Ho’oponopono – Aprenda o que é e como praticar

Ho’oponopono é uma técnica havaiana milenar que foi resgatada e ensinada novamente para nós através do psicanalista havaiano Dr. Ihaleakalá Hew Len.

Em havaiano a palavra ho’oponopono tem o significado de corrigir o erro ou tornar certo, mas literalmente a palavra se traduz em duas partes:  Ho’o = causa + Ponopono = perfeição.  

Basicamente a técnica se baseia em quatro afirmações poderosas para limpar mágoas, memórias que nos afetam negativamente, sentimentos de raiva, medo, incapacidade e outras tantas coisas que nos afligem durante a vida.

As afirmações são: Sinto muito, Me perdoe, Te amo, Gratidão.

A técnica havaiana consiste em repetir essas afirmações até que o mal estar passe ou até que a mente consiga se acalmar gerando uma sensação poderosa de bem estar e paz interior, as frases funcionam como um mantra.

Vale a pena ressaltar que é preciso compreender o que está sendo dito ao invés de repetir sem pensar a respeito dessas afirmações, por isso neste post vamos abordar um pouco mais sobre como realizar a técnica e o que cada afirmação do ho’oponopono quer dizer realmente.

 

Sinto muito

Logo na primeira declaração do ho’oponopono temos o primeiro desafio: Reconhecer que estamos de alguma forma sendo afetados por algo.

Muitas vezes é mais fácil fechar os olhos para o que nos está incomodando e fingir que nada está acontecendo, porém o nosso corpo físico percebe e sente tudo quanto nos afeta e quando não conseguimos administrar nossos sentimentos contidos acabamos gerando processos de adoecimento, por isso reconhecer que algo está acontecendo e que sentimos muito por isso é um passo importante para começarmos a lidar com a situação.

Sentir muito diz respeito a reconhecer que somos dotados de sentimentos e que nem sempre esses sentimentos são bons e por isso precisam ser cuidados e tratados para que não nos impeçam de desfrutar do melhor da vida.

Quando você estiver frente a uma situação que lhe tire a paz identifique o motivo pelo qual você está ‘sentindo muito’, então mantenha-o claro em sua mente para que através do ho’oponopono você consiga curá-lo. Por exemplo: “Sinto muito por não ter me encontrado profissionalmente ainda”, “Sinto muito por ter criado expectativas em relação a um relacionamento e por ter me iludido”, “Sinto muito por não conseguir me entender com minha mãe”…

Traga para o campo da consciência tudo aquilo que te afeta e te faz sentir muito.

Me perdoe

Na segunda afirmação do ho’oponopono precisamos reconhecer que em tudo quanto nos ocorre temos alguma responsabilidade, essa não é uma tarefa fácil, porém, é extremamente necessária para que consigamos nos desprender da culpa e da dor.

As vezes não podemos controlar o que acontece conosco em determinadas situações, mas sempre podemos mudar a forma como lidamos com o que nos acontece e isso faz toda a diferença.

Trazer para si a responsabilidade do que está se passando em sua vida é uma forma madura de tomar as rédias da própria vida.

O pedido de perdão é algo que pode estar se dirigindo ao outro, a você ou ao ser divino que você cultua: Ao outro quando você consegue reconhecer que você tem ao menos 1% de responsabilidade pelo que ocorreu, a você quando você percebe que se permitiu chegar numa situação de abandono ou de profunda raiva ou tristeza e por isso precisa se perdoar e compreender que você não o fez por mal mas sim por não saber como lidar com o que estava ocorrendo, com a divindade que você cultua quando percebe que de algum modo você falhou em sua missão de ser alguém que está se aprimorando no amor e melhorando este planeta.

Tenha claro em sua mente o motivo pelo qual você está pedindo perdão, exemplo: “Me perdoe por ter provocado sua raiva”, “me perdoe por ter me permitido chegar ao fundo do poço sem reagir”, “me perdoe por não ter conseguido amar”.

Te amo

A terceira afirmação do ho’oponopono é a respeito de amor e empatia!

É preciso reconhecer que todos nós somos feitos da mesma matéria prima, que somos todos semelhantes e que todos nós fazemos parte de um único projeto chamado vida!

Se todos nós temos uma sementinha de bondade, uma centelha divina ou seja lá o que mais você conseguir enxergar de semelhança com o outro, é preciso aprender a amar o outro e a saber o motivo pelo qual amamos ou devemos amá-lo!

Desenvolver empatia e amor é o caminho para uma vida plena de compaixão, cheia de compreensão e de sentido.

Reconheça que você precisa do outro para evoluir e melhorar a si mesmo, que o outro mostra aspectos importantes sobre você que sem ele seria impossível de você perceber, veja o quanto você é falho e entenda que o outro também o é e por isso se você merece o amor o outro igualmente merece.

Tenha claro em sua mente a razão pela qual você declara que ama, exemplo: “Eu te amo porque você me permite aprender sobre minhas próprias emoções”, “eu te amo porque estamos juntos nessa jornada de vida”, “eu te amo porque somos semelhantes”.

Gratidão

A quarta e última afirmação do ho’oponopono refere-se ao sentimento profundo e gracioso de gratidão.

Essa afirmação baseia-se na consciência de que tudo quanto nos acontece nos é útil e que estamos sempre aprendendo lições importantes.

Platão já dizia que “uma vida não refletida não merece ser vivida” e essa última afirmação requer que reflitamos sobre o que podemos aprender com o que nos acontece… Precisamos refletir sobre o que ganhamos mesmo quando achamos que estamos perdendo.

Ser grato é um caminho para  encontrar a verdadeira felicidade e a gratidão muitas vezes se esconde por entre o ordinário, por entre as coisas pelas quais nem mesmo conseguimos despertar nossa atenção… Mas se pararmos para refletir encontraremos inúmeros motivos pelos quais devemos demonstrar gratidão até mesmo (e principalmente) nos momentos de dificuldades.

Tenha claro em sua mente os motivos pelos quais, apesar de toda dificuldade ou dor, você consegue ter gratidão, exemplo: “Gratidão porque através desta dor eu consegui me tornar alguém mais maleável e compreensivo”, “gratidão porque essa situação me fez enxergar que não tenho o controle de tudo”, “gratidão porque sem essa pessoa que me prejudicou eu não saberia do meu real potencial de resiliência”…

Praticando o Ho’oponopono

Sente-se confortavelmente ou deite-se, você pode fechar os olhos se achar que isto lhe ajudará a manter sua concentração, comece concentrando-se na sua respiração!

Vamos começar fazendo uma série de respirações profundas e lentas, você pode puxar o ar contando até 5 e soltar o ar contando até 10, faça uma série de 10 ou mais respirações para acalmar sua mente e corpo.

Conecte-se ao sentimento que você quer tratar ou a situação específica que está te afetando.

Depois de conectar-se é hora de fazer a primeira declaração, trazendo para o consciente os motivos pelos quais você sente muito, pelos quais você pede perdão, pelos quais você diz eu te amo e pelos quais você tem gratidão.

Em seguida basta repedir as 4 afirmações sem especificar mais nada, repita-as até que o sentimento de dor ou raiva passe, até que você se sinta em paz.

Quantas vezes deve-se repetir? Quantas vezes o seu corpo pedir!

[ultimate_fancytext fancytext_prefix=”Repita as afirmações: ” strings_textspeed=”35″ strings_backspeed=”0″ fancytext_strings=”Sinto muito
Me perdoe
Te amo
Gratidão” strings_font_style=”font-weight:bold;” fancytext_color=”#dd8b0f” prefsuf_font_style=”font-weight:bold;”]

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site