Eu sempre amei massas, mas de uns tempos para cá tenho aprendido a apreciar o universo das comidas sem glúten, ou como gosto de chamar: Comidas inclusivas – sem glúten, sem lactose e veganas! E eu sempre amei grão de bico…Então porque é que eu nunca havia pensado antes nessa receita?! Puro preconceito de quem vive se entupindo de glúten!
Esse empadão com massa de grão de bico é sensacional, leve, saboroso, crocante e viciante!!!
O recheio que usei é apenas uma sugestão dentre tantas possibilidades para dar a esse prato um gostinho de quero mais, então use sua criatividade e desfrute dessa iguaria!
Ingredientes para a massa
200g de grão de bico
Sal a gosto
1/3 de xícara de azeite
Água se necessário
óleo ou azeite para untar a forma e uma farinha sem glúten.
Ingredientes para o recheio
Queijo vegetal cremoso o quanto baste
1 tomate
1 cebola pequena
1 fio de azeite
Sal e orégano a gosto
Modo de preparo
Deixe o grão de bico de molho antes de iniciar a receita por no mínimo 8h, mas o ideal é deixar 12h, assim ele ficará mais fácil de ser processado.
Escorra a água do grão de bico e coloque-o em um processador de alimentos (ou no seu liquidificador se ele for resistente), adicione um pouco de sal e o azeite e se preciso coloque um pouco de água para ajudar a bater. Processe bem até que você forme uma massa com pedacinhos bem pequenos de grão de bico ou uma massa totalmente homogênea (vai do gosto do freguês).
Em uma forma antiaderente ou em uma forma, previamente untada com óleo e uma farinha sem glúten, despeje a massa de grão de bico e com as mãos vá moldando a massa ao redor da forma, não é necessário deixar a massa muito grossa e é preciso deixar uma parte da massa para cobrir o empadão depois de recheá-lo.
Para fazer o recheio basta dourar na panela a cebola e o tomate já picados no azeite, acrescentar o queijo vegetal cremoso de sua preferência, eu usei um a base de mandioquinha, mas poderia ser uma pastinha de soja, um requeijão vegetal ou algo parecido, adicionei sal e orégano e pronto!
Coloque o recheio no empadão e com delicadeza despeje um pouco da massa por cima do recheio para cobrir tudo.
Leve ao fogo médio por aproximadamente 30 minutos ou até que fique bem corado!
Está pronto o empadão mais delicioso e leve do mundo!
Uma dica de ouro: Use de preferencia aquelas que soltam o fundo para facilitar na hora de desenformar, ou se desejar faça tudo em um pirex de vidro e sirva no próprio pirex!
5 Comentários. Deixe novo
Sempre uso grão de bico, mas tiro toda a casca. É mesmo necessário ou posso utiliza-la?
Olá Talita, não é preciso descartar as casquinhas do grão de bico não… Pode usar tranquilamente pois além de mais prático o sabor não se altera, aqui em casa usamos sempre com casca.
Um super beijo libertário, Debbi C’ruz.
Oi, eu estou entrando essa semana no “mundo vegano”, comprei grão de bico em lata no supermercado, pois ainda não consegui ir até um local que venda o grão natural. O que muda na preparação de receitas? Preciso deixar de molho mesmo assim?
Olá Lucas!
O grão de bico enlatado já é cozido, ele pode ser usado em qualquer receita em que o grão de bico será cozido ou em saladas onde o grão de bico já é cozido previamente.
Entretanto em receitas em que o grão de bico é usado crú ele não funcionará… é o exemplo do falafel e essa receita. Porém você pode fazer uma massa de grão de bico com esse grão cozido, mas o resultado será diferente do que aparece nas fotos. Nesse caso não é preciso deixar de molho.
Com o grão de bico cozido (enlatado) você poderá fazer uma pastinha deliciosa chamada homus (clique aqui pra ver) e um estrogonofe super suculento (veja aqui).
Um grande beijo libertário, Debbi C’ruz.