Aqui em casa temos uma divisão básica de gostos: Uns amam lentilha e outros amam ervilhas… Para resolvermos de uma vez por todas esse problema resolvi preparar um guisado de lentilha com ervilha, um único prato que une esses dois ingredientes e que agrada a todos.
O guisado de lentilha com ervilha é uma opção barata, nutritiva e muito saborosa, principalmente para quem tem em casa apenas um pouco de ervilha e um pouco de lentilha e acha que pra cozinhar será preciso comprar mais desses ingredientes, nessa receita você junta os seus ‘pouquinhos’ e faz render que é uma beleza!
Antes de começarmos a nos deliciar com essa receitinha quero ressaltar algumas curiosidades sobre lentilhas e ervilhas.
Existem muitos tipos de lentilhas e ervilhas e de modo geral podemos afirmar que:
Lentilhas – Possuem grande teor de proteína, ótimas fontes de ferro, vitaminas do complexo B, por serem ricas em fibras elas ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Ervilhas – Ajudam a manter a saúde do coração devido a grande quantidade de flavonóides combatendo a formação de placas nas artérias, elas ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, são ricas em antioxidantes que ajudam a manter a saúde das células, previnem muitos tipos de cancer e ajudam a combater e a reduzir a diabetes.
Ingredientes
1 e 1/2 copo americano de lentilha
1 e 1/2 copo americano de ervilha seca
3 dentes de alho
1 cebola roxa pequena
1 copo americano de molho de tomate
Azeite o suficiente para refogar
sal e temperos como páprica, curry e pimenta à gosto
água o quanto baste
Modo de preparo
Pique o alho e a cebola, coloque-os para dourar com bastante azeite e em seguida despeje a lentilha e a ervilha já lavadas, misture bem e adicione água até a altura dos grãos na panela, coloque um pouco de sal.
Deixe cozinhar em fogo médio com a panela entreaberta até que a água esteja quase seca. Prove para verificar se a ervilha está macia pois ela é o grão mais duro e é ela quem determina quando a receita está realmente pronta, caso seja necessário adicione mais água aos poucos até que a ervilha fique macia.
Quando a ervilha estiver macia – não é preciso que esteja muito macia a ponto de se desfazer – é hora de adicionar o molho de tomate e os temperos em pó, misturar tudo, deixar secar um pouco e pronto!