Receita de feijoada vegana completa

Se você veio a procura de uma simples receita de feijoada vegana pode dar meia volta, porque aqui está uma receita de feijoada vegana ultra, mega, power, turbinada e completíssima!!!

Uma receita não descreve isso aqui não! Esse é um verdadeiro tutorial para que você ofereça a feijoada vegana perfeita para seus convidados, então se ligue nas duas etapas desse post, na primeira etapa vou dar as dicas, manhas e truques para a feijoada completa e perfeita, na segunda etapa vou ensinar a fazer a nossa receita de feijoada vegana com os links dos acompanhamentos!

Cuidados anteriores

Existem alguns cuidados que você deve ter antes do dia da sua feijoada para que ela se torne realmente especial, saborosa indiscutivelmente nutritiva!

Então aqui vão os cuidados que fazem toda a diferença:

Escolhendo os ingredientes

Para fazer a feijoada vegana, assim como a feijoada não vegana, a qualidade dos ingredientes é algo que faz toda a diferença, então vale a pena comprar ingredientes orgânicos, principalmente o tofu!

O ingrediente chave é o feijão e existem dezenas de tipos de feijões, o mais utilizado para feijoadas é o feijão preto, mas como a nossa feijoada vegan é e pode ser exótica, exclusiva, glamourosa e tudo de melhor você pode escolher outro feijão de sua preferência para usar… Eu mesma usei um feijão vermelho para essa receitinha, pois gosto de variar e sair do básico… Aliás, se você quiser fazer um evento para muitos amigos pode inclusive servir vários tipos de feijões diferentes… Só pesquise antes para saber se o feijão não é próprio para salada ou outros preparos diferentes.

Se você vai servir salada e uma farofa de couve compre as verduras frescas e preferencialmente orgânicas.

O tofu deve ser firme para não desmanchar facilmente no preparo, prefira também o orgânico.

Quanto ao arroz não faz diferença ser do branco (que é mais tradicional para essa receita) ou do integral.

O Segredo do feijão perfeito

Todo mundo (inclusive quem não é vegetariano) sabe que alguns alimentos como repolho, lentilhas, ervilhas (as de verdade e não as enlatadas), soja e feijões tem algo em comum: Eles fazem com que fiquemos com muitos gases!

Então parece uma verdadeira loucura oferecer uma refeição onde o prato principal faz todo mundo ficar soltando pum e arrotando sem parar não é!?

Para solucionar esse probleminha ‘técnico’ há um truque muito simples: Coloque o feijão de molho de 8 a 12 horas antes de cozinhar!

Lembre-se apenas de trocar a água do feijão depois de 6 horas… Então fica assim: 12 h antes de cozinhar o feijão coloque-o de molho e troque a água na metade do tempo (mais ou menos na metade do tempo).

No artigo que eu ensino a melhor forma de preparar arroz aconselho a deixar o arroz de molho também, então pode aproveitar para deixar o arroz de molho ao mesmo tempo! Para ver o artigo do arroz clique aqui.

Para que esse feijão fique realmente ‘perfeito’ capriche nos temperos e deixe o caldinho engrossar, mas quanto a isso eu falarei daqui a pouco!

O Sabor do dia seguinte

O sabor do feijão no dia seguinte é indescritivelmente melhor do que o sabor dele no dia em que é feito, isso acontece com praticamente todos os pratos que levam muitos temperos, tal como a moqueca de banana da terra.

Se você deseja um sabor incrível faça o feijão na véspera!

Outras coisas não ficam tão saborosas depois, é o caso da couve, dos sucos que serão servidos, da laranja ou abacaxi picadinhos que irão para a mesa…

Os acompanhamentos tradicionais

Toda feijoada exige acompanhamentos tradicionais e talvez você já saiba quais são eles, então para sair do óbvio vou explicar o motivo pelo qual esses ingredientes que estão presentes na mesa junto com a ‘feijoada’ formam a combinação perfeita!

1 – Arroz – Além de ser um ingrediente acessível a maior parte das pessoas o arroz geralmente tem um sabor bem neutro, pode ser preparado com pouco sal e é um alimento leve, mas além de tudo isso ele forma uma combinação perfeita com o feijão, eles se complementam em nutrientes e geram um equilíbrio muito legal pra nossa saúde… Então sabor e nutrição caminham de mãos dadas com essa mistura!

