Argiloterapia – Argila terapêutica.

Desde a minha adolescência eu já utilizava máscaras de argila para combater acnes e controlar a oleosidade da pele, mas depois que me formei como fisioterapeuta e comecei a trabalhar mais com terapias naturais para a promoção de saúde e qualidade de vida eu tenho estudado mais profundamente sobre o uso da argila como recurso terapêutico e por isso resolvi escrever este artigo!

A argila é um produto natural, proveniente do reino mineral, que é utilizada há milênios pelos seres humanos com diversas finalidades terapêuticas e o seu uso faz parte de saberes ancestrais que hoje estão sendo resgatados e amplamente estudados pela ciência.

Como existem várias cores de argila e cada cor traz diferentes propriedades aqui vai uma pequena introdução a este universo maravilhoso de argiloterapia, com o qual eu trabalho (no Rio de Janeiro) e um passo a passo para quem desejar realizar a aplicação da argila em casa.

Argila em suas diversas cores

Argila Branca

A argila branca é a mais suave de todas as argilas, ela é excelente para clarear manchas (inclusive aquelas provenientes de acnes), suavizar a pele, reduzir linhas de expressões e regular a oleosidade excessiva.

A argila branca, como todas as outras, é ótima para combater inflamações cutâneas e é um ótimo cicatrizante.

Argila Verde

A argila verde é uma das mais utilizadas e conhecidas, ela é muito indicada para pessoas que sofrem com espinhas e cravos!

A argila verde funciona como um verdadeiro detox pro corpo, ela puxa pra si as toxinas e troca conosco nos doando seus minerais e nutrientes.

Como esta argila regula a oleosidade da pele ela não deve ser utilizada mais do que duas vezes por semana no rosto e preferencialmente você deve hidratar a sua pele após o tratamento com a argila verde.

Ela é cicatrizante e possui propriedades anti-inflamatórias que são ideais para a pele de adolescentes!

Argila Preta

A argila preta é uma das argilas mais potentes que possuímos, ela é indicada para meles mais maduras, com cravos, espinhas, manchas e marcas de envelhecimento.

Ela faz um trabalho de limpeza profunda na pele e restaura a vitalidade, brilho e suavidade da pele, removendo impurezas e oferecendo nutrientes importantes para a saúde da pele.

Ela não deve ser utilizada mais de uma vez por semana e é indicado que após a remoção da máscara de argila a pessoa receba (ou faça) uma massagem facial para otimizar a circulação sanguínea e hidratar a pele.

Essa argila preta tonifica a pele e a deixa com uma aparência mais descansada e jovial.

Argila Amarela

A argila amarela ou como também é chamada de argila dourada é uma argila muito indicada para peles maduras, pois ela estimula a produção de colágeno, auxilia no detox da pele, tonifica a musculatura da face e confere mais vitalidade para a pele.

Assim como as outras esta argila é um ótimo cicatrizante, mas em especial a argila amarela é um potencial rejuvenescedor!

Argila Vermelha

A argila vermelha neutraliza os efeitos dos radicais livres, promove uma limpeza profunda na pele como a de um peeling e além de ser ótima para suavizar linhas de expressões ela é indicada também para peles sensíveis!

Ela também estimula a produção de colágeno e funciona como um potente rejuvenescedor.

Argilas Mistas

Ainda temos duas cores de argila que não foram citadas acima, que são misturas também muito utilizadas, são elas: A argila Rosa que é uma mistura da branca com a vermelha e a argila Cinza que é uma mistura da branca com a preta. Elas são versões mais suaves mas possuem as mesmas propriedades que vermelha e preta.

Como preparar e aplicar

O primeiro passo é ter em mãos uma argila de boa procedência, própria para o uso no corpo humano, em seguida o preparo é muito fácil e simples:

Para cada colher de sopa de argila você deverá adicionar uma colher de sopa de água mineral ou de soro fisiológico. Misture bem até obter uma consistência pastosa.

Aplique sobre o rosto limpo e seco, tomando cuidado para não aplicar muito próximo da região dos olhos e sobre a boca ou fossas nasais.

Após aplicar uniformemente a máscara basta esperar de 15 a 20 min. ou até secar por completo e em seguida retirar lavando bem o rosto.

Vale a pena ressaltar que não se deve esfregar o rosto com a toalha após retirar a máscara e durante o período em que argila estiver secando deve-se evitar falar ou fazer movimentos com a musculatura do rosto.

Nunca aplique máscara de argila se você estiver com feridas abertas ou grandes alergias, você deverá consultar ao seu médico antes de realizar qualquer procedimento com argila nestes casos.

Contato para quem mora no RJ

Para quem mora na cidade maravilhosa, é vegano (ou simpatiza com a causa animal) e deseja fazer tratamentos com argila e outros procedimentos de estética e fisioterapia vou deixar o meu contato.

Eu atendo na Barra da Tijuca em um consultório próprio mas também faço atendimentos domiciliares na Barra da Tijuca e Recreio, todos os produtos utilizados são livres de ingredientes de origem animal e são de empresas que não realizam testes em animais!

Para agendar uma sessão basta mandar uma mensagem pelo whatsapp 021 994987882.

Gratidão e beijos libertários, Debbi C’ruz

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site