Conheça o casal Morena Bertuzzi & Bruno Borgo – Um casal que não teve medo de mudar e hoje defende o veganismo com o esporte e com hábitos saudáveis!
Nós nos conhecemos em agosto de 2012 e não éramos nada veganos na época! Na época o Bruno começou a treinar triatlo para a realização da prova do ironman em maio de 2013, então comia bastante carne por orientação da nutricionista.
Nem cogitávamos que atletas poderiam ficar sem comer carne… Um pouco depois da prova do ironman assistimos juntos o documentário ‘A carne é fraca’ e o documentário impactou bastante nós dois. Logo depois decidimos por largar as carnes, e no final de 2013 já fizemos uma ceia de natal sem carnes.
O Bruno descobriu que existiam atletas que não comiam carne e que tinham ainda assim excelente desempenho no triatlo como o atleta Daniel Meyer e isto foi uma motivação a mais para mudarmos o nosso estilo de vida.
O veganismo parecia inatingível no início e ainda comíamos principalmente queijo e iogurte. Mas o veganismo é inevitável e essencial quando se fala de direitos dos animais. Então, em maio de 2014, depois de estudar bastante já sobre veganismo e nutrição decidi virar vegana. Bruno no início disse que não conseguiria largar o queijo e eu na época, embora logicamente quisesse que ele embarcasse no veganismo de cara, respeitei e resolvi adotar a estratégia de trazer mais informação.
Comprei o livro Galactolatria e já nas primeiras páginas ele tomou a decisão de ser vegano e me contou. Fiquei feliz e saltitante com a decisão!
Acho que as maiores dificuldades são os eventos sociais, mas não por não ter o que comer, mas por ser agressivo para nós ver os bichinhos mortos no prato das pessoas. A violência exposta e banalizada é muito triste e ficamos sensíveis nestes momentos.
Em relação a família isto não afeta muito porque moramos longe, mas eles respeitam a nossa decisão. No caso da família do Bruno, eles já estavam acostumados com a irmã dele que já é ovolactovegetariana há muitos anos, então não foi tão complicado.
Olha, na minha opinião o relacionamento entre dois veganos é a melhor coisa do mundo, porque vocês estão unidos por uma causa linda e nobre. Acho que ter isto em mente ajuda até o casal a ser mais unido, pois o casal quer trabalhar para construir um mundo vegano e mais justo para todos. Pelo menos com a gente é assim!
Junto com o veganismo acabamos por refletir em diversas outras questões como por exemplo, a sustentabilidade e o consumo exagerado, então acho que o veganismo aguçou um senso crítico em relação a outras decisões e posições que tomamos na vida.
O veganismo me despertou um gosto maior por esportes e por estilo de vida saudável. Hoje em dia me preocupo muito mais com a saúde e com o que estou ingerindo, se aquilo irá nutrir e se não irá fazer mal a minha saúde.
Não é que o vegano precise de mais cuidados com a saúde que o onívoro, mas é que o vegano é extremamente cobrado por isto. Todos devem se preocupar com a saúde, mas o vegano por ser extremamente cobrado com as afirmações e perguntas clássicas como: “E as proteínas?”, “Mas você vai ficar anêmico”, “Mas você come o que então?” , o vegano fica mais cauteloso e, no meu caso, isto despertou este anseio por aprender sobre os alimentos e nutrientes. No caso do Bruno acho que ele ficou mais motivado para treinar, afinal agora não é só o Bruno praticando triatlo, é o Bruno defendendo o veganismo.
Entendem como mudam as perspectivas? Hoje queremos representar da melhor forma uma causa que defende um mundo mais pacífico e não violento e é nisto que colocamos todas as nossas energias. Afinal, sabemos que os animais precisam de nós e queremos muito fazer a nossa parte!
Siga o perfil da Morena e do Bruno no Instagram e fique por dentro do que eles estão fazendo!
Siga a Morena no Instagram! Clique aqui em @derepente.vegana
Singa o Bruno no Instagram! Clique aqui em @naveganizando