Reiki – Os 5 princípios

Reiki é uma técnica de equilíbrio energético e de cura através da imposição de mãos e projeção de símbolos próprios do reiki. É uma técnica milenar que foi redescoberta pelo japonês Mikao Usui.

A energia Reiki literalmente traduzida é a Energia Universal, uma energia que está disponível no universo para curar e equilibrar os nossos centros energéticos (também chamados de chakras).

A energia Reiki pode ser aplicada em pessoas, em animais, em comidas, em lugares e onde mais você imaginar… Ela é uma energia inteligente que só atua para trazer o bem, sendo assim, impossível de utilizá-la para propósitos maliciosos.

Para ser um canal por onde a energia Reiki passa é necessário ser iniciado e sintonizado por um mestre de reiki.

Já que para aplicar a energia Reiki é necessário passar por um treinamento e sintonização, o que é que qualquer pessoa pode fazer em relação ao Reiki?

No primeiro nível de sintonização nos são ensinados os 5 princípios do Reiki, são atitudes que nos comprometemos a viver ‘somente por hoje’, esses princípios podem e devem ser vivenciados por todas pessoas a fim de proporcionar um autoconhecimento e um equilíbrio na vida diária.

Quando falamos em viver algo ‘somente por hoje’ já estamos aprendendo a importante lição de estarmos presentes no ‘aqui’ e ‘agora’, deixando o que passou apenas na memória e o que virá apenas no futuro, sem ansiedade podemos construir um aqui e agora consciente.

Vamos aprender os 5 princípios do Reiki?! Que tal tentar colocá-los como seus princípios diários?

1° Princípio do Reiki

Só por hoje eu abro mão da raiva.

A raiva é sem dúvidas um dos sentimentos mais destrutivos que um ser humano pode ter.

Enquanto a raiva está contida somente no campo do sentir (e não do agir) ela se torna um mal que afeta primordialmente apenas quem a sente, visto que muitas vezes o alvo da raiva nem se lembra mais do  que aconteceu para desencadear aquele sentimento no outro.

Viver abrindo mão desse sentimento, ou seja, permitindo que ele aconteça mas não se permitindo apegar-se a ele, é uma tarefa desafiadora mas que traz consigo uma grande descoberta da verdadeira paz interior!

O que sentimos tem grande poder sobre o nosso corpo e muitas doenças são frutos de sentimentos não resolvidos emocionalmente, a neuropsicologia chama esse processo de adoecimento de somatização. Escolher não se apegar a sentimentos como a raiva é um caminho para a autocura.

2° Princípio do Reiki

Só por hoje eu abandono as preocupações.

Nós nos preocupamos basicamente por estarmos pensando em 2 momentos da nossa vida: Passado e futuro. Como o Reiki nos convida a viver o hoje toda preocupação torna-se desnecessária, se construirmos um ‘aqui e agora’ cheio de significado e presença então poderemos desfrutar uma vida sem preocupações excessivas.

Aprender a viver sem se preocupar é viver se ocupando com o presente, a pré-ocupação só acontece quando abrimos espaço em nossa mente para pensarmos nas coisas que já passaram ou que ainda virão, por isso ache algo para se ocupar positivamente agora.

Logicamente todos nós passamos por situações preocupantes como quando alguém muito próximo fica gravemente doente ou sofre um acidente, mas pense comigo: O que a sua preocupação irá mudar no quadro geral de situações como essas? Nada… Então ao invés de se preocupar com coisas que você não pode mudar porque não faz algo possível para aquela pessoa como por exemplo visitas, demonstrações de afeto e tantas outras coisas que podem ser feitas e impregnadas de amor e boas energias?

3° Princípio do Reiki

Só por hoje eu trabalho honestamente.

Na sociedade cada pessoa tem um papel fundamental para a harmonia geral, se cada um fizer a sua parte em cada tarefa desempenhada podemos transformar o mundo em lugar melhor.

