Nhoque de batata doce

Nhoque de batata doce é uma opção diferente para os amantes de uma boa massa e um ‘upgrade’ nos conhecimentos gastronômicos de quem tá aprendendo a cozinhar, já sabe fazer o nhoque de batata e quer se aventurar em suas diversas nuances de sabores, cores e aromas!

Um nhoque de batata doce bem feito é uma refeição incrível, saborosa e nutritiva, a batata doce possui uma capacidade de gerar saciedade maior que a batata inglesa que usamos amplamente aqui no Brasil, então atenção na hora de preparar as porções: Uma batata doce pequena é o bastante para produzir uma porção de nhoque para uma pessoa.

 O nhoque é uma receita típica da Itália, por lá reza a lenda que todo dia 29 é o dia do Nhoque da fortuna, pois reza a lenda que São Pantaleão apareceu vestido de mal-trapilho na porta de uma família e pediu comida, a família mesmo sendo grande e pobre resolveu dividir com o santo a refeição que tinham (o nhoque), foram servidos apenas 7 nhoques para cada pessoa, o santo comeu, agradeceu e foi embora, para a surpresa de todos quando eles levantaram os pratos descobriram uma boa quantidade de dinheiro embaixo de cada um… E assim nasceu a tradição católica do ‘nhoque da fortuna’ onde as pessoas realizam diversos tipos de superstições envolvendo comer nhoque nos dias 29.

Histórias a parte, vamos homenagear a Itália, berço das boas massas, colocando a bandeira italiana nessa receitinha e levando-a para categoria internacional do Jornada Vegana!

Ingredientes

Para o nhoque

2 batatas doces pequenas

Aproximadamente 1 copo de farinha de trigo

1 colher de sopa rasa de sal

Para o molho

2 copos de molho de tomate 

1 colher de chá de sal

3 dentes de alho picados

1 colher de sopa de azeite

2 ramos de manjericão

Cheiro verde a gosto

Modo de Preparo

Existe uma ideia errada de que batata doce demora muito pra cozinhar, de fato se você tentar cozinhá-la por inteiro vai demorar mais tempo tanto quanto qualquer legume que você tente fazer o mesmo… No youtube existem vídeos que mostram como cozinhar batata doce no microondas, o que eu também testei para poder oferecer a vocês uma receita rápida e fácil, mas cozinhar na panela por incrível que pareça foi mais simples e o nhoque feito com a batata doce cozida na água ficou mais leve, então antes de pensar que vai perder horas fazendo essa receita saiba que ela fica pronta em meia hora!

Comece colocando água para ferver em uma panela, enquanto isso descasque a batata doce e pique-a em pedaços pequenos, como os da foto acima.

Coloque as batatas na panela com água fervendo ou quase fervendo e deixe cozinhar, em aproximadamente 5 minutos elas estarão macias, confira tentando espetar um garfo, se estiverem macias escorra a água e mãos à massa!

Enquanto a batata ainda estiver quente amasse-a com um garfo ou com um amassador de batatas, formando um purê.

Adicione o sal e a farinha peneirada e forme uma massa, lembre-se de ir enfarinhando a sua bancada, assim a massa não grudará na bancada ou na sua mão…. O segredo de um nhoque perfeito é não exagerar na dose da farinha, quanto menos farinha mais leve ele será.

Com a massa pronta você já pode colocar mais água na panela para começar a ferver enquanto você vai partir a massa.

Faça rolinhos com a massa e corte-a em pedaços para formar o seu nhoque, assim que a água da panela estiver fervendo você deve colocar uma porção de nhoque na panela, tão logo eles comecem a boiar você deve tirá-los da panela e colocá-los no prato em que irá servir oooou como algumas pessoas preferem: dar uma lavada rápida na massa pra que ela fique com menos amido e mais soltinha (mas esse último passo é realmente dispensável).

Não coloque muitos nhoques de uma única vez na panela, faça sempre as porções ‘individuais’ uma de cada vez para não correr o risco de perder o ponto da massa.

Para fazer o molho descasque e pique o alho, doure-o em um fio de azeite, adicione o molho de tomate na panela, acerte o sal e então desligue o fogo e coloque o manjericão. Se desejar coloque o manjericão e o cheiro verde picado apenas na hora de servir, por cima mesmo!

Artigos Relacionados

4 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site