A mandala da Lua é um instrumento de auto-conhecimento e reconexão feminina com os ciclos que ocorrem dentro e fora do nosso corpo.
Antes de falarmos sobre essa incrível ferramenta que está disponível para todas as mulheres é preciso que falemos primeiro sobre a Lua, para que consigamos compreender aquilo que ocorre dentro do nosso organismo vamos olhar para algo que ocorre fora como uma representação ampliada do nosso ciclo interior.
Você certamente já deve ter escutado falar no ditado que diz que certa pessoa “é de Lua”, esse ditado fala sobre pessoas que estão sempre mudando… E quem é que não lembra da música do Raimundos que se refere a uma “Mulher de fases”? Tanto o ditado sobre o comportamento humano relacionado à ciclicidade da Lua quanto a música sobre as fases das mulheres trazem a tona o aspecto já conhecido por centenas de mulheres: Assim como a Lua nós somos seres cíclicos!
Ela exerce poder sobre as águas do nosso planeta influenciando as marés! Se nos lembrarmos que o corpo humano é constituído 70% de líquido podemos compreender que a Lua também exerce influência sobre os seres humanos, não é mesmo?
Durante milênios diversos povos calculavam o tempo apenas observando as fases da Lua, essas fases servem tanto para determinar a passagem dos dias, meses e anos, quanto a troca das estações, o melhor período para plantio e outras infinitas coisas com as quais não nos preocupamos mais, pois nos distanciamos dessa prática ancestral e hoje quase não reparamos mais na Lua.
Os ciclos da Lua e seus arquétipos
Vamos traçar aqui um paralelo entre os períodos hormonais e comportamentais das mulheres e os ciclos e arquétipos da Lua, onde cada fase da Lua representa uma fase do período do ciclo feminino mensal.
Entender isso é de vital importância para que saibamos reconhecer os nossos períodos, agir de maneira efetiva durante cada etapa do mês e conseguir assim completar o ciclo de autoconhecimento relacionado ao nosso período menstrual.
Lua crescente e Período pré-ovulatório
Lua: Crescente.
Arquétipo: Donzela / Jovem.
Período do ciclo feminino: Fase pré-ovulatória – Depois do término da menstruação até o início da ovulação.
Esse período de lua crescente é representado pela figura arquetípica de uma donzela, uma mulher jovem com muita disposição e vitalidade, ele acontece a partir do término da menstruação e dura até o início do seu período fértil.
Nesta fase do ciclo menstrual a mulher naturalmente está mais disposta, mais criativa e inicia um movimento de expansão, por isso tende a ficar mais falante, mais gesticulada e com maior força para traçar objetivos e iniciar projetos.
Durante esse período é comum o aparecimento do ‘muco cervical’, uma secreção vaginal de aspecto mais denso e leitoso que não tem praticamente nenhuma ‘liga’ ou possui pouca liga. Essa secreção não é corrimento, pois não possui odor fétido ou forte e não está acompanhado de coceira, ardor ou irritação.
O muco cervical ou muco branco (como também é chamado) ocorre devido ao aumento de hormônios produzidos pelo organismo.
Nesse período do ciclo feminino a mulher geralmente começa a se perceber mais atraente e bonita, a retenção líquida provocada pela menstruação e TPM começa a se normalizar e consequentemente você tem uma sensação de bem estar maior, o que propicia uma ótima oportunidade para engajar-se em projetos pessoais, trabalhar em equipe, liderar grupos e ensinar.
Ilustração com direitos autorais à Debora Cruz.
Lua cheia e Período Fértil
Lua: Cheia
Arquétipo: Mãe
Período do ciclo feminino: Ovulação, período fértil que acontece entre a fase pré-ovulatória e a pré-menstrual.
A Lua cheia representa o arquétipo da mãe, aquela que gera a vida e que é capaz de fazê-la crescer em si. Essa fase da Lua é a fase mais expansiva, onde ela atinge todo o seu potencial de revelar-se ao mundo e iluminar a todos.
No período fértil a mulher naturalmente está mais atraente, pois seu corpo exala ferormônios que atraem os machos de sua espécie, devido a produção hormonal intensa para a fecundação tanto a pele quanto o cabelo da mulher se tornam aparentemente mais saudáveis e com mais brilho.
Nesse período do mês a mulher está no auge de sua potência feminina, o que propicia o relacionamento interpessoal, o andamento de projetos, a prática de esportes e aumenta a habilidade de fazer bons discursos e de persuadir seus ouvintes.
É a fase mais expansiva tato da Lua quanto da mulher, onde literalmente algumas mulheres ficam mais ligadas no 220 volts!
