Shimeji é um cogumelo, portanto ele é um fungo…. E diga-se de passagem que é um fungo delicioso!
O shimeji é rico em proteína, tanto quanto um pedaço de contra-filé, mas com até 12 vezes menos gordura… Ah, falando em 12 vale lembrar que esse cogumelo é rico em vitamina B12.
Quando as pessoas me perguntam sobre opções para substituir a carne de suas dietas a minha dica número 1 é sempre que essa substituição seja feita através de feijões, mas fora os feijões em termos de proteínas, diversidade de texturas, sabores e opções culinárias acabo aconselhando que a pessoa prove alguns tipos de cogumelos.
Cogumelos não são o tipo de comida mais barata do mundo, por isso saber pesquisar o preço é sempre a melhor opção pra quem quer economizar, em lojas de produtos orientais (em mercearias familiares de preferência) e até mesmo em sites pela internet é possível achar diversos cogumelos por um preço mais acessível. Compre as versões desidratadas pela internet e os frescos em lojinhas de produtos orientais e você fará um ótimo negócio.
Mas atenção, algumas pessoas possuem alergias a cogumelos então fique sempre de olho, lave e certifique-se sempre que o seu cogumelo não está infestado de bichinhos (o que é comum já que eles ficam muito tempo em contato com a terra e possuem gominhos que as vezes servem de casa para pequenos insetos)…
Em geral o segredo do shimeji está no tempero, ele serve para ser consumido puro (depois de refogado e temperado) ou como recheio de comidas orientais ou comidas do dia a dia… Tá aí uma ótima opção pra quem não curte a proteína de soja: A proteína do Shimeji – que é o próprio cogumelo! Ele fica ótimo em escondidinhos, em saladas, em sopas…
Apesar do cheiro nada convidativo do shimeji in natura (e eu realmente detesto esse cheiro) ele fica saboroso, aromatizado e suculento depois de pronto.
No mercado é possível encontrá-lo na parte de alimentos refrigerados e em duas versões, o branco (que é o que uso na receita) e o cinza.
Aqui no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, minha mãe consegue comprar uma bandeja com 200g de shimeji por 11 Reais em um hortifruti, mas ele pode ser encontrado por um preço mais barato em lojas especializadas… E os 200g rendem uma boa quantidade!
É preciso saber que cogumelos frescos tem uma data de validade curta, então nada de comprar exageros para estocar na geladeira!
Eles ficam prontos muito rápido e são uma opção saborosa para os dias em que você não tem muito tempo para cozinhar.
Assista ao vídeo receita do Shimeji ‘tradicional’.
A medida dos ingredientes usados na receita:
100g de shimeji
1Col. de sopa de margarina vegetal (pode ser substituída por azeite e um pouco de sal).
3 Col. de sopa de Shoyu
1 Punhadinho de cebolinhas
Sal a gosto
Modo de preparo – Para quem quer imprimir ou para quem não pode ver o vídeo.
1 – ‘Desfie’ os cogumelos, destacando um do outro.
2 – Lave bem os cogumelos e escorra a água.
3 – Coloque-os em uma frigideira ou panela e leve ao fogo baixo para que soltem a água que absorveram. Descarte a água que soltarem.
4 – Coloque a margarina vegetal na frigideira ou panela e misture bem.
5 – Acrescente o shoyu e se achar necessário um pouco de sal, misture e deixe secar um pouco.
6 – Com o fogo já desligado acrescente a cebolinha picada.
O shimeji é um alimento muito utilizado na culinária oriental e em breve ensinarei o passo a passo para a confecção de ‘temaki’ uma espécie de cone japonês feito de Nori e recheado…
Veja algumas fotos do Shimeji que eu preparei e inspire-se!