Polenta frita

Essa receitinha de polenta frita é um sucesso por no mínimo 4 motivos: Ela é barata, ela é muito gostosa, fica sequinha, e é fácil de preparar!

Eu fiz pela primeira vez para um grupo de amigos, no grupo tinham duas crianças uma delas era a Maria, que sempre é muito sincera quanto ao sabor das comidas que prova… Ela viu o meu namorado passando com a polenta antes de fritar (já empanada) e falou: ‘Se isso fosse tudo pra mim eu comeria tudinho!’… Nós achamos engraçado e ficamos apreensivos para ver se ela iria realmente gostar, já que ela havia pensado que a polenta era batata frita!

Mas não é que a Maria adorou a polenta?! Ela comeu uma porção e elogiou até não poder mais a tal da polenta frita que ela insistia em chamar de batata frita!

A grande diferença entre a batata frita e a polenta frita é que o fubá tem outros nutrientes mais enriquecedores do que a batata, ele é rico em ferro, zinco, magnésio… E outros nutrientes que somam mais saúde ao nosso dia!

Essa é uma receitinha sem glúten, sem lactose, porém frita, o que requer moderação na hora de comer, mas se a ideia é comer fritura então vamos tentar variar um pouquinho dando uma chance a polenta frita e não apenas a batata!

Ingredientes

2 copos de fubá

4 dentes de alho

4 colheres de sopa de óleo vegetal

2 copos de água em temperatura ambiente

1L de água morna

1 colher de sopa rasa de sal

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Vamos precisar fazer uma polenta firme primeiro, então:

Antes de tudo coloque a água para amornar!

A primeira etapa do processo é bem simples, você deve peneirar o fubá (esse passo não é obrigatório, mas vale apena pois muitas farinhas vem com bichinhos e para não correr o risco é sempre bom peneirá-las),  juntar o sal e uma pitadinha de pimenta do reino.

Na bacia em que você peneirou o fubá acrescente a água em temperatura ambiente e então misture bem para diluir qualquer amontoado de fubá, fazemos desta forma pois a água morna torna a mistura pesada para mexer e nós não queremos uma polenta com bolotas de fubá!

Pique o alho e em uma panela doure-o com o óleo vegetal, assim que eles começarem a dourar coloque a mistura do fubá!

Agora é a segunda etapa: Coloque a água morna aos poucos misturando bem em fogo médio.

A mistura ficará bem firme  e estará no ponto quando começar a desgrudar da panela.

Com a mistura quente coloque em um recipiente, se você tiver um tabuleiro grande será mais rápido para resfriar e cortar as tirinhas para fritar, quando eu fiz não tinha e por isso demorei uns minutinhos a mais… Para agilizar coloque a polenta na geladeira por 15 minutos.

O importante é que a polenta não fique gelada mas fique firme.

Desinforme a polenta  e comece a cortar fatias não muito finas e nem muito grossas, se ao fazer isso você perceber que a polenta está grudenta e ainda quente leve novamente para a geladeira… Pois tem que dar pra cortar sem desmontar!

Corte as tiras na grossura desejada (eu fiz como se fosse tiras de batata frita), e passe no fubá.

Empanar no fubá vai deixar a fritura mais sequinha, mas só dá certo se a polenta ainda estiver levemente amornado.

Frite em óleo quente e deixe escorrer em papel absorvente antes de servir…

Aprecie com moderação!

Artigos Relacionados

4 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site