Eu já sofri com uma pele super oleosa e cheia de acne, já tive problemas com manchinhas de cravos…Já tive a canela russa de tão ressecada! Quando eu era adolescente eu não me importava muito com essa coisa de cuidar da pele, porque parecia algo desnecessário e trivial, com o passar dos anos entendi que cuidar da pele é uma forma de cuidar da saúde do corpo e fundamental para a manutenção do equilíbrio interno do corpo (chamado na área de saúde de homeostase)!
A pele é o maior órgão do corpo humano e possui inúmeras terminações nervosas, é ela quem recebe os primeiros estímulos de calor e frio, muitas doenças se manifestam na pele, ela respira, produz suor, regula a temperatura corporal e se nutre… E eu aposto que muita gente não pensa na pele quando o assunto é nutrição… Por isso o cuidado com o que se passa na pele é fundamental.
Existe uma indústria de cosméticos que nos faz acreditar que cuidar da pele é algo simples…basta passar alguns produtos e pronto, a verdade é que cuidar da pele é um ato de amor, envolve mais que comprar um creme cheio de química, envolve desenvolver amor próprio, compreender as necessidades do seu tipo de pele e investir em uma boa alimentação, beber muita água e usar produtos que nutram a sua pele de forma mais natural.
Quando você entende que a sua pele absorve e ‘se alimenta’ das coisas que você coloca nela fica mais fácil compreender que sabonetes não podem ser só pra te perfumar e limpar o corpo, eles precisam ter compostos que não agridam a sua pele e que ajudem nas carências específicas dela, você passa a pensar que aquele desodorante que tem alumínio não faz bem pra sua saúde apesar do cheirinho ser maravilhoso… Você começa a se guiar pelo que realmente importa.
Hoje cuidar da minha pele é um ato de amor que eu adoro, então vou compartilhar com vocês o que eu faço pra manter a minha pele sempre saudável!
O cuidado começa de dentro pra fora!
Entenda que mais importante do que passar um monte de cremes no corpo para hidratar a pele você precisa dar condições para que seu corpo mantenha-se hidratado de forma natural, lembre-se sempre que o cuidado começa de dentro pra fora!
Ter uma alimentação equilibrada com legumes, frutas, verduras e cereais em abundância é fundamental para quem quer ter uma pele viçosa e saudável! Para mantê-la sempre hidratada é necessário beber bastante líquido (água de preferência!) e afastar-se de bebidas que naturalmente desidratam o corpo como refrigerantes e bebidas alcoolicas, vez ou outra tudo bem, mas saiba que o que você ingere faz uma baita diferença no viço da pele, na força das unhas e cabelos… E pra esse caso podemos dizer que o que você come e bebe faz toda a diferença na vitalidade da pele!
Mantenha sua pele limpa!
A vida em grandes cidades tem seus pontos positivos tanto quanto seus pontos negativos e se eu pudesse destacar um ponto negativo eu destacaria a poluição… Respiramos fumaça e poeira com mais frequência do que deveríamos e a nossa pele pode reter inúmeras partículas da poluição, por isso, mantê-la limpa é um ato de prevenção de doenças e irritações cutâneas.
Lavar o rosto e tomar um bom banho são coisas que dão um novo vigor para a pele! Mas o legal é sempre buscar sabonetes específicos para o seu tipo de pele e que sejam produzidos de forma mais natural… E considerar que a pele do rosto possui necessidades diferentes da pele do corpo.
Eu uso os sabonetes da Plenitude Cosméticos, eles são compostos por matéria prima natural como óleos essenciais e livres de químicas nocivas a pele.
Faça um detox na pele!
Eu amo argilas e isso não é segredo pra ninguém que me conhece… Acho incrível poder usar um recurso natural para cuidar do corpo e ficar ainda mais bela!
