entrar na cozinha, preparar arroz e feijão, além de deixar vegetais limpos, cortados e temperados. Pode também deixar temperos semi-prontos.
O congelamento é um método de conservação que preserva, quase integralmente, as propriedades sensoriais, microbiológicas e nutricionais dos alimentos. Pode ser utilizado em quase todo alimento, com exceção daqueles que serão consumidos crus, como saladas.
As embalagens utilizadas devem ser muito bem vedadas, para impedir a formação de cristais de gelo que depois irão causar intensa desidratação do alimento, que perde sua textura original. Vegetais, por exemplo, podem perder a crocância. Pode-se usar recipientes de plástico (muito bem tampados) ou saquinhos com zip, que permitem a retirada do ar, preservando ainda mais.
Regras do congelamento
- Congele em mais de um recipiente, para que não seja preciso descongelar o que você não vai comer no dia. Planeje para descongelar apenas o que será consumido nos próximos 2-3 dias.
- O que for descongelado e não for consumido não deve sofrer congelamento novamente. Deve ser armazenado na geladeira, bem tampado e sempre evitando abrir a geladeira mais do que necessário.
- Não descongele nada em temperatura ambiente. Ou descongele na geladeira ou leve direto ao forno/fogão. Portanto, é bom lembrar de retirar do congelador com 1 dia de antecedência o que for consumir, para deixar na geladeira.
- Não se esqueça da data de preparação dos alimentos!
Cereais e feijões
Grãos, tanto de cereais como feijões, podem ser congelados cozidos e temperados. Macarrão também, separadamente do molho. Pães prontos também podem ser congelados e ir diretamente ao forno. Recomendo armazenar por no máximo 1 mês.
Massas semi-prontas
Massa de hambúrguer vegetal e de almôndegas, massas semi-prontas em geral. No caso dos burguers e almôndegas, leve direto à frigideira. Massas que irão ao forno podem ser assadas após descongelamento assim que se consiga moldá-las na fôrma. Você pode, por exemplo, preparar um recheio com vegetais (que também estarão prontinhos) enquanto assa uma massa de empadão.
Vegetais
Verduras e legumes podem ser congelados crus (apenas os que sofrerão ação do calor posteriormente) ou já cozidos. Lave bem, faça a desinfecção, pique da forma desejada. Depois, pode temperar e congelar ou já prepará-los e congelar pronto. De qualquer jeito, isso irá facilitar muito a vida. Se preferir armazenar o vegetal cru, na hora de consumir, basta retirar da embalagem e cozinhar ou refogar. Por exemplo: você pode ter uma couve já picadinha e temperada com alho e sal. Retire do congelador e deixe um tempo na geladeira ou então, se não dispuser deste tempo, retire e leve diretamente à panela. Cuidado para não deixar por tempo demais no calor, isso destrói nutrientes. Vegetais ficam prontos em poucos minutos. É o tempo de você aquecer o arroz e o feijão, que já estarão prontos! Recomendo que o congelamento dos vegetais seja feito semanalmente, para que eles mantenham mais suas características nutritivas. Além disso, no caso dos vegetais, se o congelamento puder ser feito no saquinho com zip, que permite retirada de ar, o resultado será melhor.
Saladas cruas
Não se deve congelar salada crua, mas podemos conservar em geladeira. Lave, faça a desinfecção e seque muito bem com papel toalha. Guarde bem tampado na geladeira e consuma durante a semana. Se for acrescentar algum item cozido ou frutas à salada, faça isso na hora de servir. Dica: esprema limão sobre os vegetais, para evitar que escureçam.
Temperos
Uma dica para tornar tudo ainda mais prático: tenha temperos (naturais, claro) já picadinhos e conservados na geladeira. No caso de ervas, como coentro e cheiro-verde, deixe-os já limpos, desinfetados e cortados. Alho pode ficar já amassado num pote (com sal ou não), cebola e pimentão já cortados. Resumindo, em um dia na semana você já pode adiantar muito sua vida!
Para ocasiões em que o tempo é ainda mais curto, fiz aqui uma postagem sobre vegetais congelados prontos. São uma opção bem melhor que enlatados. Os vegetais congelados industriais duram mais tempo pois sofrem o processo de branqueamento. Trata-se da imersão dos vegetais em água fervendo por 1-3 minutos, seguida de resfriamento em água com blocos de gelo. Isso inativa enzimas que deterioram o alimento, aumentando o prazo de validade. Quem quiser congelar vegetais por meses deve fazer este processo!
Referências
Maria-Colla, L. & Prentice-Hernández, Carlos. CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO – SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS ALIMENTOS. Vetor, Rio Grande, 13: 53-66, 2003.
ORDOÑEZ, Juan A. Tecnologia de Alimentos, UFRGS, ed. artmed, 2007.
Para entrar em contato com a Nutricionista Priscila Azulay
Instagram – Clique aqui
Facebook – Clique aqui
Whatsapp (21) 993797275
Priscila Azulay é Nutricionista especialista em alimentação vegana e vegetariana, ela presta consultorias e ainda elabora receitas funcionais, integrais e veganas deliciosas!