São muitos os motivos pelos quais alguns alimentos acabam ‘sobrando’, seja porque calculamos errado, porque nos preparamos para receber um número de convidados e na hora recebemos menos, ou porque erramos a mão na receita e o resultado final não saiu muito bom… Fato é que o desperdício de alimentos é um problema sério e que precisamos ter sempre uma ‘carta na manga’ para saber o que fazer quando ‘sobra comida’, porque se estamos atentos aos acontecimentos mundiais sabemos que na verdade pra muitas pessoas está faltando e por isso não é justo que joguemos no lixo qualquer alimento.
Aqui em casa sempre oferecemos almoços e jantares para amigos e frequentemente fazemos grandes quantidades de arroz e as vezes é justamente o arroz que acaba ‘sobrando’, e como todos aqui são muito exigentes por comer ‘arroz fresquinho’ temos sempre que dar um jeito do arroz que sobrou ser consumido todo.
O Bolinho de sobra de arroz tá longe de ser saudável, pois é frita, mas é uma alternativa super saborosa para não jogar um monte de arroz fora ou deixá-lo estragar na geladeira.
O ideal é calcular bem para evitar excessos e não deixar que o desperdício vire rotina, mas se uma vez ou outra sobrar arroz aqui está uma receitinha para dar fim ao arroz que ‘sobra’.
Ingredientes
Aproximadamente 2 xic de arroz
3/4 xíc. de farinha de trigo
Aproximadamente uma xíc. de água
Temperos variados a gosto -sal, pimenta, cebolinha, curry, orégano
1 col. de chá de fermento
óleo para fritar
Modo de preparo
Bata o arroz, a água e todos os temperos no liquidificador, adicione mais água caso seja necessário (se o arroz estiver parado e grudado no canto do liquidificador mexa e coloque mais água até que ele vire uma papinha).
Em uma vasilha coloque a batida e acrescente a farinha, prove pra ver se está bom de sal, por último acrescente o fermento.
Passe na farinha de trigo antes de fritar em óleo bem quente.
Dicas importantes
O tempero é a alma desse bolinho, deixe ele bem temperadinho pra ficar nota 10!
Frite em fogo baixo.
Esse bolinho pode ser feito com qualquer qualidade de arroz, incluindo o integral, o arbóreo (de risoto) e o de sushi!