Como limpar e energizar cristais e pedras?

Quando compramos um cristal ou pedra para uso terapêutico precisamos realizar uma limpeza física e energética, para retirarmos as impurezas que se fixaram ao cristal pelo manuseio de outras pessoas e pela energia do próprio ambiente em que os cristais estavam expostos para a venda.

Outro ponto importante que devemos observar é que devemos programar o cristal antes de seu uso e direcionar sua ação, vamos explicar mais adiante esses pontos!

Então se você comprou, ganhou ou encontrou um cristal, ou ainda se você nunca realizou esses procedimentos com suas pedras e cristais, aqui vai um verdadeiro tutorial para limpar, energizar e programar seus cristais!

Drusa de ametista.

Como limpar cristais – Passo a passo! 

A sua primeira tarefa é lavar o cristal em água corrente, ou se a pedra desejada não puder ter contato com a água basta passar um pano limpo ou um pincel com a intenção de tirar qualquer sujeira. Algumas pedras são muito sensíveis como a rosa do deserto e outras não devem ficar em contato com a água por serem tóxicas como a malaquita bruta, outras ainda podem oxidar como a hematita, então vale a pena pesquisar se a pedra que será limpa pode ou não ter contato com a água.

Agora vamos para a limpeza energética ou a reenergização do cristal / pedra!

Os cristais podem ser limpos pela terra, pela água da chuva,  rios, nascentes, cachoeiras ou mar, pela luz da Lua, luz do Sol ou até mesmo pela fumaça que sai de incensos (como se estivesse sendo energizado pelo fogo e vento).

A terra é um meio mais seguro para reenergizar o seu cristal ou pedra pois ela representa um ambiente mais familiar para os cristais, basta por sobre a terra ou enterrá-lo em um vasinho de plantas ou em um lugar no seu jardim. Todos os cristais aceitam bem esse tipo de reenergização.

A água é um bom elemento para boa parte dos cristais, salvo os que não podem ter contato com ela por motivo de toxidade, oxidação ou fragilidade. Você pode levar seus cristais para serem lavados no mar, rios, cachoeiras ou até mesmo deixá-los pegar um pouco de chuva.

Muitas pessoas utilizam a energia do Sol e da Lua para recarregar as energias dos cristais, geralmente todos aceitam muito bem uma noite inteira sendo expostos a Lua, mas quanto a luz solar é necessário saber que dependendo do quão quente seja o período que o cristal ficar exposto há risco de ter alteração de cor (a ametista é uma pedra que costuma queimar-se com a exposição direta ao Sol por tempo prolongado).

 E algumas pessoas ainda preferem recarregar as energias de um cristal usando uma técnica fácil que consiste em acender um incenso e mentalizar que a fumaça do incenso estará energizando o cristal, com uma mão segura-se o incenso e com a outra o cristal, então basta ir deixando que a fumaça suba em direção ao cristal por algum tempo.

Muitas pessoas utilizam mais de um método de reenergização, como por exemplo colocar os cristais num vaso de plantas onde há terra e deixá-los passar a noite no jardim, outras pessoas fazem a reenergização com o incenso e deixam o cristal por um curto período de tempo no Sol (preferencialmente na parte da manhã ou fim de tarde).

Não existe certo e errado, o importante é seguir a sua intuição e ter um conhecimento básico sobre sua pedra sabendo principalmente se ela pode ser molhada e se a exposição ao Sol não altera seu aspecto físico.

Como Programar um cristal?

Depois que seu cristal foi limpo e está com sua energia recarregada um passo muito importante para ser realizado antes da utilização terapêutica do cristal é a programação dele.

Para programar um cristal segure-o com suas duas mãos e leve-o até a altura do seu coração ou testa e pense claramente o que você deseja que ele faça, coloque sua intenção no cristal para que ele saiba em que lugar agir.

Cada cristal possui suas próprias atuações terapeuticas e formas de atuação, é importante conhecer um pouco sobre o seu cristal e escolher dentro dessa gama de atuações até 3 pontos que você deseja que ele trabalhe com maior intensidade e então dizer mentalmente para o seu cristal seu anseio.

Por exemplo: Sei que a ametista é uma pedra que serve para transmutar energias ruins em energias boas, posso programar uma drusa de ametista para que atue com seu poder de transmutação em todo o meu quarto. E então usarei essa drusa de ametista para atuar terapeuticamente e energeticamente no ambiente do meu quarto.

Ou pense em um quartzo verde, que é uma pedra com alto potencial energético de cura, posso programá-lo para curar uma parte específica do meu corpo e utilizá-lo sempre em contato comigo.

Quanto mais claro e específico for seu pensamento no momento da programação melhor! Caso você deseje mudar a programação basta limpar e reenergizar o seu cristal novamente para reprogramá-lo.

Meu gatinho Cometa fazendo terapia com pedra de quartzo rosa.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site