Acarajé vegano

O acarajé uma das comidas típicas da Bahia, chegou até nós através dos africanos que foram trazidos para cá como escravos e conquistou o paladar de todos, por isso é uma comida muito consumida até hoje e faz parte da tradição baiana.

O acarajé é um bolinho de feijão fradinho com cebola e sal frito no azeite de dendê, provavelmente sua origem sofreu a influência dos árabes que levavam o falafel para a Africa em suas incursões, onde por sua vez teve o grão de bico alterado pelo feijão fradinho.

Então o acarajé é uma comida africana mas muito difundida aqui no Brasil, principalmente no estado da Bahia, por esse motivo vamos colocar o acarajé na nossa lista de receitas regionais com a bandeira baiana.

Acarajé recheado com vatapá vegano e vinagrete.

Ingredientes

  • 250g de feijão fradinho deixado de molho por 12h antes do preparo
  • 1 cebola média
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 litro de azeite de dendê para fritar

Modo de Preparo

Para fazer o acarajé é um processo simples, porém demorado, que exige paciência. Começamos deixando o feijão fradinho de molho por 12h, em seguida jogamos a água do molho fora e colocamos o feijão numa bacia com bastante água, vamos precisas descascar o feijão.

Com as mãos vá esfregando o feijão até que ele se parta e solte a pele, vá descartando a água junto com as peles, faça isso quantas vezes forem necessárias até que o feijão esteja completamente sem pele.

Coloque no liquidificador uma cebola picada grosseiramente, o sal e o feijão já sem pele, se necessário adicione um pouquinho de água para ajudar a bater, mas a água deve ser colocada na menor quantidade possível, então se preciso bata aos poucos e vá misturando a massa.

Você deverá obter uma massa leve e homogênea, coloque essa massa numa bacia e com a ajuda de uma colher misture a massa até que ela fique bem airada e dobre de tamanho.

Numa panela não muito grande adicione o azeite de dendê e deixe esquentar bem, você deverá fritar a massa do acarajé colocando colheradas no azeite de dendê bem quente.

Doure dos dois lados e coloque no papel toalha para que o excesso de dendê seja removido.

Uma ótima opção é servir o acarajé recheado com vatapá e vinagrete!

Feijão fradinho que ficou de molho por 12h.

A pele do feijão fradinho que deverá ser descartada.

Feijão fradinho sem pele pronto para uso no acarajé!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site