Shiatsu – Conheça essa terapia incrível!

O Shiatsu é uma técnica milenar de tratamento e massagem terapêutica que utiliza a pressão das mãos sobre pontos específicos do corpo.

A técnica se baseia nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa e promove muitos benefícios para o indivíduo.

O Jornada Vegana traz para você uma entrevista exclusiva com o fisioterapeuta e Shiatsu-terapeuta Andre Luiz Henrique, que irá nos contar um pouco mais sobre essa terapia incrível, suas aplicações, benefícios, indicações e dará uma dica para dores de cabeça.  Confira!

O que é ‘Shiatsu’?

Dr. Andre Luiz:

É uma técnica terapêutica baseada na Medicina Tradicional Chinesa, que visa buscar o equilíbrio energético do corpo.

Na tradução ao pé da letra, shiatsu, significa pressão dos dedos.

O Shiatsu visa trazer a harmonia, reequilibrando corpo e mente, através de pressões, movimentos das mãos, palmas das mãos, dedos ou punho do terapeuta contra o corpo do paciente.

Ele atua tanto no tratamento de problemas quanto na prevenção e também evita que problemas ou desfunções já tratadas reapareçam, isso é feito através do reequilibro energético.

O Shiatsu atua aumentando ou diminuindo energias presentes no corpo, liberando assim as energias dolorosas, para que o paciente sinta alivio e bem estar.

Normalmente o shiatsu é procurado por queixas de:

  • Dores musculares
  • Tensões
  • Estresses
  • Cansaço físico
  • Esgotamento emocional
  • Ansiedade
  • Busca do equilibro corpo-mente.

Para quem o Shiatsu é indicado?

Dr. Andre Luiz:

O Shiatsu é indicado para todas as faixas etárias, sendo especialmente recomendado para pessoas que tem problemas de insônia, dificuldades digestivas, angústias e problemas emocionais, estresse acumulado, dores musculares…

Pessoas com fibromialgia, crises de dor de cabeça e até mesmo bebês com cólicas podem se beneficiar da técnica.

Há contraindicação? 

Dr. Andre Luiz:

O Shiatsu não deve ser feito em alguns casos e condições específicas, vejamos:

Grávidas nos 3 primeiros meses de gestação, pois, existem pontos que podem ser abortivos quando estimulados durante esse período inicial. Após o primeiro trimestre de gestação o Shiatsu não apresenta riscos, desde que feito com um profissional habilitado.

Em locais com feridas na pele, porque o terapeuta precisa posicionar a mão sobre o paciente durante o Shiatsu, o que seria inviável no caso de feridas. A fricção das mãos do terapeuta sobre o paciente poderia agravar as feridas já existentes ou piorar quadros de fragilidade de pele.

Se o paciente tiver edemas traumáticos no local a ser tratado, já que em um primeiro momento a pressão no local pode agravar o edema, pois o shiatsu aumenta a chega de sangue no local em que está sendo realizado.

Em casos de fraturas no local a ser tratado, pois a pressão do shiatsu pode agravar a fratura e nas primeiras 48h ainda pode piorar o edema.

Se houver inflamações agudas, visto que o shiatsu aumenta a circulação sanguínea e que isso pode ser um fator que agrava a inflamação aguda nas primeiras 48h, é preferível tratar primeiro a inflamação para só depois realizar o shiatsu na região.

Em casos de doenças contagiosas, para não transmitir a doença para o terapeuta.

Pessoas com câncer, os riscos de metástase são grandes, embora alguns terapeutas digam que é possível fazer, não indico para pacientes oncológicos visto que apesar dos grandes benefícios o risco é alto.

Quais são os benefícios do Shiatsu? 

Dr. Andre Luiz:

Dentre os benefícios promovidos pelo reequilíbrio energético feitono shiatsu destaco os seguintes:

  • Melhora na circulação sanguínea
  • Aumento da imunidade
  • Diminuição das dores no corpo
  • Melhora a respiração
  • Previne problemas digestivos
  • Diminui dores de cabeça
  • Alivia tensões
  • Reequilibra o emocional
  • Melhora a qualidade do sono trazendo bem-estar físico-mental

 

Vale a pena destacar também, até como curiosidade, que para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais, há técnicas em pontos na perna, um pouco abaixo do joelho, que aliviam ou tiram essas dores a cada ciclo.

Como é uma sessão de Shiatsu?

Dr. Andre Luiz:

O paciente pode estar vestido com roupas leves e confortáveis, pode ser feito também com sungas, biquínis ou similares.

É importante que se verifique que nada esteja incomodando paciente, por isso uma música relaxante também é super bem vinda.

O paciente não deve fazer o shiatsu com fome, nem ter comido momentos antes da sessão, o ideal é que tenha se alimentado pelo menos com uma ou duas horas de antecedência.

A sessão  dura em média 1h, em sessões com o foco em prevenir, o indicado é uma vez por semana, já para se tratar um desequilíbrio ou dores, o indicado são duas vezes por semana.

O paciente pode estar deitado em uma maca para massagem ou sentado em uma cadeira própria para a técnica.

Durante toda a sessão o terapeuta mantém o contato das mãos com o paciente e fica em pé ao redor da maca ou cadeira.

Como a técnica pode ser feita por sobre a roupa do paciente, não se costuma usar óleos ou cremes, esses recursos são inseridos apenas quando o paciente pede.

Os movimentos podem ser circulares ou fazendo pressão sobre um ponto específico, realizados de forma lenta para promover o relaxamento.

A técnica pode ser feita no corpo inteiro para prevenir problemas e relaxar ou apenas em partes específicas que estejam precisando ser tratadas.

Dicas

Dr. Andre Luiz

Para alívio de dores de cabeça:

Observe a foto ao lado, existem 3 pontos marcados, são os pontos em que você deverá posicionar  a ponta de seus dedos.

Posicione seus polegares (os dedões) nas partes laterais da cabeça, entre os olhos e as orelhas, nesse ponto você deve sentir uma pulsação.

Coloque o seu dedo indicador entre as sobrancelhas.

Com os dedos posicionados pressione e solte por 100 vezes, tente acompanhar o ritmo da pulsação sentida nos polegares.

Depois das 100 vezes pressione os pontos e faça pequenos movimentos circulares no sentido anti-horário. Assim reduzimos a energia da dor de cabeça.

*ATENÇÃO: Movimentos no sentido horário irão potencializar a dor, por isso certifique-se de fazer no sentido anti-horário.

Após fazer a sequência a dor de cabeça já deve ter passado, mas caso persista repita a cada 10 min. até passar totalmente.

Obs.: Essa técnica não surte 100% efeito em enxaquecas, apenas em dores de cabeça frontais.

Como nossos leitores podem entrar em contato contigo?

WhatsApp:  021 981820429 

E-mail: alhfisio@gmail.com

Instagram – Clique aqui!

 

André Luiz Henrique é Fisioterapeuta, professor de pós graduação em fisioterapia pediátrica e neonatal e cursos de extensão e capacitação pela Estácio de Sá, mestrando no Instituo de Biologia da UFF, Shiatsuterapeuta, reikiano, especializado em RPG, instrutor de Pilates e escritor do livro “As Vidas de Daniel” (Editora Chiado).

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site