Panelas: Qual é o melhor material?

Você, assim como eu, pode amar cozinhar, mas ninguém gosta de ficar perdendo tempo na cozinha, não é mesmo?! Escolher a panela ideal te poupa um tempo precioso, principalmente naqueles dias em que você está com pressa e precisa otimizar seu tempo na cozinha.

Eu te convido a conhecer um pouco sobre o vasto universo das panelas e ao longo deste post pretendo mostrar de forma objetiva os principais pontos que devemos nos atentar quanto ao material das panela e deixarei minha opinião pessoal, essas dicas podem ajudar aos cozinheiros amadores como eu, orientar aqueles que desejam comprar panelas novas e instruir os que estão começando a cozinhar agora e ainda não entendem nada de cozinha e muito menos de panelas! Vamos lá?!

Do que são feitas as panelas?

Conhecer o material usado na confecção das panelas que temos é algo importantíssimo pois eles interferem no tempo de preparo e na praticidade para limpar tudo depois e sabendo suas características podemos aumentar a vida útil das nossas panelas e fazermos compras inteligentes na hora de escolhermos as próximas!

Hoje sabemos que existem alguns materiais mais recomendados que outros não apenas pela praticidade, mas pela própria questão de higiene, pois alguns materiais absorvem mais os resíduos que ficam entranhados na própria panela e outros chegam a soltar camadas de metal na comida… Isso tudo deve ser levado em conta na hora de escolher a sua panela ideal.

Mas não precisa entrar na paranoia achando que só um tipo de panela é legal e as outras não prestam,  seja pé no chão e veja o que você realmente precisa, o quanto pode investir (pois os preços variam muito dependendo do material) e o que no final das contas valerá a pena pra sua realidade atual…

Panelas de alumínio.

Quanto ao custo: É uma das mais baratas quando comparada as outras.

São boas para: Fazer frituras onde o conteúdo fique inteiramente imerso no óleo, para dourar alimentos, reconhecidamente boas para fazer doces. Elas proporcionam um aquecimento rápido e bem distribuído, por isso grudam menos os alimentos no fundo da panela.

Ponto de alerta: Ela risca facilmente, o alumínio é tóxico para a nossa saúde então deve-se ter o cuidado de nunca colocar a panela na geladeira com a comida e retirá-lo da panela quando ela ainda estiver quente, deve-se ter cuidado também ao utilizar muito sal e produtos ácidos na panela, pois acredita-se que esses componentes façam com que mais alumínio se solte ao longo do uso…. Maaaaas, há quem diga que isso é uma grande história da Carochinha e que todos podem usar sem medo esse tipo de panela, porém, é sempre bom ficar de olho e como ainda existe grande divergência sobre o assunto até mesmo no meio científico deixo aqui o alerta.

 

Minha opinião pessoal é que se você estiver pensando em comprar panelas novas não escolha esse tipo de material, pois hoje em dia existem muitos outros com preço acessíveis, não tão baratos, mas com formas de pagamento facilitado e que podem ser menos ‘polêmicos’.

Sou do tipo de pessoa que na dúvida prefere não arriscar, afinal de contas com saúde não se brinca… Mas se você já tem essas panelas pode continuar usando, tente apenas seguir as dicas dadas anteriormente.

Panelas de Aço Inox

Quanto ao custo: Tem uma faixa média de preço, ou seja, não são muito caras, mas também não são muito baratas… E dependendo da marca elas podem sim ter um preço bem salgado.

São boas para: Essas panelas são utilizadas por grandes chefes da gastronomia mundial, elas possuem durabilidade e beleza e ainda garante um aquecimento rápido da comida. São indicadas para  o preparo de cozidos, refogados, caldos, massas, molhos e todas as receitinhas que precisam de muito calor e cozimentos rápido.

Ponto de alerta: São péssimas para frituras, pois elas aquecem muito e em bem pouco tempo e isso faz com que a panela queime o óleo.

Esse não é o tipo de panela que você pode deixar cozinhando o alimento enquanto assiste televisão ou usa o computador, pois facilmente queimará a comida se você não ficar de olho.

Ela aquece muito e boa parte dessas panelas tem suas alças feitas também de aço inox o que gera um calor nas alças e pode provocar queimaduras nas mãos das pessoas que não tem muita prática na cozinha, e isso vale também para  a própria tampa da panela que por vezes superaquece.

Muitas panelas de aço inox levam níquel na sua composição e podem soltá-lo, então em geral os fabricantes recomendam que se ferva água nas panelas antes de usá-las.

Minha opinião pessoal é que se você já manja bem dos ‘paranauês’ da cozinha esse tipo de panela é muito bom, mas se você não tem o hábito (e nem pretende ter) de cozinhar elas podem ser um tiro no pé.

Seja para os amantes da cozinha ou para os aventureiros de plantal a dica pra comprar dessas panelas é procurara modelos com alças e cabos emborrachados ou com outro material que não aqueça tanto, isso realmente evita acidentes na cozinha!

