Polenta

Eis aqui uma receita simples, sem mistérios, totalmente acessível em questão de preço e dificuldade de preparo…E maravilhosa!

Eu não comia polenta quando era pequena mas não imagino o motivo… Recentemente assistindo programas de culinária tenho visto muitas pessoas fazendo polentas e por isso fiquei curiosa pra saber o que a polenta tem de tão especial sendo feita com ingredientes tão fáceis!

Provei pela primeira vez durante uma viagem e pra minha surpresa eu gostei muito tanto do sabor quanto da textura, então resolvi fazer eu mesma e aqui está a receitinha de uma polenta firme que fica no formato do recipiente em que você a deixar esfriar!

Ingredientes

1 copo de fubá

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 copo de água em temperatura ambiente

500 ml de água morna

1 colher de chá de sal

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Antes de tudo coloque a água para amornar!

A primeira etapa do processo é bem simples, você deve peneirar o fubá (esse passo não é obrigatório, mas vale apena pois muitas farinhas vem com bichinhos e para não correr o risco é sempre bom peneirá-las),  juntar o sal e uma pitadinha de pimenta do reino.

Na bacia em que você peneirou o fubá acrescente um copo de água em temperatura ambiente e então misture bem para diluir qualquer amontoado de fubá, fazemos desta forma pois a água morna torna a mistura pesada para mexer e nós não queremos uma polenta com bolotas de fubá!

Pique o alho e em uma panela doure-o com o óleo vegetal, assim que eles começarem a dourar coloque a mistura do fubá!

Agora é a segunda etapa: Coloque a água morna aos poucos misturando bem em fogo médio.

A mistura ficará bem firme  e estará no ponto quando começar a desgrudar da panela.

Com a mistura quente coloque em um recipiente, saiba que ele ficará no formato do recipiente depois que esfriar um pouco.

Espere até que a mistura fique levemente morna e então desinforme e sirva!

Artigos Relacionados

2 Comentários. Deixe novo

  • Ficará muito mais facil de dissolver o fubá, se vc coloca-lo na água, e nao o contrário…(peneirar sobre uma bacia onde está o copo de água fria).

    Responder
    • Opa, que dica valiosa Valéria! Muito obrigada por contribuir compartilhando o seu conhecimento conosco! Da próxima vez farei dessa forma!

      Gratidão! <3
      Beijinhos libertários, Debbi C'ruz

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Pesquisar no site