Bolinho de cascas

Eu sou assumidamente uma viciada em batatas e cenouras, uso esses legumes praticamente todos os dias para diversas receitas, seja em sopas, em assados, em bolos… A questão é que sempre sobra muita casca.

A filosofia vegana está também conectada a ideia de uma culinária sustentável ecologicamente, e reduzir a quantidade de lixo ao fim de cada preparação gastronômica é uma ótima ideia a se pensar.

Naturalmente a comida vegana tem tudo para gerar menos resíduos, pois seja pela falta de opções ou pela questão de ‘comer saudavelmente’ usamos mais ingredientes integrais – isto é, não processados – o  que gera bem menos lixo ao decorrer e ao fim do processo.

O bolinho de cascas é uma receita de aproveitamento de cascas e é também um convite para reflexão sobre como podemos reduzir a produção de resíduos ao fim dos nossos preparos.

Agora vamos a ressalva: Para usar as cascas certifique-se de que você lavou bem as mesmas e que a batata e a cenoura são orgânicas! Caso contrário você continuará fazendo um grande bem ao meio ambiente e prejudicando a seu próprio corpo… Então fique atento(a).

Se suas batatas e cenouras não são orgânicas ainda é possível utilizá-las em compostagem caso você more em casa e tenha horta/jardim.

Ingredientes

Uma xícara de cascas de cenoura e batata

Uma xícara aproximadamente de farinha de trigo

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Temperos de sua preferência – orégano, curry, páprica. açafrão, coentro….

Uma colher de chá de fermento.

óleo pra fritar

Modo de preparo

Cozinhe as cascas bem lavadas até que fervam. Bata com um pouco de água da fervura no liquidificador só pra ajudar o aparelho a bater.

Em uma vasilha misture a farinha e os temperos, a massa tem que ficar consistente, porém ela sempre ficará grudenta, misture com uma colher e não com as mãos.

Esquente óleo e frite colocando colheres da massa na panela.

Dicas importantes

Se quiser passe os bolinhos na farinha de rosca, eu fiz isso em meia receita, porém, gostei muito mais deles sem a farinha de rosca! Ficam bem mais leves puros.

Eles crescem um pouquinho, não faça bolinhos grandes.

Se desejar coloque milho, ervilha e outros temperos.

Esse bolinho fica uma delicinha com um pouquinho de molho de pimenta jogado na hora por cima!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site