Escondidinho é algo realmente especial, não acha?! Então pra deixar o que é especial ainda mais gostoso resolvi fazer o escondidinho de shimeji, porque junta duas coisas que amo: Batata e Shimeji.. Não tem como dar errado!
Essa receita de escondidinho de shimeji é rápida, fácil de preparar e deliciosa, certamente vai surpreender o seu paladar e deixar sua refeição mais saborosa.
Ingredientes
Para o recheio
100g de shimeji fresco (usei o claro, mas não faz diferença se você usar o escuro).
3 Col. de sopa de shoyu
2 col. de sopa de azeite ou 1 col. de sopa com margarina vegetal
Cebolinha a gosto
Para o Purê
4 Batatas médias/grandes
2 Col. de sopa de Requeisoy ou creme de leite de soja
Sal a gosto
Modo de Preparo
Comece lavando e descascando* as batatas, em seguida pique-as em pedaços pequenos e coloque-as em uma panela com água para que cozinhem, elas estarão boas quando estiverem macias a ponto de você conseguir amassá-las com um garfo.
Enquanto as batatas cozinham é hora de preparar o shimeji!
‘Desfie’ o shimeji, corte as partes duras e lave-o**, esprema-os para que a água da lavagem saia o máximo possível e em seguida coloque o shimeji numa frigideira, em fogo médio adicione o azeite ou margarina vegetal, misture bem e logo depois acrescente o shoyu, mexa e espere que o líquido seja absorvido pelo cogumelo.
Quando o líquido da frigideira reduzir é hora de desligar o fogo e acrescentar a cebolinha picada (você pode juntar um punhadinho de cebolinha já lavada e cortar com uma tesoura os pedaços, essa é uma forma bem prática e se você não tiver muita experiência na cozinha as cebolinhas ficarão lindas como se você tivesse cortado com uma faca profissional!).
Reserve o shimeji e volte a sua atenção novamente para as batatas!
Quando as batatas estiverem macias é hora de escorrer a água do cozimento, amassá-las com um garfo – faça isso com as batatas ainda quentes para que seja mais fácil – e depois basta acrescentar duas colheres de requeisoy (usei sabor chedar para dar uma cor mais amareladinha, mas você pode usar o de sua preferência), ou você pode acrescentar o creme de leite de soja (e se você não tiver nenhuma dessas opções é só colocar um pouquinho de leite vegetal), misture bem e adicione sal a gosto – vá provando. Nem precisa ir no fogo novamente, viu?!
Para montar o escondidinho de shimeji também não tem mistério: Em um recipiente que possa ir ao forno coloque uma camada de purê de batata, cubra também as laterais, em seguida coloque todo o shimeji e por cima mais purê!
Leve ao forno por 10 minutinhos e bom apetite!
*Com as cascas da batata você pode fazer uma receita de aproveitamento integral – veja clicando aqui.
** Muitas pessoas não lavam cogumelos, mas vale a pena lembrar que eles nascem rente ao solo e que podem vir com infestação de pequenos insetos, então é sempre bom conferir atentamente antes de usar e se possível lavá-los, esses insetos costumam desencadear fortes reações alérgicas, fique de olho! Lavar os cogumelos não alterará o sabor final da receita.