Hambúrguer de cenoura

Senhoras e senhores, aqui vai mais uma opção de hambúrguer vegan: Hambúrguer de cenoura!!! Ele é uma delicinha que combina muito bem com aquele lanche no meio da tarde ou com aquela preguiça de preparar algo complexo junto com a fome de domingo… Pois além de super saboroso o hambúrguer de cenoura é bem simples de preparar e não demora mais do que 10 minutos pra começar a colocar na frigideira ou no seu grill!

E a lista de qualidades desse hambúrguer não para por ai não! Vale lembrar que ele é ainda sem glúten! Então celíacos, intolerantes a lactose e veganos podem comer a vontade essa maravilha que além de tudo é bem menos calórica que as outras versões!

 Para completar essa introdução ao hambúrguer de cenoura preciso dizer que esta receita pode ser uma receitinha de aproveitamento, pois as vezes a gente erra na hora de calcular quanto de arroz iremos preparar e ai o arroz acaba sobrando por mais de 2 ou 3 dias na geladeira com risco de estragar… E aqui está uma nova utilidade onde você pode dar tchau de forma saborosa para aquele arroz! O hambúrguer de cenoura ficará igualmente saboroso e ainda evitará o desperdício de alimento. =)

Ingredientes

1 cenoura grande ralada finamente.

1 xíc. de arroz (pode ser qualquer um, eu usei o integral).

5 colheres de sopa de farinha de mandioca.

2 colheres de sopa de óleo vegetal (uso sempre o de girassol, mas fique a vontade para usar inclusive azeite).

Sal, pimenta do reino e temperos variados a gosto.

Água o quanto baste para dar liga.

Modo de preparo

A base do nosso hambúrguer de cenoura é apenas cenoura e arroz, todos os outros ingredientes servem para dar sabor e liga… Então vou começar dando uma dica valiosa: Prove a massa enquanto faz!

Embora não haja muita possibilidade de errar para ‘menos’ em termos de sabor, uma vez que o arroz naturalmente já leva pelo menos alho e sal no preparo, saber fazer um tempero agradável combinando por exemplo um toque apimentado com cominho e um pouco de sal pode deixar o hambúrguer mais especial.

A primeira coisa que você deve fazer é adicionar a cenoura ralada e o arroz, misturar bem os dois ingredientes adicionando todos os temperinhos que você desejar (e eles não precisam ser necessariamente apenas temperos em pó, mas você pode utilizar os temperos frescos como cebolinha e coentro) e só então adicionar a farinha de mandioca e o óleo.

Você deverá misturar bem com uma das mãos até obter uma massaroca… E ai você perceberá que não tem ‘liga’, calma que nem tudo está perdido! É assim mesmo.. Pois agora é a hora da finalização da massa e é também o momento onde devemos ter mais cuidado para não errarmos na mão: Vamos acrescentar pequenas medidas de água.

A medida que eu aconselho é de uma colher de sopa por vez, pois a água entra na receita apenas para unir os ingredientes possibilitando a modelagem do nosso hambúrguer de cenoura que deve ficar firme o bastante para não desmontar com o manuseio e nem com a ida para a frigideira ou gril, mas não pode ficar melecado a ponto de grudar na mão.

A cada colher de sopa de água misture bastante, eu usei apenas 3 colheres de água para o meu hambúrguer, mas isso varia muito dependendo da concentração de água na cenoura, da sua medida de óleo e até mesmo do tipo de farinha de mandioca que você usou (eu usei a farinha fina)… Então vá com calma e não arrisque… Se colocar água demais acrescente um pouco mais de arroz ou de farinha.

Assim que der pra modelar você pode prepará-lo como um hambúrguer convencional na frigideira com um fio de óleo ou no grill (algumas pessoas chamam isso de tostex ou sanduicheira – todos os aparelhos que possuem duas chapas que esquentam sanduíches servem!) também com um fio de óleo… Ele fica muito bom de ambas as formas.

Ou você pode congelar, a principio colocando um ao lado do outro em um tabuleiro previamente coberto com papel laminado ou papel manteiga e depois empilhado em um pote ou embalagem.

Dicas importantes

Algumas pessoas possuem uma forminha que modela hambúrgueres, é o caso dos meus vizinhos, eles tem um molde de plástico que modela um hambúrguer por vez e eles ficam todos firmes e parecidos… Mas não é o meu caso! Para conseguir uma hambúrguer com uma boa consistência e que principalmente não se desfaça nas bordas  opte por modelar tomando como medida o tamanho da palma da sua mão, esse é o modo que acho mais prático e eficiente de preparar.

Modelando pela palma da sua mão os hambúrgueres podem ficar menores, porém ficarão mais firmes já que isso facilita o manuseio e a probabilidade deles ficarem mais frágeis nas laterais diminui.

Uma coisa muito interessante que podemos fazer é utilizar um mix de temperos em pó para ressaltar o sabor do hambúrguer, no mercado existem alguns prontos, mas não estou falando dos tabletes industrializados, estou falando de temperos em pó que vem misturados sem acréscimos de nenhum outro conservante ou coisa parecida, um exemplo desses mixes que podem ser encontrados facilmente é o chimichurri, um temperinho picante de ervas e pimentas… Use com moderação e dê um toque especial para seu hambúrguer de cenoura!

Artigos Relacionados

6 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site