Caviar de Beterraba Vegano e molecular

Essa receita de caviar de beterraba vegan veio pra dar um ‘up’ na apresentação dos seus pratos e te mostrar uma técnica incrível da culinária molecular…

Se você é do tipo de pessoa que gosta de impressionar na apresentação dos seus pratos então pode apostar nessa receita de caviar de beterraba porque é só sucesso!!!

Caviar são ovas de peixes, mas nessa versão de caviar de beterraba vamos usar suco de beterraba e mais 2 ingredientes para fazer a receita, o mais importante é a técnica para fazer as ovinhas perfeitas e sem nenhuma crueldade!

Confira uma receita de caviar de shoyu (clique aqui) e também o caviar de cenoura (clique aqui) e abuse das cores!

Ingredientes

  • 1 Colher de sopa de farinha de beterraba
  • 1 Xícara de água
  • 1 Col. de chá de agar-agar (alga em pó)
  • Óleo vegetal para formar as bolinhas

*Você pode fazer um suco com a beterraba fresca e utilizar também, lembre-se de coar!

Além disso você vai precisar de alguns utensílios:

  • Uma panela
  • Um conta-gotas ou pipeta
  • Uma peneira
  • Um copo de vidro

Modo de Preparo do Caviar de Beterraba 

Para preparar esse caviar de beterraba você vai precisar deixar um copo de óleo de soja (ou outro óleo vegetal) na geladeira até que ele fique bem geladinho.

Em uma panela coloque o pó de beterraba e a água, ligue o fogo baixo e acrescente o agar-agar, mexa bem e espere pegar fervura e desligue.

Com o copo de óleo próximo a você é hora de fazer as bolinhas do nosso caviar vegano, pegue com o conta gotas o líquido da panela e vá pingando no óleo frio, as gotas devem ir caindo no óleo e conforme forem afundando se solidificam no formato oval.

Faça uma boa quantidade e quando achar que já tem bastante passe pela peneira reservando o óleo para continuar utilizando para terminar de fazer as bolinhas.

Depois de passar pela peneira você pode lavar em água corrente ou colocar em um pote com água para remover o excesso do óleo.

Se a sua mistura de beterraba com agar-agar esfriar e ficar parecendo uma gelatina na panela é só levar ao fogo e deixar aquecer novamente para continuar fazendo as esferas.

A comida molecular exige paciência e técnica para ser feita, com essa receita não é diferente, mas vale muito a pena fazer para decorar e finalizar pratos ou até mesmo para servir por cima de torradinhas como entrada ou aperitivo em dias mais comemorativos!

A aparência fica muito semelhante ao caviar e ele é infinitamente mais barato!

Caviar de beterraba na Vieira vegana de Eryngui.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site