2 – Farofa – A farofa oferece uma textura diferente aos outros alimentos… E um prato realmente incrível precisa ter essa diversidade de texturas e como a feijoada é extremamente ‘molhadinha’ a farofa confere uma textura especial… Seja uma farofa simples ou combinada ela precisa manter sua ‘crocancia’!

3 – Couve – Ela pode estar misturada com a salada na forma de salada de couve (eu particularmente prefiro essa versão) ou simplesmente refogada! Ela é uma verdura riquíssima, que entra no lugar da saladinha, completa com nutrientes e dá uma nova cor a nossa feijoada, sem falar novamente da questão de ter uma textura diferente que irá acrescentar um toque especial.

4 – Uma fruta como Laranja, abacaxi, limão ou tangerina – A vitamina c e a acidez dessas frutas ajudam o nosso corpo a fazer a digestão da feijoada que costuma ser bem pesada (ok, a feijoada vegana é bem menos pesada) e como geralmente as pessoas comem além do que devem comer em feijoadas elas entram como aliadas contra a azia e má digestão.  O interessante é servir pedacinhos dessas frutas e também um suco feito com elas.

Esses são os acompanhamentos básicos para sua feijoada perfeita!

Veja o link das receitas de acompanhamentos clicando abaixo em:

Arroz Integral 

Farofa de couve

Couve à mineira

Farofa de jaca verde

Farofa de cenoura

 

Receita da feijoada

Ingredientes

500g De feijão (usei o vermelho)

1 Cenoura grande

2 Batatas grandes

1 Pimentão vermelho grande

Azeitonas verdes a gosto

2 Folhas de louro

5 Dentes de alho

1 Cebola grande

250 g de tofu firme

Cheiro verde a gosto

Óleo para refogar

Sal a gosto

Água o quanto baste

Páprica, pimenta do reino preta e cominho em pó a gosto.

Modo de preparo

Pique o alho e a cebola, coloque para dourar em uma panela grande com um pouco de óleo (uma colher de sopa mais ou menos).

Escorra a água do feijão que ficou de molho, lave rapidamente e assim que a cebola e o alho estiverem douradinhos acrescente o feijão, misture bem.

Adicione água na panela até cobrir por completo o feijão e passar 3 dedos, coloque duas folhas de louro na panela e tampe, deixe cozinhando em fogo alto.

Enquanto o feijão está cozinhando é hora de ir picando os outros ingredientes que serão acrescentados depois!

Lave bem a cenoura, as batatas e o cheiro verde.

Vamos começar com a preparação do tofu, corte em cubinhos não muito pequenos e coloque os pedacinhos mergulhados em uma água temperada com curry, páprica, sal, pimenta ou qualquer outro temperinho de sua preferência, ele será o último ingrediente a ser misturado na nossa feijoada, mas deve ficar de molho para absorver o tempero. Deixe-o assim em um canto.

Pique a cenoura e as batatas em pedaços não muito pequenos e nem muito grandes, veja um tamanho médio segundo o  seu ‘olhometro’, mas reserve em potes diferentes  pois serão acrescentadas em momentos diferentes! Ah, se forem orgânicas não precisa tirar a casca não, pode usar com tudo!

Pique o pimentão em tiras e depois reduza a tiras menores, mas que também não sejam muito pequenas… Precisam caber no garfo, mas se você deixar muito pequeno eles vão sumir ao serem postos na panela!

Descaroce as azeitonas caso você tenha sido mão de vaca na hora da compra e tentado economizar feito eu… deixe pedaços grandes.

O feijão precisará de mais água para cozinhar, então fique atento(a) para não deixar queimar… quando a água reduzir a ponto de ficar  perto do mesmo nível que os grãos adicione mais água!

Depois de 30 minutos de cozimento com a panela fechada e fogo alto (tendo provavelmente adicionado mais água durante esse tempo) você pode colocar as cenouras, passado mais 15 minutos coloque as batatas.

Prove para ver se o feijão está ficando macio. Aos 50 minutos aproximadamente o seu feijão já deve estar ficando macio… então é hora de adicionar os temperinhos!

Coloque todos os temperos em pó que você desejar, lembrando de colocar em pouca quantidade e ir provando para não correr o risco de estragar completamente uma quantidade absurda de feijão por errar a mão na pimenta ou sal! Mas atenção: Não é pra colocar o cheiro verde agora!

