Biscoito de pinga é uma receita bem tradicional nos interiores do Brasil e foi uma das receitas que marcaram a minha infância na cozinha, pois em geral receitas de biscoito de pinga são fáceis e as crianças que gostam de brincar de massinha amam colocar a mão na massa pra fazer essa delícia!
Antes que alguém pergunte: O álcool evapora e você poderá comer o seu biscoito de pinga sem medo! Aliás, a pinga nessa receita é utilizada porque confere ao biscoito uma crocancia e leveza maior.
Muitas receitas de biscoito de pinga levam ovos, essa é a receita que sempre fiz aqui em casa e as proporções funcionam muito bem, mas caso queira criar em cima dessa receita fique a vontade: Coloque cacau em pó e você terá biscoitos achocolatados, coloque coco ralado na massa e terá biscoitinhos de coco, coloque gengibre e canela em pó e terá ótimas opções de biscoitos temperados.
Ingredientes
- 1 Copo de pinga (cachaça)
- 1 Copo de óleo vegetal
- 1/2 Copo de açúcar da sua preferência (usei o de coco)
- 5 Copos de farinha de trigo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo
Em uma bacia misture a pinga, óleo, açúcar e bicarbonato. Mexa bem.
Adicione aos poucos a farinha de trigo peneirando-a, quando a mistura ficar mais consistente misture com as mãos.
Você terá uma massa oleosa, que não gruda nas mãos, divida a massa em partes menores, enfarinhe uma bancada, abra a massa com a ajuda de um rolo e corte os biscoitos do tamanho que desejar, vale lembrar que não é interessante que fiquem muito finos e nem exageradamente grossos.
Vá sempre enfarinhando a bancada para conseguir abrir a massa.
Caso você não tenha cortadores pode fazer rolinhos com a massa e ir partindo os pedaços e amassando-os levemente com um garfo.
Disponha os biscoitos em um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido em 200°C por aproximadamente 15 /20 minutos, ou até que fiquem dourados na parte de baixo.