A receita de maxixada vegana é uma deliciosa releitura da maxixada nordestina, que muitas vezes é feita utilizando carnes em seu preparo, aqui vamos usar apenas ingredientes vegetais!
O Maxixe é um legume muito comum no território nordestino, porém, pouco consumido no Sudeste e Sul… Mas vez ou outra ele dá o ar da graça em feiras e até em alguns mercados.
Por não conhecer, por não saber o que fazer com ele, muita gente não o compra e continua sem nunca ter provado o tal do maxixe.
Se assim como eu, você só conhecia o maxixe pela menção em músicas de axé, está na hora de provar essa iguaria e uma boa dica é fazer a receita dessa maxixada vegana!
Como a nossa maxixada vegana é um prato típico do Nordeste, ela entrará na nossa lista de receitas regionais com a bandeira do Ceará.
Ingredientes
• 7 maxixes bem verdinhos
• 1 pimentão vermelho pequeno
• 1 pimentão amarelo pequeno
• 1 cebola grande
• 3 dentes de alho
• 2 Colheres de sopa de azeite de dendê
• 1 xícara de leite de Coco fresco
• Sal, pimenta do reino e cominho a gosto
Modo de preparo
Comece descascando e picando o alho e a cebola.
Para quem nunca cozinhou maxixe é importante destacar que não é necessário descascar totalmente o fruto, basta raspar com uma faca para remover os pequenos espinhos. Remova os espinhos e parta cada maxixe ao meio.
Coloque em uma panela a cebola e o alho para refogar no dendê em fogo baixo.
Enquanto o refogado está sendo feito, aproveite para lavar, tirar o talo e as sementes dos pimentões e picá-los em cubinhos.
Adicione os pimentões na panela, em seguida coloque também o maxixe, misture tudo e cubra com água.
Acrescente o sal e temperos a gosto.
Com a panela entre aberta deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até que o maxixe fique macio, deixe o fogo médio-baixo.
Após o líquido do cozimento secar praticamente todo, adicione o leite de coco, misture bem e deixe cozinhar por mais 3 minutos.
Confira o sabor e acrescente mais sal e tempero se achar necessário, está pronta a sua maxixada vegana!