Durante o período fértil o muco cervical é substituído pela secreção também chamada de clara de ovo. Uma secreção transparente que possui uma grande elasticidade.
Ilustração com direitos autorais à Debora Cruz.
Lua minguante e Período Pré-menstrual
Lua: Minguante
Arquétipo: Feiticeira
Período do ciclo feminino: Pré-menstrual e a famosa TPM dá o ar de suas graças, acontece pós o período fértil e a menstruação.
A Lua minguante representa o arquétipo da feiticeira ou da bruxa, aquela que traz a tona o nosso eu mais oculto, nossas emoções à flor da pele, todos os aspectos que costumamos encobrir vêm a tona…
Pense que na idade média as feiticeiras eram aquelas que mexiam com magias no interior das florestas e em lugares distantes dos olhos alheios, porém, quando eram descobertas eram condenadas a morrer na fogueira… No fundo todas pessoas possuem características que preferem encobrir da sociedade, pode ser uma tristeza, uma irritação ou até mesmo momentos de raiva, quando estamos no nosso período pré-menstrual esses aspectos ficam mais difíceis de serem escondidos dentro de nós e muitas vezes acabam aflorando mais do que gostaríamos. Vale a pena lembrar que essas características se exacerbam em nós apenas porque elas já existem durante todo o mês, então está é uma importante fase para nos observarmos e descobrirmos pontos que podemos trabalhar no nosso interior.
Nessa fase da Lua ela começa a encobrir partes de si, é uma fase onde a introspecção começa, é um momento onde todas as mulheres devem iniciar um movimento maior de auto-escuta e reflexão.
No período pré-menstrual a mulher pode perceber que está retendo mais líquidos, que sua pele tende a ficar mais oleosa, seus odores mais fortes e concentrados e seu canal vaginal pode ficar menos lubrificado que o normal.
No período minguante da Lua o ideal é buscar realizar atividades mais concentradas em si mesma, pois é onde a nossa intuição começa a ficar mais forte e o nosso ‘eu criativo’ começa a ter a necessidade de se expressar por outras vias diferentes das palavras faladas, então é um ótimo momento para investir em atividades como escrita, pintura, composição de músicas ou poesias, jardinagem e outros meios de deixar a criatividade mais livre para agir.
A potência de ação começa a ceder espaço para uma força mais instintiva e sutil, estamos num período de recolhimento para olhar mais para dentro de nós do que para fora.
Ilustração com direitos autorais à Debora Cruz.
Lua Nova e Período Menstrual
Lua: Nova
Arquétipo: Anciã
Período do ciclo feminino: Menstrual, acontece entre o período pré-menstrual e o período pré-ovulatório.
A Lua Nova representa o arquétipo da anciã, uma mulher que aprendeu muito durante sua vida e que reúne em si mais sabedoria e conhecimento para deixar o que não nos serve mais ir embora e morrer para dar espaço para coisas novas chegarem e nascerem.
O sangue representa tanto a morte quanto a vida e constitui uma iniciação de diferentes momentos da vida da mulher que são extremamente marcantes: Quando nascemos o sangue de nossa mãe está presente em nós, quando ocorre a nossa primeira menstruação o nosso sangue se torna um marco para um novo nível de amadurecimento que nos acompanhará durante anos marcando o fim de cada ciclo levando embora o óvulo não fecundado, quando parimos vemos o nosso sangue carregado de uma nova vida gerada por nós, sangue do nosso sangue…
A anciã é a figura que representa a mulher que sabe diferenciar as estações da nossa vida, aquela que amadureceu o suficiente para abrir mão do que não nos cabe mais, seja isso um óvulo ou um relacionamento que não nos faz bem, um estilo de se vestir ou até mesmo um emprego que já não nos realiza mais. É preciso deixar que o velho dê lugar ao novo!
É na lua nova que a Lua está mais encoberta, mais oculta e retraída, isso nos aponta que nesse período do nosso ciclo interior devemos estar mais atenta a nossa própria voz, é um momento mais propício para intuição, reconexão com a nossa essência e reflexão a respeito das coisas que não nos servem mais.
É uma ótima época para arrumar o armário separando coisas para doar, reavaliar comportamentos e relacionamentos, questionar-se a respeito do que se espera da vida e fazer uma verdadeira faxina na mente e coração!
Ilustração com direitos autorais à Debora Cruz.
Mandala da Lua
O que é e pra que serve?!
A mandala da Lua é um tipo de tabelinha, porém é relacionada com os ciclos da Lua como representação do nosso ciclo interior e serve como um poderoso instrumento de auto-conhecimento e de harmonização com a nossa natureza.