Embora elas durem muito tempo o que determina se durarão com boa qualidade é o cuidado com o manuseio, muitas dessas panelas tem um fundo mais grosso, porém algumas não possuem e se você ficar socando alho na panela isso irá deformar o fundo dela, o que ao longo de alguns anos poderá tirar a estabilidade da panela na boca do fogão… o que é um grande problema se você não tem alças feitas de outro material…

Panelas de Cerâmica

Quanto ao custo: Essas panelas são caras, mas o custo benefício compensa, porém por motivos que serão expostos a seguir não vale a pena pagar barato por elas!

São boas para: Alimentos que serão cozidos por um longo período de tempo, pois elas mantem um calor constante e não grudam  o alimento no fundo.

Ponto de alerta: É preciso ter cuidado na hora de comprar pois as artesanais geralmente são feitas utilizando metais pesados como o chumbo o que é altamente tóxico para a saúde, essas panelas devem preferencialmente ser de uma marca conhecida (porque as grandes empresas se preocupam com a questão da segurança dos produtos vendidos e poderiam facilmente ser denunciadas já que muitas pessoas compram) e obrigatoriamente devem conter um selo que garanta que não foi usado nenhum metal pesado na confecção.

Minha opinião pessoal é que essas panelas são ótimas! Elas são realmente muito caras, mas são lindas , dão um toque especial ao visual na cozinha e são capazes de deixar a mesa ainda mais linda quando a comida é servida nelas (o que geralmente acontece o oposto).

Elas realmente são muito fáceis de limpar, porém exigem um cuidado redobrado no manuseio, pois podem rachar, então se você faz o tipo ‘ogrão’ na cozinha esse não é o melhor material…

Panelas de Ágata

Quanto ao custo: As de boa qualidade são caras.

São boas para: Aquecer todo tipo de líquido rapidamente, fazer papinhas para bebes e cozinhar legumes.

Ponto de alerta: Por serem feitas de um material bem fininho elas facilmente podem amassar, descascar o esmalte externo e  queimar o alimento rapidamente.

Minha opinião pessoal é que vale a pena comprar uma chaleira ou leiteira de ágata, ou no máximo pequenas panelinhas para cozinhar papinhas, porque fora isso essas panelas não servem muito mais do que para decoração.

Além de serem caras, elas são frágeis… Aqui em casa temos um conjunto completo para fazer e servir café feito de ágata, mas raramente utilizamos porque o metal esquenta muito e as pessoas acabam queimando a boca e os dedos ao utilizarem… O jeito é usar pra decorar mesmo, a não ser quando queremos impressionar as visitas!

Eu tenho panelas bem pequenas para fazer papinhas, mas as alças são do mesmo material e acabam superaquecendo e tornando o manuseio durante o preparo difícil.

Se for comprar uma chaleira ou algo do tipo lembre-se de ver o material da alça!

Panelas de Ferro

Quanto ao custo: Essas panelas são caras.

São boas para: Cozimentos demorados, para preparar comida para pessoas com anemia e colesterol alto… Pois segundo alguns estudiosos o ferro das panelas é transferido para o alimento  e pode ser absorvido pelo corpo trazendo benefícios.

Ponto de alerta: Essas panelas podem enferrujar caso  não sejam secas adequadamente depois do uso, elas podem provocar sérias queimaduras caso não possuam um revestimento em suas alças pois superaquecem.

Minha opinião pessoal quanto a essas panelas é bem sincera: Elas são ótimas, porém pouco práticas…

Essas panelas são muito pesadas quando estão vazias e pior ainda quando estão com comida.. E elas não podem armazenar a comida (mesmo que a grade da sua geladeira seja bem forte para aguentar o peso) então imagine o desastre que é carregar a panela para transferir o conteúdo e esbarrar o braço num pedacinho do ferro da panela… A dor é insuportável e esse tipo de panela retem o calor por muito tempo então não adianta esperar esfriar pra guardar a comida depois, pois como eu disse ela não pode armazenar a comida.

Sem falar que se ela soltar uma lasquinha do esmalte ou tiver um pontinho de ferrugem não pode mais ser utilizada… Então não compensa comprar a menos que você viva em uma fazenda e queira dar esse ‘ar’ de comida de fazenda tendo todos os cuidados de conservação que essa panela exige.

Panelas de Pedra Sabão

Quanto ao custo: São caras.

São boas para: Essas panelas são boas para ensopados, cozidos, moquecas e pratos que precisam de um cozimento longo… Elas são charmosas e podem ir direto para a mesa.

Ponto de alerta: Se não forem bem limpas podem reter resíduos e dar inicio a formação de bactérias.

Particularmente gosto desse tipo de panela, mas uso pouquíssimas vezes, pois assim como a panela de ferro essa panela é muito pesada… Acho que ela ressalta e valoriza o sabor dos alimentos, porém não é muito prática pelos mesmos motivos da de ferro…

Além de tudo isso elas são mais difíceis de serem encontradas.

