Essa receitinha é uma maravilha peruana, que tradicionalmente é feita com carne, mas agora ganha uma repaginada vegana e ao invés de ser apenas um mero Lomo Saltado se torna um suuuuuper Lomo Saltado Vegano!
Acredite que esse prato é realmente surpreendente e saboroso… Na minha versão apresento um Lomo Saltado vegano bem ogro que serve bem 2 pessoas, então se for fazer pra mais pessoas pode aumentar a quantidade sem medo!
Essa receita é uma ótima opção para quem deseja provar a proteína de soja de uma forma diferente, é uma verdadeira ‘mão na roda’ para aqueles que não sabem o que fazer com a proteína que tem em casa e não aguentam mais estrogonofe!
Logicamente por ser uma receita internacional ela ganhará a bandeira do Peru! =D
Ingredientes
2 xíc. de proteína de soja graúda
2 Batatas inglesas de tamanho médio
2 tomates de tamanho médio
1 cebola de tamanho médio
Óleo para fritar as batatas e refogar
Sal, Shoyu, pimenta do reino e cominho a gosto
Modo de preparo
Ferva água em uma panela, desligue o fogo, adicione a sua proteína de soja graúda, abafe por aproximadamente 10 min.
Depois escorra a água e aperte bem as proteínas para que soltem o máximo de líquido possível, com as mãos reduza o tamanho das proteínas se achar necessário.
Corte as batatas em tiras, não precisam ser muito grossas, a ideia é que elas virem batatas fritas rústicas, ah, também não precisa tirar a casca!
Frite as batatas em óleo bem quente.
Divida a cebola ao meio, depois corte tiras grossas, em uma panela coloque um pouco de óleo e deixe-as refogando até que fiquem meio transparentes.
Corte os tomates enquanto as cebolas refogam, eles devem ser cortados em tiras grandes e grossas também!
Assim que a cebola estiver ficando transparente adicione os tomates e a proteína de soja, em seguida coloque o shoyu, a pimenta do reino com cominho, sal e orégano a gosto, misture tudo… E acrescente as batatas fritas e misture também!
Sirva o seu Lomo Saltado Vegano em seguida!
Dicas importantes
Caso você não queira usar a proteína de soja pode substituí-la por seitan (carne de glúten) ou por shitake!
Você pode descascar as batatas, cozinhar por 10 min. em água com sal, escorrer e fritar…Mas o sabor da batata mais rústica e com casca é realmente muito bom e combina com o prato!
Caso queira dar uma caprichada no prato utilize cebola roxa!