Vá adicionando mais água conforme precisar de tempo para que o feijão fique macio…

Quando o feijão estiver totalmente macio adicione o pimentão e as azeitonas, misture, prove os temperos, ajuste o sabor do sal.

Abaixe o fogo e adicione os cubinhos de tofu, agora vamos engrossar um pouco o caldo, caso ele já esteja grosso ok, desligue o fogo, caso o caldo esteja beeeem líquido deixe cozinhar destampado em fogo baixo até engrossar um pouco.

Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde e misture.

*Você pode fazer a receita em panela de pressão, mas cozinhando lentamente o sabor penetra melhor no feijão… E melhor ainda se for em panela de barro!

Dicas Importante

Eu jamais poderia encerrar este post sem fazer francamente com os veganos que desejam fazer feijoadas o seguinte recado:

Feijoada e sopa de feijão são coisas bem diferentes!

Você pode adicionar mais ingredientes vegetais, pode mudar alguns deles conforme o seu gosto… Mas perceba o seguinte:

O ingrediente em maior quantidade deve ser o feijão.

O tamanho dos legumes e a forma como são adicionados para o tempo de cozimento ideal faz toda a diferença!

Caso você decida colocar todos os ingredientes juntos na panela você terá um grande problema no resultado final… A cenoura e a batata por exemplo ficam prontas em tempos diferentes, se você despejar as duas juntas terá de escolher entre deixar a batata extremamente mole, quase uma pasta ou deixar a cenoura dura… E se resolver colocar o tofu antes ele pode se desfazer dependendo da consistência e tamanho do corte… Então respeite o tempo de cozimento para não empapar tudo e tornar a feijoada em sopa.

 Existem muitas opções que podem entrar em uma feijoada vegana, essa receita é sem glúten, porém uma boa dica  (com glúten) é acrescentar seitan no lugar do tofu,  e caso você não goste de pimentões pode retirá-los e colocar outro ingrediente… Na verdade tudo é substituível, mas vale lembrar que nem tudo combina e que as vezes fazer algo mais simples tem um resultado mais saboroso do que colocar um monte de ingredientes na panela.

Artigos Relacionados

30 Comentários. Deixe novo

  • Olá, tenho uma dúvida: se a feijoada for feita no dia anterior, o tofu e os outros ingredientes nao vao ficar mole? abs.

    Responder
    • Oi Guilherme!

      Boa pergunta!

      Não ficam molengos não! O tofu fica infinitamente melhor no dia seguinte porque o caldo do feijão consegue penetrar melhor nele, mas a dica é que você compre um tofu firme e não a versão soft, pois essa mesmo antes de qualquer preparo já se desfaz (eu amo essa consistência para rechear salgadinhos ou para fazer uma ricota de tofu, mas para feijoada é a menos indicada), o tofu defumado é o melhor de todos para a feijoada, mas uma versão firme (como é o caso do que eu usei na receita) fica perfeito também!

      =) Um beijo libertário, Debbi C’ruz

      Responder
      • Uma sugestão para que o tofu firme fique mais firme é cortar em formato de cubinhos sobre um pano de cozinha limpo, cobrir com a outra parte do pano, colocar um pouco de peso e esperar até a maior partem da água ser absorvida pelo pano. Dá certo.

        Responder
  • Olá! Se o feijão estiver cozido, dá certo? É preciso inverter a ordem dos ingredientes? Gostei muito da receita e das dicas. Abraços

    Responder
    • Olá Thiago!

      Se o feijão estiver pronto cozinhe os legumes em outra panela e deixe para misturar com o feijão o tofu e as azeitonas juntamente com os legumes, quando eles estiverem macios, leve ao fogo novamente o feijão só pra que os legumes absorvam um pouco do caldo… Dá certo sim, mas fica ligeiramente diferente da receita original… =)

      Quando fizer mande-nos uma foto:Pela nossa página no facebook ou pelo nosso e-mail: contato@jornadavegana.com

      Um super beijo libertário, Debbi C’ruz.

      Responder
  • Olá, nunca comprei tofu. Podem me dar alguma dica de como escolher um mais firme?
    Obrigada

    Responder
    • Oi Ana!

