Já ouviu falar de bolo de churros?! Pois é, essa é uma moda que tá gerando euforia nos aniversários, trata-se de um bolo de canela confeitado com churros!
A ideia do bolo é genial e por isso comprei o desafio de fazer o bolo de churros vegano…E não é que deu certo?!
Aqui está a receita tradicional, mas pode receber adaptações quanto a cobertura… Afinal de contas não existe só um sabor de churros não é???
Ingredientes para os churros
1 e 1/2 copos de água
1 e 1/2 copos de farinha de trigo
3 col. de sopa de margarina vegetal
3 col. de açúcar
1 pitada de sal
Açúcar e canela para passar no final
óleo para fritar
Ingredientes para o bolo
3 e xic. de farinha de trigo
1/2 xic. de óleo vegetal
1 e 1/2 xíc. de água ou leite de coco
1 xíc. de açúcar
2 col. de sopa de canela em pó
1 col. de sopa cheia de fermento em pó
1 lata de doce de leite vegan – ou o equivalente feito em casa.
Modo de preparo
Para otimizar o nosso tempo vamos começar a fazer o bolo, em uma bacia misture todos os ingredientes deixando por último o fermento.
Unte a forma redonda com óleo e farinha de trigo caso ela não seja antiaderente.
Despeje a massa na forma e leve ao forno pré aquecido em temperatura máxima até que o bolo cresça e depois diminua para temperatura média até que asse por completo.
Enquanto o bolo está no forno vamos ao nosso churros! O processo do churros está dividido em duas partes: 1° Precisamos cozinhar a massa e depois moldamos e fritamos!
Para fazermos a massa devemos colocar a água com a açúcar na panela, esperamos esquentar bem, abaixamos o fogo, adicionamos a farinha de trigo mexendo bem para não deixar empelotar e colocamos por último a margarina vegetal (que se já estiver com sal não precisa colocar a pitadinha de sal na massa).
Vá mexendo bem a massa até que ela comece a desgrudar da panela e fique bem unida… É difícil de mexer mesmo!
Retire a massa da panela, coloque em uma bacia e espere que ela fique levemente morna para que você consiga manuseá-la.. é interessante peneirar um pouco de farinha sobre a bacia para que a massa não sue e produza água extra, a farinha irá dar uma ‘sugada’ na umidade!
Assim que o bolo estiver pronto coloque-o em um lugar bem ventilado para que ele esfrie ainda na forma.
Com a massa ainda morna tire pedaços pequenos e modele os churros, pode usar mais óleo nas mãos para conseguir manusear caso a massa esteja grudando.
Em uma panela com óleo quente frite os churros, escorra-os em papel toalha e por último passe-os em uma mistura de açúcar e canela, reserve-os.
Com o bolo frio desinforme-o, corte-o ao meio e coloque uma camada de doce de leite de soja ou outro doce de leite vegetal (você pode substituir o doce de leite por outro recheio), coloque a parte de cima do bolo e passe o doce de leite vegetal ao redor de todo o bolo e também no topo… O doce de leite servirá como uma cola que prenderá os churros.
Posicione os churros um ao lado do outro ao redor de todo o bolo.