Pão de milho é uma das maravilhas do universo dos pães, eu e tooooodos (sem exceção) aqui em casa somos viciados nessa belezinha!
O pão de milho cai super bem no café da manhã, no meio da madrugada quando bate aquela fome ou em lanches e se torna ainda mais irresistível quentinho ao sair do forno!
Ingredientes
Uma grande dose de paciência e amor! *
2 copos de água morna
30g de fermento biológico fresco
1/2 copo de óleo
1 col de sopa de extrato de soja
1 lata de milho verde (da melhor qualidade com água e tudo).
1 kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
*sem paciência não dá o ponto da massa e sem amor não cresce tão bem, esses são os ingredientes mais importantes para o preparo de qualquer pão!
Modo de preparo
Coloque numa bacia grande a água morna (não pode estar quente, tem que estar levemente amornada), a açúcar e o fermento, não mexa, espere que ele faça uma espécie de espuma…
Enquanto você deixa o fermento sendo ativado coloque o milho com a água que vem dentro da latinha e o óleo no liquidificador, bata tudo até formar uma pasta homogênea.
Misture a pasta de milho com o que já está na bacia, acrescente o extrato de soja e já peneirando a farinha de trigo aos poucos e misturando, quando você tiver despejado cerca de meio pacote acrescente o sal e fique atento ao momento em que começar a ficar complicado mexer com a colher para então colocar as mãos na massa.
Você não usará 1kg de farinha! Mas como muitas coisas podem variar, desde o tamanho do copo de água como da quantidade de água na lata de milho o ideal é que você vá sovando a massa e acrescentando farinha aos poucos, assim que desgrudar das mãos pare de adicionar a farinha e continue trabalhando a massa.
Essa massa não desgruda 100% da mão, ela fica menos pegajosa, mas afundando os dedos ainda grudará um pouco, o segredo é usar sempre as palmas das mãos para amassar e se necessário untar sempre com óleo e usar um pouco mais de óleo na massa.
Deixe a massa descansar na bacia coberta por um pano de prato por aproximadamente 40 min.
Amasse novamente a massa para tirar o ar, modele os pães no formato e tamanho que desejar e deixe crescer no tabuleiro untado com óleo por 30 min.
Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 20 min. ou até assar.
Dicas importantes
Pra quem gosta de erva doce pode acrescentá-la a massa quando for trabalhar com a massa pela segunda vez antes de modelar.
Você pode pincelar esse pão com água e jogar fubá por cima, ou pincelá-lo com molho de tomate, ou shoyu ou azeite.
Depois de tirar do forno coloque os pães sobre um pano de prato para que não suem e fiquem molengas perdendo a característica crocante, para guardar embrulhe-os em pano também e deixe fora da geladeira em um pote com tampa!