As argilas são fontes naturais que promovem uma limpeza profunda e estimulam a pele de diferentes formas, elas possuem cores e propriedades diferentes, por isso aqui vai um pequeno resumo sobre as principais argilas:
Branca – Essa é uma argila especial para peles mais sensíveis e ressecadas, ela possui propriedades que clareiam a pele e mantem a oleosidade controlada sem desidratar a pele e possui efeito suavizante, ideal para peles que ficam expostas ao sol durante muito tempo, pois ela tensiona menos que a maioria das argilas.
Vermelha – É ideal para quem possui muitas linhas de expressão e quer amenizá-las, ela é rica em óxido de ferro e cobre e por isso auxilia na respiração das células e na sua renovação. É indicada para peles mais maduras e sensíveis.
Rosa – É uma misturinha da argila branca e vermelha, possui um pouco do efeito de cada uma dessas argilas citadas anteriormente, também é indicada para peles sensíveis.
Verde – É a argila mais indicada para peles com muita oleosidade, com cravos e espinhas! Ela tonifica a pele, estimula a circulação sanguínea, seca as espinhas ao mesmo tempo que possui ação bactericida e cicatrizante!
Cinza – Essa argila é indicada para peles manchadas e com grande oleosidade, ela é um ótimo esfoliante, cheia de antioxidantes, ajuda a combater o envelhecimento celular. Geralmente é indicada para peles mais maduras e que não sejam muito sensíveis.
Preta – É indicada para peles mais maduras, tem ação rejuvenescedora, clareia manchas, remove a oleosidade excessiva da pele e possui grande efeito anti-inflamatório! Não é indicada para peles sensíveis.
Amarela ou Dourada – Com grande efeito tensor essa argila é indicada para peles maduras, ela é rica em antioxidantes, ela purifica a pele, regula a oleosidade, deixa a pele mais macia e sedosa e aumenta a elasticidade da pele. Pode ser usada em peles sensíveis.
DICA DE OURO – Não utilize máscaras de argila por mais de duas vezes por semana! A maioria dessas argilas deve ser usada no máximo 1 vez por semana, pois elas possuem efeitos fortes e se utilizadas em excesso podem gerar ressecamento da pele.
Se você gosta de tratamentos faciais e quer se cuidar todos os dias com argila eu sugiro os sabonetes fasciais da Plenitude que são feitos com argila, esses podem ser utilizados diariamente!
Máscaras de argila são fáceis de fazer: Basta misturar um pouquinho de argila em pó com água até formar uma pastinha, em seguida é só aplicar no rosto mantendo uma distância de segurança dos olhos, boca e cavidades nasais. Deixe agir até secar completamente (em torno de 15 minutos), depois remova apenas com água e seque a pele suavemente.
Sabonete de argila verde da Plenitude.
Hidratação com óleos naturais.
Os óleos naturais são fontes de nutrientes, e como todos nós sabemos: A pele está se nutrindo o tempo inteirinho! Então ao invés de ficar gastando rios de dinheiro com produtos hidratantes cheios de químicas que tal usar algo mais natural como óleo de coco ou azeite!? O resultado com certeza será positivo e você não irá se intoxicar colocando na pele produtos nocivos a saúde.
Massagear o rosto é algo que a maioria das pessoas não costuma fazer, mas já parou pra pensar que os músculos da face estão sendo colocados em tensão o dia inteiro!? Uma simples massagem com um óleo natural ajudará a suavizar as linhas de expressão, a relaxar a musculatura e a fazer com que o sangue circule melhor e por isso sua pele fique mais saudável e bem nutrida!
Os óleos ajudam a reparar os danos causados pela exposição prolongada ao Sol e poluição, eles repõe nutrientes e mantém a pele hidratada.
Destaco dois óleos que eu sempre uso e que amo:
Óleo de coco – Tem ação bactericida, é ótimo contra cravos e espinhas, mantém a pele hidratada e sedosa.
Azeite – Rico em vitamina E e A ele é um antioxidante potente, ajuda na renovação da pele, reduz os danos causados pelo Sol e mantém a pele hidratada e macia por mais tempo.
Logicamente você pode usar outros óleos naturais, destaquei esses dois por serem comumente achados na dispensa dos brasileiros, mas existe uma variedade incríveis de óleos naturais que são milagrosos para a pele.
