O arroz de cuxá é um prato típico do Maranhão, lugar onde esta plantinha conhecida por diferentes nomes é mais abundante…
Aqui em casa temos uma plantação e chamamos de ‘Vinagreira’ mas ela também é conhecida como Agrião-de-guiné, Azedinha, Cururu-da-guiné, Graxa-de-estudante, Groselheira, Hibisco ou Papoula… São diversos nomes para uma mesma plantinha que tem ótimos efeitos medicinais e um sabor como diz um dos nomes ‘azedinho’.
A Vinagreira é rica em Vitamina C e Ferro, por isso se você conhece alguém com anemia pode passar essa receita que é ‘tiro e queda’… Ela atua regulando o colesterol e a pressão arterial e ainda ajuda a fortalecer a saúde do fígado.
Em homenagem ao Maranhão essa receitinha vai ganhar a bandeira do estado!
Ingredientes
Vinagreira ( ela murcha quando é cozida, então pegue uma quantidade maior)
Arroz cozido
Tomate
Pimentão
Cebola
Gergelim (opcional)
Alho
Azeite para refogar
Pimenta do reino
Sal
Modo de preparo
Lave bem as folhas da vinagreira, coloque-as em uma panela cheia de água para que murchem. Assim que murcharem deixe por mais uns 2 minutinhos no fogo, retire-as e escorra a água.
Pique o tomate, pimentão e cebola em pedaços pequenos.
Coloque a vinagreira em uma tábua e pique-a bem.
Em uma panela não muito pequena coloque o alho picado e doure-o no azeite. Refogue o tomate, pimentão e cebola, por último acrescente a vinagreira, o gergelim, a pimenta e o sal. Misture bem e prove pra ver se está bom de sal.
Vá adicionando o arroz já cozido aos poucos e misturando (em fogo baixo).
Dicas importantes
Se achar necessário coloque um pouquinho de água depois de refogar a vinagreira, caso a mistura fique extremamente seca.
Você pode acrescentar outros legumes (milho, ervilha, palmito, abobrinha, quiabo)…