Trata-se de uma mandala circular onde preenchemos as informações do nosso ciclo e ao longo de alguns meses podemos achar padrões para cada fase do nosso período, antecipando assim comportamentos e sentimentos que geralmente nos ocorrem em determinadas fases do nosso ciclo.
A mandala da Lua serve para nos auxiliar a identificar o nosso período fértil e assim atuar como outras tabelinhas, mas ela também nos oferece a possibilidade de conhecermos melhor o nosso próprio corpo ao contemplarmos nosso comportamento durante os ciclos.
Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse para abrir em nova guia e salvar no seu computador ou celular ou imprimir direto.
Como preencher
Para começar veja as datas das fases da lua que acontecerão no período em que a sua mandala da lua estiver sendo feita, inicie sempre pelo primeiro dia da sua menstruação. Exemplo: Menstruei no dia 6 de março, segundo o calendário era Lua Cheia e a Lua trocaria de fase no dia 9, logo vou deixar a lua em branco (visto que é lua cheia) e vou contar a partir desse dia para ir preenchendo a mandala da lua, no dia 9 já irei pintar metade da minha lua fazendo a sombra da lua minguante até que chegue na data da próxima lua que será a lua nova onde pintarei por completo a sombra da lua e assim sucessivamente até completar tudo.
No circulo que encontramos no meio da nossa mandala da lua vamos anotar o mês ou os meses correspondentes daquele ciclo, o ano e a estação do ano, nessa mandala da lua que fotografei como exemplo, o mês era o de março e estava no outono.
Em seguida temos espaços que devem ser coloridos simbolizando os 4 diferentes períodos, então escolha 4 cores diferentes para utilizar em seu período menstrual, pré-ovulatório, ovulatório e pré-menstrual, aproveite para colorir o espaço da legenda pintando cada quadrado com a cor correspondente que você usará para sua mandala, assim caso você utilize cores diferentes nas próximas mandalas não se esquecerá de seus significados.
No próximo círculo você anotará o dia do seu ciclo, e obrigatoriamente o primeiro dia da sua mandala da lua será o primeiro dia da sua menstruação, assim que ocorrer você já poderá enumerar os outros espaços consecutivamente.
No maior espaço você deverá escrever sensações físicas e/ou emocionais que tenham se destacado durante aquele dia, podendo ser uma dor muscular ou uma compulsão por doces, ansiedade ou sensação de bem estar, retenção líquida ou irritação. O objetivo aqui é que ao longo de alguns meses você consiga identificar padrões de comportamento que se repetem sempre que você entra em cada fase.
No último círculo vamos anotar a data referente ao dia que estamos preenchendo.
Confira aqui uma imagem que exemplifica o preenchimento da mandala lunar!
As Luas podem ser pintadas de acordo com as fases em suas respectivas datas e você pode anotar assim como eu algumas siglas como por exemplo:
- P.O. para período ovulatório, que são dias em sua fase ovulatória onde você sente que está ovulando e mais fértil devido aos sintomas físicos e emocionais/comportamentais.
- M.C. para muco cervical que constitui-se como uma secreção branca (que não é fétida e nem gera coceira ou ardência) que acontece no período pré-ovulatório. Essa secreção tem consistência pouco ou nada elástica e dificulta a chegada dos espermatozoides no útero, portanto durante esses dias é pouco provável que você engravide.
- C.O – outra secreção que ocorre no nosso canal vaginal é chamada de clara de ovo, ela ocorre quando estamos no nosso período fértil e possui bastante elasticidade, é transparente (não é fétida, nem gera coceira ou ardência) e o nosso corpo produz naturalmente para facilitar o ato sexual e a chegada dos espermatozoides no útero (que no período fértil poderá estar ovulando). Essa secreção clara de ovo marca o início da fase fértil mas pode acontecer devido a excitação sexual mesmo em outras fases.
Outro item que você pode anotar na sua mandala da lua é a intensidade do seu fluxo menstrual, você pode desenhar na Lua ou num outro espaço correspondente ao dia símbolos como gotinhas para simbolizar a intensidade colocando uma gotinha para pouca intensidade, duas para média e 3 para grande, ou você pode anotar no seu espaço de características físicas e emocionais se sobrar espaço.
Com o passar do tempo você conhecerá mais o seu corpo e poderá utilizar a mandala da Lua como um método auxiliar para evitar a gravidez ou para auxiliar na tentativa de engravidar.
É importante lembrar que a tabelinha ou a mandala lunar não são métodos totalmente seguros para evitar a gravidez e não servem para proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, caso você não deseje engravidar utilize sempre preservativo ou outro método contraceptivo junto com a mandala lunar e evite relações sexuais durante o seu período fértil.