Batata rosti é uma maravilha típica da Suiça, ela é vendida em dezenas de restaurantes aqui no Brasil por um preço bem salgadinho já que se trata de batata recheada com alguma coisa que para a maioria dos veganos é champignon ou tomate (porque a maioria esmagadora dos restaurantes que oferecem a batata rosti não pensam em nenhuma opção que não tenha ingredientes de origem animal e o que resta são apenas 2 ingredientes)….
Já que comer na rua nem sempre é possível e quando é possível não é barato que tal fazer em casa!?
Pra fazer em casa não existe nenhum mistério mirabolante ou a exigência de uma máquina especial, aqui vou te ensinar o passo a passo e dar sugestões de recheios.
Então prepare-se para descobrir uma maravilha internacional…
Ingredientes
Uma batata inglesa grande para cada rostie pequena que você desejar fazer.
Água para cozinhar as batatas
óleo vegetal
Modo de preparo
Siga atentamente as instruções dessa receita e não tente mudar essas regras, apenas confie que dará tudo certo, ok?!
Lave bem as batatas, encha uma panela com água e coloque a água para ferver. Quando a água estiver fervendo coloque as batatas inteiras com casca e tudo na panela e conte exatos 10 minutos.
Não pode deixar mais do que 10 minutos e eu sei que você deve estar pensando que a batata ficará crua, mas é isso mesmo.
Tire a batata da panela, espere que fique suportável segurar e então use a parte grossa do seu ralador e rale as batatas (com casca mesmo). Vá colocando tudo em uma bacia.
Você vai perceber que a batata ainda está meio crua, e que está ligeiramente grudenta, ela está perfeita para o nosso prato!
Depois de ralar toda a batata você vai levar a sua bacia para o lado do fogão, colocar óleo em uma frigideira antiaderente -sim, precisa colocar óleo. com o óleo quente, fogo baixo, coloque batata suficiente para forrar todo o fundo da frigideira, ajude com uma colher amassando levemente a batata e deixando ela uniformemente espalhada. Coloque sal nesta hora por cima da batata que está na frigideira.
Coloque o recheio de sua preferencia bem no meio da batata, tenha cuidado para que ele não fique muito perto da borda e vaze.
Comece a colocar com a mão mais batata a começar pela borda da batata e vá chegando para o meio. Com a ajuda da colher dê uma arrumadinha sem apertar muito.
Passe óleo em um prato e siga as imagens que mostram como virar a batata. Note que depois de virar a batata no prato eu escorrego a batata para a frigideira, por isso é importante passar óleo no prato, depois de fazer isso da primeira vez você não precisará passar mais óleo para a próxima batata.
Atenção: A batata deverá fritar por uns 5 min. de cada lado em fogo baixo, menos do que isso vai deixá-la pálida….
Ao virar a batata no prato coloque mais óleo na frigideira.
Dicas importantes e sugestões de recheio
O meu recheio preferido é o de mandioqueijo (produto da empresa Manioc) com tomate picadinho e orégano… Fica muito bom!
Você pode fazer um recheio de Tofupiri com orégano e tomate se não conseguir comprar o mandioqueijo.
Você pode usar azeitonas, tomate seco, proteína de soja e outros ingredientes para rechear sua batata também.
Uma dica importante é que você use um óleo vegetal mais ‘saudável’ para fritar as batatas, pois é o óleo que a deixará douradinha.
Use uma frigideirinha pequena, a menor que tiver e fará batatas individuais do tamanho perfeito, quanto maior é a frigideira mais difícil é de virar.
10 Comentários. Deixe novo
Que receita linda e bem explicada! Vou testar hoje no almoço! 🙂
Ebaaaa!!!! <3 Gratidão!!! ^.^ Espero que faça muito sucesso e fique uma MA-RA-VI-LHA! hahaha
Beijinhos libertários, Debbi C'ruz
acabei de comer essa batata, ficou uma delicia
Parabens
Opa, muito obrigada por retornar e deixar esse comentário Vera, fico muito feliz por saber que você aprovou a receita, muito feliz mesmo!!!
Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz!
Eu sou péssima na cozinha.. mas com um passo a passo desse fica fácil. Vou fazer. Obrigada querida!
Lydia, essa receitinha não tem erro… Aposto que você vai arrasar e tirar uma onda de chef super profissional com essa batata maravilhosa! Quando fizer manda uma foto pra gente lá pela página no facebook ou pelo nosso e-mail contato@jornadavegana.com
Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz
Acabei de saborear essa maravilha,fiz com recheio de espinafre e palmito, e no final polvilhei sementes dourada e preta de sementes de gergelim! Ficou lindo e delicioso, show de bola essa receita!