      Na embalagem do tofu vem escrito se ele é soft, firme ou defumado (mais firme ainda)… Não sendo o soft já dá muito certo! Aliás, aproveita que você vai comprar tofu e dá uma olhadinha no nosso especial com 10 receitas que utilizam Tofu de forma incrível e saborosa, caso não use todo o tofu na feijoada receita é o que não vai faltar pra você!

      http://jornadavegana.com/10-receitas-veganas-com-tofu/

      Um beijo libertário, Debbi C’ruz

      Responder
  • Fiz essa receita nesse final de semana e ficou uma DE LI CIA. Amei! Super simples de fazer e o resultado final é super saboroso (:

    Responder
    • Obaaaa!!! É sempre gratificante saber que de alguma forma o Jornada Vegana ajudou a tornar a refeição de alguém mais gostosa! <3 =D Obrigada por voltar aqui e nos contar a sua experiência, certamente outras pessoas terão o seu relato como incentivo para também se aventurarem a testar a receita!

      Um grande beijo libertário, Debbi C'ruz

      Responder
  • Olá! Será que tem problema congelar essa feijoada?

    Responder
    • Olá Fernanda!

      É possível congelar sim, fique atenta com a data de validade do Tofu para não passar, sem o tofu ela pode ser congelada por até 1 mês!

      Um beijão libertário, Debbi C’ruz

      Responder
      • Acho que a batata cozida não fica legal quando é descongelada. Fica com uma textura esquisitinha, farinhenta. Se for congelar, melhor fazer sem batata.

        Responder
  • Tereza Guedes
    2 de julho de 2017 23:35

    Pode fazer em panela de ferro?

    Responder
  • Letícia Autieri
    19 de julho de 2017 09:46

    Bom dia! Quero fazer essa feijoada no almoço de aniversário da minha filha. Gostaria de saber quantas pessoas serve essa quantidade de ingredientes.

    Responder
  • Olá,
    usando as quantidades usadas no post, a receita serve quantas pessoas?

    Responder
  • Oi, Dennis. Amei a receita e vou fazer logo, mas tenho uma dúvida: quero fazer com tofu defumado. Esse tipo de tofu tb deve ser colocado de molho com os temperos, como o tofu firme?

    Responder
    • Olá Ana, não precisa colocar o tofu defumado para marinar não, ele já tem um tempero e cheiro específico, então é só colocar na panela no final da receita e aproveitar porque ficará ótimo!

      Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz

      Responder
  • Na que eu costumo fazer, além destes ingredientes, sempre adiciono abóbora cabutiá, vagem, maxixe e antes de servir, couve rasgada. Minha família ama e no restaurante nada sobra.

    Responder
  • Mikaella Noleto Santos
    8 de fevereiro de 2018 21:18

    Nossa, acabei de fazer e ficou surreal! Obrigada pelas dicas, colocar pouca quantidade de vegetais realmente faz muita diferença pra que não cubra o sabor do feijão. Como aqui em casa não tinha tofu, coloquei champignon ao curry e pvt frita ( sem hidratar), de vegetais pus cenoura, beterraba e macaxeira, a beterraba deixou a feijoada Ainda mais escurinha. Amei. Ahh, e obrigada pela dica do abacaxi, eu não sabia que combinava, aqui em casa não tinha laranjas e então como vi aqui q poderia ser usado o abacaxi resolvi testar. E ficou maravilhoso! Acho q agora gosto mais de feijoada com abacaxi do que com laranja rsrsrs.

    Responder
  • Oii, tem algum problema se substituir a azeitona verde por azeitona Roxa??

    Responder
  • Olá!
    Vou fazer a receita esse final de semana. Posso colocar tofu e seitan? Fica bom ou fica muito estranho?

    Responder
  • Olá!
    Depois que eu testei esta receita, quero comer feijoada vegana todos os finais de semana.
    Obrigada pelo critério nas informações, auxiliou bastante no momento do preparo. Na minha versão, eu acrescentei tofu defumado e nabo. O uso do caldeirão de barro potencializou o sabor! Axé!

    Responder
    • Olá Liz!

      Que maravilha!!! É ótimo quando nos apaixonamos por uma comida e a queremos sempre, ainda mais sendo algo saudável! Gratidão pela dica do tofu defumado e nabo… Certamente será útil para os próximos leitores que vierem até aqui nos comentários.

      Um grande beijo libertário pra você, muito axé, Debbi C’ruz

      Responder
  • Fiz hoje mesmo, parabéns, estava muito boa, a única diferença é que usei feijão preto que é mais rico em proteína.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site