São ótimas, porém não para o dia a dia, se você está montando a sua cozinha agora deixe para comprar uma panela dessas quando nada mais estiver faltando e você quiser fazer um mimo a si mesmo(a)… Pois você usará pouquíssimas vezes.

Panelas de Barro

Quanto ao custo: Geralmente são baratas e bem acessíveis.

São boas para: Preparar moquecas, cozidos e sopas.

Ponto de alerta: Precisam ser bem limpa, facilmente ficam com sabores de comidas feitas anteriormente entranhado no barro, podem rachar devido a choques térmicos e quebrar com maior facilidade.

Eu gosto de panela de barro, acho rústico, elas dão um gosto especial a pratos específicos e  embelezam a mesa dando um ar mais ‘fazenda’ ou ‘comidinha da roça’… sabe!?

Mas essas panelas  as vezes também são pesadas, requerem um cuidado especial de limpeza e não são indicadas para veganos ou vegetarianos que dividem a cozinha com pessoas não veganas ou vegetarianas, pois imagine sentir o gosto da moqueca de peixe quando estiver fazendo a sua moqueca de banana da terra ou sentir o cheiro de camarão quando pegar a sua panela pra fazer uma sopa… Não seria nada legal e com certeza você se arrependeria muito se não tivesse outra panela para usar.

Então a minha dica é que você tenha ao menos uma panela de barro um dia, mas que ela não seja a sua única opção e que ela realmente seja destinada a comidas segundo a sua alimentação. Ela é um ‘mimo’ que você pode e deve se dar depois de ter sua cozinha montada…

Panelas de cobre

Quanto ao custo: São muito caras, porém tem uma data de validade que perdura por gerações!

São boas para: Fazer doces.

Ponto de alerta:  O contato com alimentos ácidos como vinagre ou tomates e ainda  o contato com o sal podem fazer com que o cobre passe para os alimentos e isso não é bom para a saúde. Elas exigem um polimento adequado e trabalhoso.

Esse é um tipo de material pouco utilizado devido ao preço, mas mesmo que você tenha grana pra gastar não vale a pena investir pois requer inúmeros cuidados para impedir que o cobre não contamine os alimentos e vivemos em dias tão corridos que a maioria das pessoas não tem tempo nem para preparar o próprio pão em casa quem dirá para preparar geleias tomando cuidados especiais com uma panela pesada e potencialmente nociva a saúde!

E pra você ter noção de como isso é sério em alguns lugares existem leis que proíbem restaurantes de utilizarem essas panelas, como é o caso de Minas Gerais que desde 2007 recebeu uma proibição da ANVISA quanto ao uso de tachos e panelas feitas de cobre…Então, a menos que você tenha dedicação total às suas panelas de bronze o melhor é não usar.

Panelas de vidro

Quanto ao custo: O custo é bem elevado.

São boas para: Arroz, refogados e comidas cozidas comuns do dia a dia. Elas não apresentam nenhum risco de contaminação dos alimentos, são fáceis de limpar e não retém cheiros ou sabores.

Ponto de alerta: Quebram com facilidade e não são práticas para manusear uma vez que as alças esquentem juntamente com o resto do vidro.

Muitas panelas hoje dão um ‘gostinho’ especial sobre o que é cozinhar com vidro quando oferecem as tampas de vidro em panelas feitas por outro material…

Essas panelas são realmente bacanas, são as mais simples de se higienizar, podem ficar na geladeira com os alimentos e podem ir ao forno na maioria das vezes, o ponto fraco delas é que você deve ter muito cuidado ao manusear para não bater, deixar cair…E elas são caras.

Caso você tenha grana e delicadeza essas panelas sem dúvidas são ótimas!

Panelas de Titânio

Quanto ao custo: São as mais caras de todas justamente por serem invenções novas.

São boas para: Segundo as empresas elas são boas para fritar, grelhar e cozinhar diversos alimentos com pouquíssimo óleo e oferecem grande praticidade ao limpar, não grudam segundo os produtores nem um tipo de alimento no seu fundo…

Ponto de alerta: Ainda não se sabe sobre o impacto disso na saúde,  é preciso ter cuidado para não riscar a panela com utensílios de metal.

Estamos falando de um dos metais mais caros do mundo, então não caia na besteira de achar que toda a panela é feita de titânio, pois a verdade é que elas são feitas em boa parte de alumínio e revestidas com uma camada de titânio… A parte de dentro da panela recebe  esse revestimento tipo Teflon, mas ele pode riscar e soltar com o tempo igualmente o teflon!

Eu nunca usei uma dessas, mas  tenho uma amiga que comprou uma frigideira de titânio e diz que é maravilhosa, mas por ser extremamente cara (em média de 400 reais só a frigideira) ela usa pouco e guarda como se fosse um filhote para que ninguém use de forma corriqueira com garfos ou utensílios de metal.

Se você for podre de rico compre todas as panelas porque até onde me falam vale a pena, mas cá pra nós existem coisas mais legais que podem ser feitas com essa grana toda!

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site