Essa matéria foi escrita pela nutricionista Dra. Priscila Azulay exclusivamente para o Jornada Vegana, confira!
É mais fácil dizer o que ele não tem. Confira abaixo a contribuição percentual do repolho nas necessidades diárias de alguns nutrientes para adultos:
Vitamina B1: 5,8%
Vitamina B2: 4,6%
Vitamina B6: 17%
Ácido fólico: 10%
Vitamina K: 73%
Cálcio: 4,2%
Cobre: 6%
Fósforo: 4,7%
Selênio: 6,7%
Magnésio: 6,5%
Manganês: 10%
Muitas vezes, pergunto a um paciente se ele costuma consumir folhas em seu dia-a-dia, e ele nega o hábito. Porém, quando indago sobre couve, repolho, espinafre, a maioria consome, sem perceber que estas também são folhas.
É extremamente recomendado que alimentos crus estejam presentes diariamente. Muitos nutrientes podem se perder com a ação térmica sobre o alimento. Propriedades funcionais, na maioria das vezes, também são mais presentes no alimento cru. Mas vegetais como o repolho, que a maioria prefere comer cozido ou refogado, são também folhosos com uma infinidade de benefícios, mesmo que cozidos. Gosto de sugerir o seguinte: cozinhar o mínimo possível, com o mínimo possível de água. Inserir as folhas em metade (ou menos) do volume de água já fervendo e deixar por poucos minutos. Ou cozinhar no vapor. Isso é importante porque muitas das vitaminas que estão listadas se perdem com o calor ou no excesso de água.
Ah, e dica para evitar que o repolho cause gases: cozinhar/refogar com a panela aberta 😉
Aproveite os benefícios deste alimento tão acessível e saboroso!
Para entrar em contato com a Nutricionista Priscila Azulay
Instagram – Clique aqui
Facebook – Clique aqui
Whatsapp (21) 993797275
Priscila Azulay é Nutricionista especialista em alimentação vegana e vegetariana, ela presta consultorias e ainda elabora receitas funcionais, integrais e veganas deliciosas!