A receita do arroz colorido com feijão guandú é uma receita inspirada no tradicional prato panamenho ‘arroz con guandú’, mas foi acrecida de alguns outros ingredientes que deixam esse arroz com um jeitinho especial e colorido.
O feijão guandú, ou como ele é também conhecido ‘Andú’ ou guando, é um feijão com um sabor muito marcante e é riquíssimo em nutrientes e proteína!
O nosso feijão guandú veio da África, pode ser consumido verde ou seco, sendo que o verde é realmente mais difícil de encontrar e consome geralmente quem tem o pé do guandú em casa ou quem tem a sorte de comprar com o feirante que tem o pé! Ah, é isso mesmo, o Guandú nasce em uma árvore e não como o nosso feijão preto…Por isso é uma ótima opção para quem tem um espaço reduzido no jardim e quer plantar algopara comer, pois ele dá muuuuuito feijão e ocupa no solo um espaço pequeno.
Essa receita foi feita com o feijão guandú aqui de casa!
Quando o guandu está ainda verde pode-se comê-lo cru, em saladas, em salsas ou até mesmo em risotos como se fossem ervilhas frescas… Já quando ele está mais seco as opções são muitas, desde farofa, sopas, o feião caprichado para consumir no dia a dia… O que sua imaginação permitir!
Essa receita por ser inspirada no tradicional arroz con guandú do Panamá entrará para a lista de receitas internacionais com a bandeira Panamenha!
Ingredientes
- 1 1/2 copos de feijão guandú verde
- 2 xícaras de arroz
- 1 pimentão amarelo pequeno
- 4 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 copo de milho verde cozido
- 1 tomate
- Sal a gosto
- 1 Col. de sopa de azeite de dendê ou azeite de oliva
- 1 pitada de canela em pó (é isso mesmo!!!) – Opcional
- 1 pitada de pimenta do reino
- Água o quanto baste
Modo de Preparo
Como o feijão guandú tem um sabor muito amargo comece colocando o feijão já lavado numa panela, cubra-o com água e deixe ferver, conte 5 minutos.
Enquanto isso vá descascando e picando os dentes de alho e a cebola.
Passados os 5 minutos escorra e descarte a água da fervura do feijão guandú, isso é necessário para diminuir o amargor do feijão.
Coloque o alho e a cebola para dourar no dendê ou no azeite, em seguida coloque o feijão na panela, mexa bem, adicione a pitada de canela (opcional), pimenta do reino e cubra com água.
Lave o arroz e adicione-o na panela, complete com água e coloque um pouco de sal, deixe cozinhar com a tampa entreaberta.
Enquanto o feijão guandú e o arroz cozinham vá picando o pimentão e a cenoura, quando a água da panela estiver secando adicione a cenoura bem picadinha, o milho verde e o pimentão, mexa bem, prove para ver se está bem de sal e se precisar adicione mais água.
Deixe cozinhar até que a água seque e que o arroz esteja macio.
Para finalizar basta fatiar o tomate e servir junto com o arroz colorido!
Meu pé de feijão guandú orgânico!
1 Comentário. Deixe novo
Bacana saber detalhes, cultura alimentar me fascina