Já imaginou a grande revolução que teríamos se todos os políticos fizessem o que lhes foi confiado pela população a fazer? Já pensou se todos estudantes estivessem atentos abertos para absorver todo o conhecimento que lhes for passado? Se todos os professores dessem aulas empenhadas em construir o saber para os seus alunos? Se todos os pais e mães cumprissem com o seu papel de educar, cuidar e criar seus filhos da melhor forma possível? Tudo isso nos faz pensar que se todos dessem o melhor de si no que fazem teríamos menos problemas e mais paz e equilíbrio na sociedade.

Não podemos obrigar o outro a dar o melhor de si no que faz, porém podemos entender que a sociedade precisa que nós comecemos a mudar a nossa forma de pensar nas nossas tarefas, pois se nós estivermos comprometidos a trabalhar honestamente, isto é, dando o melhor de nós no que fazemos, poderemos mudar a vida de algumas pessoas e quem sabe essas pessoas também não se motivem e comecem a fazer o mesmo!?

Se hoje andamos por ruas limpas é graças ao trabalho de varredores que fizeram a tarefa proposta em sua profissão, se moramos em casas e prédios que não caem, estamos mais seguros porque houve uma equipe de pessoas que fez o trabalho de confecção de material, de entrega e de construção dessas moradias… Imagina se o engenheiro responsável por um prédio o projeta de qualquer forma… Isso com certeza afetaria a vida de muitas pessoas e até mesmo as colocaria em risco.

Faça sempre o seu melhor sabendo que outras pessoas dependem de você.

4° Princípio do Reiki

Só por hoje eu demonstro gratidão.

Ser grata(o) é algo extraordinário, pois demonstra que reconhecemos as coisas boas que nos acontecem, porém é importante que além de sermos gratos demonstremos a gratidão que sentimos, assim os outros poderão compartilhar de uma corrente de sentimentos bons.

Existem muitas formas de demonstrar gratidão, podemos falar, podemos presentear, podemos retribuir ou até mesmo agir, sem nada dizer, apenas agraciando a alguém que não necessariamente precisa ser a mesma pessoa ou ser que nos gerou a gratidão.

Certa vez fiquei muito doente e uma corrente de pessoas se formou para me ajudar a melhorar, eu nunca pude retribuir para aquelas pessoas o que elas fizeram por mim, mas tempos depois quando melhorei eu pude ajudar a outras pessoas que estavam passando por problemas de saúde parecidos com o meu e que as vezes não podiam pagar pelo tratamento, essa foi uma das formas que encontrei para expressar a minha gratidão além de falar para aquelas pessoas o quanto sou grata pelo que fizeram por mim.

A gratidão é como uma semente de bondade, ao plantarmos a gratidão basta que esperemos para colher seus frutos ou que sigamos adiante com certeza de que um dia alguém ao passar por aquele caminho ou pessoa poderá colher o fruto da gratidão que ali plantamos.

Não viva nem mesmo um único dia sem demonstrar gratidão e você descobrirá dezenas de motivos pelos quais você é grata(o), se não conseguir pensar em nada faça um lista com as coisas mais simples como abrir os olhos, enxergar, sentir cheiros e tudo o mais que te parece normal mas no fundo é um grande milagre da vida e certamente você conseguirá listar muitos motivos pelos quais você deve ser grata(o).

5° Princípio do Reiki

Só por hoje eu sou gentil e amável com todos os seres vivos.

O último princípio do Reiki é sobre ser alguém mais amoroso, gentil e respeitoso com os outros seres vivos, sabendo que nós precisamos uns dos outros para existir!

Estamos todos conectados, devemos agir com respeito e amor pois é assim que desejamos que os outros nos tratem… É muito importante perceber o quanto somos parte de um mesmo planeta e precisamos nos preservar.

Que tal tentar ser a pessoa mais gentil e amorosa com quem alguém pode encontrar hoje e assim marcar positivamente a vida de muitas pessoas? Ah, e lembrando que isso não se restringe apenas aos seres humanos ok? Você pode e deve ser gentil com os animais, ser respeitosa(o) com seu alimento, com as plantas e tudo mais…

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site