Não é todo mundo que gosta de berinjelas, eu mesma não curtia muito, mas de uns tempos pra cá tenho vencido preconceitos antigos e me permitido provar novos sabores… Pra minha surpresa eu descobri que eu gosto de berinjelas, eu apenas não gostava do modo como ela me foi apresentada antes!
Pouca gente sabe das propriedades nutricionais da Berinjela e por isso não costuma colocar esse alimento na mesa, então resolvi falar um pouquinho sobre esse alimento tão especial…
A Berinjela é rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas, ou seja, ela é uma poderosa aliada no combate ao câncer e na prevenção do mesmo.
A berinjela também dá aquela força para quem tem problemas de colesterol, constipação e ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, então se você tem ou conhece alguém que tenha diabetes tipo 2 indique essa receitinha!!!
Essa pasta de berinjela é incrivelmente saborosa e agrada inclusive aos que não são muito fãs de berinjelas.
É simples de preparar, então pros que estão dando os primeiros passos na cozinha ela é perfeita, não é cara e fica pronta rapidinho!
Ingredientes
1 berinjela grande ou duas menores.
1 Pimentão amarelo pequeno
1 Pimentão vermelho pequeno
Azeitonas a gosto
Sal, curry, páprica, alho – a gosto.
Um fio de óleo
Modo de preparo
Pique o alho (eu coloco bastante alho uns 5 dentes), doure no óleo.
Pique com casca e tudo a berinjela (veja se não tem bichinhos, é sempre importante conferir).
Coloque na panela e se necessário coloque um pouco de água pra não grudar no fundo, acrescente os pimentões, os temperos e as azeitonas.
A berinjela irá quase que desmanchar e ficará escura… Espere pegar o sabor do tempero e os pimentões amolecerem um pouco e prontinho!!!
Dicas importantes
Se você quer acertar em cheio na escolha do prato pra combinar com essa pasta pode apostar em crepes, salgados de forno, recheios de pães, pois a pasta fica maravilhosamente bem com essas combinações!
Você poderá passar em pães, torradas e até servir pura na comida! Eu gosto de pegar pão francês cortar em rodelas e colocar no forno com azeite e orégano por cima até ficar crocante e essa pasta fica ainda mais saborosa dessa maneira.
Se quiser inovar coloque uvas passas e deixe a receita com um toque agridoce!
3 Comentários. Deixe novo
olá !! Uma dúvida: a páprica da receita é a salgada? Pois tem a doce e a salgada…Grata!
Oi Josi!
Não tem páprica salgada não amiga! Deixa eu te contar uma curiosidade que aprendi sobre a páprica com um amigo que é ‘fera’ em temperos e especiarias: Páprica é nada menos que pimentão vermelho seco em pó! A doce é apenas o pimentão e a outra (que não é salgada e sim picante) é pimentão vermelho seco em pó com pimenta vermelha seca em pó… Curioso né?!
Se você gostar de um sabor mais picante poderá usar a páprica picante, mas se não curtir pode usar a doce (que não é picante, embora também não tenha sabor adocicado).
Um super beijo libertário, Debbi C’ruz
Muitíssimo agradecida Debbi!!!
Beeeeijos!!!!