Esses óleos podem ser utilizados diariamente!
Se for massagear o seu rosto lembre-se de fazer movimentos sempre de baixo para cima e do meio para as laterais!
Durma bem!
Sem uma boa noite de sono reparador não adianta passar um monte de coisas no corpo… A sua pele vai exibir o seu cansaço!
Eu comecei esse post falando sobre o quanto o cuidado com a pele deve começar de dentro pra fora e vou terminar reafirmando isso com a última dica: Sem uma boa noite de sono o seu corpo não irá ficar pronto para encarar mais um dia e começará a acumular o stress.
Uma noite de sono reparador é aquela que te permite levantar no outro dia bem disposta(o), com ânimo, sem sonolência, sem inchaço nos olhos ou olheiras gritantes.
É complicado dormir cedo!? Que tal ir desacelerando com o passar do dia e provar uma rotina mais calma durante a noite???
Existem 3 tipos diferentes de insônia:
Insônia inicial – É aquela em que a pessoa deita na cama e demora horas para conseguir pegar no sono.
Insônia de manutenção – É quando a pessoa fica acordando muitas e muitas vezes durante a noite (independente do motivo).
Insônia final – É quando a pessoa acorda muito antes da hora que deveria e não consegue mais dormir.
Eu já sofri com esses três tipos de insônia e sei o quanto elas são desgastantes, perdemos a energia durante o período em que deveríamos estar repondo-a… Para resolver o problema não existe uma dica fácil, mas sim uma mudança complexa e profunda para acalmar o corpo e relaxá-lo.
Vivemos conectados a um universo de estímulos, informações e pensamentos que nunca cessam… A gente não desliga nunca e precisa estar ‘antenada'(o) o tempo inteiro, infelizmente levamos essa agitação para a cama e acabamos nos prejudicando por isso e colocando a nossa saúde e qualidade de vida em jogo, precisamos parar, desligar e relaxar…
Eu vou sugerir algumas dicas, mas a verdade é que cada um precisa se colocar em análise para compreender o que pode fazer por si para melhorar a qualidade do sono.
1 – Desacelere – Ao chegar em casa a noite tenha claro em sua mente que você precisa desacelerar, pare de pensar e falar nas coisas do trabalho, escolha músicas mais calmas, não assista a programas de tv que sejam muito agitados ou tensos. Ajude ao seu corpo a compreender que está na hora de relaxar.
2 – Coma comidas mais leves – Segundo a visão chinesa os nossos ‘órgãos internos’ possuem horários específicos de maior e melhor funcionamento, o horário da noite é coincidentemente o horário em que o nosso estômago está com a energia mais baixa e por isso devemos nos alimentar com comidas mais leves para não sobrecarregá-lo e gerar uma energia que altere o funcionamento natural do corpo. Evite comer frituras, comidas pesadas ou em quantidades exageradas e você poderá dormir com maior facilidade.
3 – Medite – A meditação e a respiração são ferramentas poderosas para remover o stress e gerar bem estar, os brasileiros não tem o hábito de meditar, nem de se preocupar com exercícios de respiração, mas esse tipo de prática é vista como questão de saúde em várias culturas tais como a indiana e a chinesa… Você pode meditar deitada(o) em sua cama, apenas apague a luz, deite-se em uma posição confortável que permita que a sua coluna fique bem apoiada, se desejar você pode colocar uma música instrumental calma bem baixinho e aí basta que você feche os olhos e comece a deixar que os pensamentos fluam livremente por sua cabeça, não se prenda a nenhum deles, apenas deixe-os passar… Respire profundamente, deixe que o ar entre e saia dos seus pulmões renovando as suas energias… Em pouco tempo você estará num estado de relaxamento profundo e poderá dormir quando quiser.
Assista em vídeo as dicas de saúde para cuidados com a pele!
A Plenitude está dando um brinde aos leitores do Jornada Vegana que fizerem compras na loja, para ganhar é só ir até a loja – clique aqui – e no final da compra adicionar uma observação avisando que leu o artigo no Jornada Vegana!